Desbravadores? Mas vocês fazem o quê? Parte 1

Continuando com as orientações para os novos Clubes, temos a seguir algumas instruções básicas e gerais sobre o que fazer numa reunião de Desbravadores. São gerais, porque cada um desses itens tem uma abrangência muito grande de conteúdos, mas não se preocupem, ao longo do tempo teremos posts com ideias específicas para cada um deles.

Esse título se justifica porque muita gente não sabe o que é Desbravador ou o que um Desbravador faz. Sempre surge aquela dúvida: ah, é igual escoteiro? O que responder? Hoje mesmo me deparei com esta situação, quando estava contando para a minha professora que eu era um.

Então, para os que estão começando a formar o seu Clube, a seguir estão as diretrizes gerais do que um Clube de Desbravadores deve fazer:

1. Classes

As Classes regulares cursadas pelos desbravadores são seis: Amigo, Companheiro, Pesquisador, Pioneiro, Excursionista, e Guia, e são divididos de acordo com a faixa etária, começando com os dez anos de idade, cumprindo cada desbravador os requisitos da Classe correspondente à sua idade, podendo ao longo do ano ir recuperando as Classes ainda não realizadas, e que corresponderiam aos anos anteriores. Os cartões para estes requisitos podem ser adquiridos no escritório da Associação/Missão local. Enquanto você planeja as atividades anuais dos desbravadores, trate de coordenar o dia e o local para o cumprimento dos requisitos para investidura. O ideal é que cada Classe tenha seu instrutor, de tal maneira que no horário destinado às Classes cada desbravador tenha alguém coordenando o cumprimento dos requisitos correspondentes à sua Classe. Para cada classe regular existe a sua correspondente Classe avançada que segue o mesmo padrão de cumprimento de requisitos da classe regular.

2. Especialidades

O Manual de Especialidades, disponível no site: <http://desbravadores.org.br/educacional/especialidades.php> contém todos os requisitos para se obter qualquer especialidade. Ao planejar o ano dos desbravadores, faça referência a estas especialidades. A maioria dos clubes oferece duas ou mais especialidades cada dois ou três meses durante o ano.

3. Cerimônia de recepção de novos membros

Esta é uma cerimônia na qual participam os novos membros dos clubes de desbravadores. Através dela o nove desbravador é oficialmente integrado ao Clube, pela colocação do lenço com seu respectivo prendedor. Orientações sobre como se fazer um programa de entrega de lenço serão posteriormente adicionadas neste blog. Alguns clubes oferecem duas destas cerimônias anualmente, sendo uma em cada semestre.

4. Arrecadação de fundos

Os novos clubes necessitam uma boa quantidade de equipamentos e materiais de apoio. Para arrecadar fundos a fim de obter o equipamento necessário, deve-se ter um ou mais projetos. É aconselhável apresentar estes projetos ao pastor e à comissão da igreja. O Departamental JA da Associação/Missão pode sugerir-lhe projetos específicos e dar-lhe ideias e orientações, materiais e catálogos disponíveis.

5. Calendário da Associação

O diretor do Ministério Jovem de sua Associação e o regional devem estar incluídos no grupo de apoio ao desenvolvimento de seu novo clube. Familiarize-se com o sistema de trabalho da Associação/Missão, com os incentivos e eventos e outras informações. Leve ao escritório da Associação uma lista completa de todos os oficiais de desbravadores, com o endereço correto, de maneira que seu pessoal possa receber todas as cartas da Associação. As atividades das Associações podem variar, mas a maioria terá eventos anuais tais como camporis, cursos para orientar líderes, etc.

6. Dia do Desbravador

O quarto sábado de Abril é o Dia do Desbravador. Durante este sábado especial, o Clube tem a principal responsabilidade em todas as atividades sabáticas incluindo o culto divino. Tudo deve ser planejado cuidadosamente para causar melhor impressão nos membros da igreja. Naturalmente todos devem estar com seu uniforme de gala. Consulte seu pastor para planejar este sábado especial. A Associação/Missão se encarregará de enviar uma sugestão de programação para este dia, mas você pode fazer as adaptações que julgar conveniente.

7. Cerimônia de investidura

Esta cerimônia costuma ser organizada duas vezes por ano, e pode ser realizada na igreja, sendo que neste caso todo o cuidado deve ser tomado para manter o espírito de solenidade e reverência. Os desbravadores que preencheram os requisitos das classes ou especialidades JÁ serão investidos, recebendo seus distintivos e insígnias. Como a investidura é uma prerrogativa da Associação/ Missão, o regional ou alguém designado pelo Campo Local deve dirigi-la.

8. Atividades missionárias

Esta é uma parte vital para o programa de um clube de êxito. As atividades incluem assuntos tais como recolher alimentos e objetos para a ADRA, ou natal dos pobres, visitas a hospitais, asilos, creches, distribuição de folhetos e muitas coisas mais. Sugere-se pelo menos uma atividade bimestral para compartilhar a fé.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *