Respeito às autoridades, para a classe de Excursionista na Mata

“Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas”. Romanos 13:1

Esse verso é, no mínimo, intrigante levando-se em consideração a sociedade em que vivemos. Porém, ele é tão atual quanto nos dias de Paulo. O governo romano, ao qual o povo de Israel estava politicamente submisso, era tão [ou mais] tirano e corrupto quanto o nosso sistema de governo.

Com esse cenário, como é possível, então, aplicar as palavras de Paulo? Ou mais difícil ainda, como é possível ensinar os adolescentes de 14 anos a colocarem em prática esse ensinamento?

Esse é um dos objetivos do primeiro requisito da classe de Excursionista na Mata: “Fazer uma apresentação escrita ou falada sobre o respeito que devemos ter para com a Lei de Deus e as autoridades civis, enumerando pelo menos 10 princípios de comportamento moral”.

Apesar de complexo, considerando-se a realidade à qual Paulo estava sujeito, não há escusas para não se aplicar o conceito bíblico, menos ainda para não ensiná-lo aos garotos e garotas. Assim, nosso objetivo hoje é ajudá-los, através de uma série de atividades, a desenvolverem esse tema.

Nossa seção Classes agora está em um novo formato. Colocaremos aqui não apenas ideias e materiais para se cumprir os requisitos, mas disponibilizaremos um plano de instrução, de forma que o requisito seja bem trabalhado e os desbravadores possam, de fato, assimilar o conteúdo. Acreditamos que esse formato pode, realmente, fazer diferença na vida futura do desbravador.

Caso você tenha sugestões de atividades para nos ajudar, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. Abaixo segue nosso primeiro plano de instrução. Caso prefira, clique AQUI para baixar.

  1. Objetivos
    1. Ensinar qual é a Lei de Deus.
    2. Levar os desbravadores a entenderem a Lei de Deus sob a óptica correta.
    3. Explicar os princípios que estabelecem as autoridades na sociedade.
    4. Ensinar os motivos pelos quais devemos ter respeito pelas autoridades.
    5. Correlacionar o respeito à autoridade de Deus e às autoridades humanas.
  2. Materiais
    1. Bíblia.
    2. Vídeos do Youtube.
    3. Equipamento para passar os vídeos (computador, caixa de som).
    4. Capítulo 9 da Revista Princípios – o conteúdo texto deve ser estudado antes do momento da instrução. Deve ser impressa uma cópia para cada desbravador.
    5. Reportagens.
  3. Vídeo interessante
    1. O preço do presente (Série Princípios) – vídeo de abordagem inicial ao requisito.
  4. Trabalhos
    1. Fazer um cartaz (estilo propaganda) elencando 10 princípios de comportamento moral. Usar frases, colagens, figuras, desenhos.
  5. Metodologia
    1. 1º Encontro (50 minutos)
      1. Atividade introdutória: assistir ao vídeo O preço do presente.
      2. Entregar a cópia do texto aos desbravadores e pedir para fazerem o estudo dirigido do tema (última página) no momento da instrução.
      3. Pedir para lerem o conteúdo em casa, para fixar a matéria.
    2. 2º Encontro (50 minutos)
      1. Atividade introdutória: realizar uma atividade diagnóstica sobre o conhecimento prévio dos desbravadores sobre o tema, por meio de algumas perguntas ao grupo. Anotar as respostas em um quadro e comparar ao final da aula.
      2. Usar as perguntas do estudo dirigido, de forma a solidificar as respostas corretas.
      3. Introduzir o assunto do respeito às autoridades humanas: dividir a classe em dois grupos de trabalho e propor uma questão para discussão: se os alunos tivessem que organizar politicamente o Clube (ou escola), criando uma estrutura de poder e de gestão, que medidas adotariam para que essa estrutura não fosse autoritária e garantisse o direito de todos? Após os trabalhos, pedir para que cada grupo exponha suas conclusões e propostas.
      4. Dirigir o assunto de forma a expor que as autoridades são necessárias para a ordem da sociedade e que não é fácil deter o poder que lhe é atribuído.
      5. Pedir aos desbravadores para fazerem o trabalho 1 para trazer no próximo encontro.
    3. 3º Encontro (50 minutos)
      1. Atividade introdutória: dividir a classe em dois grupos. Entregar a cada grupo uma das reportagens (cada grupo recebe uma). Discutir como ter leis em uma sociedade gera segurança e proteção. Discutir como as leis podem proteger as pessoas daquelas situações. O que é necessário para se aplicar as leis?
      2. Receber os trabalhos.
      3. Fazer uma discussão final, abordando os tópicos: importância e papel da Lei de Deus nas nossas vidas; importância e papel das leis humanas nas nossas vidas; por que devemos ter respeito pelas autoridades?
      4. Pedir aos desbravadores que comentem o que fizeram nos trabalhos, irá ajudar a dirigir a discussão.
      5. Pedir aos desbravadores para fazerem um relatório das atividades realizadas no caderno de atividades.

 

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