Desbravador? Mas vocês fazem o quê? Parte 2

9. Folheto de informações

Seria muito útil que cada clube elaborasse essa espécie de Manual no qual apresentaria toda informação que fosse relevante para os pais dos desbravadores. Alguns assuntos que você poderia incluir são: o programa das reuniões, programa anual de atividades, os requisitos gerais, o custo do uniforme, as cotas e outras informações financeiras; a lista dos membros da diretoria, incluindo os conselheiros, com o número do telefone e endereço, os regulamentos de disciplina e etc. A preparação deste material não só ajudará a manter uma boa organização, mas também responderá ás perguntas mais comuns que poderiam ser feitas pelos pais e garotos que não estão familiarizados com os desbravadores.

10. Uniformes

Há dois tipos de uniforme para o clube de desbravadores: o uniforme de atividades e o uniforme de gala. O uniforme de atividades consiste geralmente em camisetas com identificação do Clube local, tênis e calça jeans ou tactel. O uniforme de gala é o uniforme padrão orientado pela Divisão Sul Americana através do regulamento de Uniforme, disponível em sua Associação/Missão.

11. Reuniões do Clube

Deve-se considerar o lugar em que se realizarão as diferentes reuniões e o que você planeja fazer em cada uma delas. As reuniões do clube devem incluir atividades tais como: cerimônias de abertura e encerramento, (hasteamento e arriamento da bandeira, com ideais, hino e oração), devocionais, assuntos de negócios do clube, cantinho das unidades, atividades recreativas, preparação para os eventos, classes regulares e especialidades, ordem unida e outras atividades mais. Será necessário ter uma reunião da comissão dos desbravadores para discutir e planejar estes assuntos, se possível com a presença do regional, ou de outra pessoa com experiências na liderança de desbravadores para se reunirem com os dirigentes do clube e assim ajudá-lo nestes assuntos básicos. Familiarizar-se com eles é essencial para um bom começo.

12. Divisão em Unidades

O Clube deve dirigir-se em unidades de garotos ou meninas, por faixa etária o mais próximo possível e com 4-8 componentes, com um conselheiro para cada uma. Os oficiais da unidade são o capitão (a) e o secretário (a), eleitos pela própria unidade, com rotatividade de cargos.

Nota: Essas são apenas algumas diretrizes do que se fazer no dia a dia do Clube de Desbravadores. Tudo o que tivermos de ajuda para cumpri-las estarão disponíveis neste blog. O Clube tem a liberdade de fazer as alterações necessárias para a adaptação local, desde que seja conversado com o regional ou com o Departamental, para que ele não passe a fazer atividades que estão contrárias ao programa oficial. Quem tiver sugestões de diretrizes ou algum material disponível sobre o assunto, por favor, compartilhe conosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *