Insígnia de excelência

A Excelência é o alvo dos Conselheiros para os seus Desbravadores. A insígnia foi desenvolvida para incentivar um alto padrão de conduta e desempenho do desbravador como indivíduo, no período de um ano.

Ela deve ser usada pelo desbravador acima dos distintivos do bolso esquerdo ou dos distintivos das classes avançadas. 

Este deve ser um objetivo da Unidade, pois somente Desbravadores podem receber essa insígnia, e deverão usá-la no uniforme somente por um ano. Somente aqueles que a receberam no último ano de desbravadores, ou seja, aos 15 anos de idade, poderão usá-la permanentemente no uniforme, desde que seus atos estejam sempre em conformidade com o Voto e a Lei do Desbravador.

A seleção e entrega

Por ocasião do encerramento do ano, a Comissão Executiva do Clube faz a seleção daqueles que estão em condições de receber a insígnia, adotando os seguintes critérios:

  • É membro ativo do Clube por dois anos ou mais;
  • É um exemplo nos requisitos de uniforme, pontualidade nas reuniões, e está ativamente envolvido em sua unidade;
  • Demonstrar crença no Voto e na Lei dos Desbravadores e vivenciar estes itens.
  • É fiel aos ideais e os defende como uma sagrada honra;
  • Aceita voluntariamente as responsabilidades que lhe são designadas e demonstra iniciativa e liderança no seu cumprimento individual ou em grupo;
  • Manter o melhor relacionamento interpessoal com os demais no clube;
  • Dar bom testemunho constante, através de uma conduta cristã;
  • Concluir, a cada ano, a Classe Regular que corresponde à sua idade e fazer as Especialidades oferecidas.

Ela deve ser entregue ao Desbravador ou no programa do Dia do Desbravador ou na Cerimônia de Encerramento, pelo líder mais graduado ou pelo líder da investidura.

Nota: Esses critérios estão disponíveis no Regulamento de Uniformes da DSA. Porém, muitos clubes têm dificuldades em adotar este sistema de excelência, ou não fazendo a entrega a ninguém ou não adotando as normas do manual.

O Regulamento não estipula quantos devem receber a insígnia a cada ano. Isso depende do Clube. Cada Clube deve, no início do ano, a depender do número de membros, definir um número fixo de desbravadores que receberão a insígnia. Por exemplo, para um Clube de 50 membros, 5 desbravadores é o ideal, ou seja, algo em torno de 10%. Não podemos deixar um número indefinido e nem podemos entregar a insígnia para todos, senão ela perde o sentido de excelência. Mas então, como definirmos a quem entregar?

Bem, no mínimo eles devem cumprir os itens exigidos no manual, sem falta! Mas isso não precisa ser tudo. O Clube pode definir um sistema de disciplina próprio, com seus itens personalizados e uma pontuação específica. Muitos já até adotam esse método. Ao final do ano, é só pegar aqueles desbravadores que conseguiram a maior pontuação. Mas para aqueles que não tiveram um sistema de disciplina assim, é só reunir os conselheiros e pedirem para eles indicarem quais os desbravadores das unidades deles que se destacaram. Depois a Direção do Clube faz a seleção final. O Clube deve definir quando será feita a entrega, para que esta só ocorra uma vez ano ano, tornando o momento ainda mais solene; de preferência, no encerramento das atividades no final do ano.

Outra observação importante, e que muitos não adotam, é o prazo de validade. Segundo o Regulamento, ela só pode ser usada por 1 ano, a insígnia pertence ao Clube e não ao desbravador! Apenas os desbravadores de 15 anos que receberam a insígnia poderão continuar a usá-la, desde que continue observando os critérios de seleção. Logo, ao final do ano, o diretor do Clube deve recolher a insígnia de todos os desbravadores antes do programa de encerramento, mesmo daqueles que conquistaram-na novamente. Na cerimônia, ele faz nova entrega e assim sucessivamente. 

Dessa maneira, os desbravadores passaram a enxergar o sistema como realmente de excelência, e que se eles não conseguiram alcançar, terão que se esforçar no ano seguinte para conseguir e assim cada vez mais os desbravadores estarão se desenvolvendo. Este é o objetivo da Insígnia de excelência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 thoughts on “Insígnia de excelência

  1. Olá Alberto,

    Gosto muito do seu blog e apoio a ideia de divulgar melhor os nossos materiais, por isso tb possuo um blog chamado Mundo Desbravador (www.mundodesbravador.com) e lá falamos um pouco também sobre o DED – Distintivo de Excelência ao Desbravador e encaminhamos uma nova redação para atualização do método de avaliação, condecoração e permanência do distintivo com o desbravador, poi o método que hj temos está totalmente defasado e não favorece que o desbravador se mantenha como um “ótimo desbravador”, por isso indico a leitura dos seguintes posts:

    http://www.mundodesbravador.com/2009/10/distintivo-de-excelencia-dos.html

    http://www.mundodesbravador.com/2010/02/update-distintivo-de-excelencia-ao.html

    No momento é isso!

    Sempre Alerta para Servir e Maranatha!

  2. Oi Átila,

    Também aprecio bastante o seu blog, já o conheço há algum tempo… rs. Realmente precisamos divulgar bons materiais e idéias para os Clubes de Desbravadores, inclusive esse é o nosso principal objetivo.

    Um abraço.

  3. Alberto, meu nome é Gilberto, sou líder de desbravadores na Associação Paulista Sul e tenho uma dúvida, por favor me envie a resposta também por e-mail, existe uma idade limite pra se receber a insigna de excelencia?
    Ou apenas quando estiver realizando as classes regulares?
    gtavares_hiae@hotmail.com

  4. Oi Gilberto,

    Bem, em relação à idade, ela só pode ser entregue a um desbravador com pelo menos 2 anos de Clube (daí já excluímos os desbravadores com 10 anos), independente de quando ele entrou. Como o programa é somente para os desbravadores, não incluindo diretoria (infelizmente), então a idade máxima é 15 anos.

    Em relação às classes, é um requisito obrigatório, só pode recebê-la quem for investido na classe correspondente.

    Um abraço.

  5. Olá, gostsria de saber como alguem com mais De 16 anos recebe a insígnia??

    Pois vi Um video do X campori da USB (Coração de Rei) onde um Lider recebeu a insígnia ,e o Pastor Udolcy estava presente neste Campori.

  6. Entrei no meio do ano passado e o meu clube fez o projeto dos 7+ ( os 7 mais excelente do clube ) pra receber a insígnia de excelência, fiquei em segundo lugar, mas n recebi a insignia pq meu diretor dissse que é dois anos, mas o manual diz apenas um, ainda posso recebe mesmo eu entrando com 15 anos e já entrado na direção?

    • Olá, Luiz,

      É necessário apenas 1 ano no Clube para poder receber a Insígnia de Excelência. Assim, você pode verificar esse detalhe com o seu diretor, mostrar isso no Manual Administrativo, e ver a possibilidade de recebê-la no próximo programa.

      Sim, com esse novo Manual, também é possível receber a insígnia sendo da direção, mas é mais difícil e demora mais.

      Um abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *