Nicodemos, para a classe de Excursionista [PI]

nicodemos-e-jesus

O encontro secreto de Nicodemos com Jesus é, sem dúvida, uma história de onde tiramos lições espirituais importantíssimas para a nossa vida cristã! João 3:16, talvez o verso mais conhecido da Bíblia, foram palavras do Mestre ao fariseu interessado.

Um adolescente de 14 anos está passando por muitas mudanças em sua vida. Este é o momento em que ele está completamente sensível à espiritualidade, assim, precisamos aproveitar essa oportunidade. Ao mesmo tempo que está sensível à religião, também se preocupa por, talvez, nunca ter tido uma conversão muito marcante, como muitas histórias que ouvimos. Porém, a história de Nicodemos nos ensina que o processo de conversão é gradual e contínuo e Jesus usa algumas analogias para ensinar isso ao fariseu e a todos nós.

Abaixo segue uma sugestão de plano de instrução para o ensino deste requisito. Para aprender mais sobre a importância do plano de instrução no ensino das classes, clique AQUI.

Caso você tenha sugestões de atividades para nos ajudar, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. Abaixo segue o plano de instrução. Caso prefira, clique AQUI para baixar.

3. Recapitular a história de Nicodemos e relacioná-la com o ciclo de vida da lagarta ou borboleta, acrescentando um significado espiritual.

  1. Objetivos
    1. Conhecer a história de Nicodemos;
    2. Conhecer o ciclo de vida da lagarta;
    3. Entender o processo natural da conversão, correlacionando a história de Nicodemos com o ciclo de vida da lagarta.
  2. Materiais
    1. Bíblia.
    2. Vídeos do Youtube.
    3. Equipamento para passar os vídeos (computador, caixa de som).
    4. Materiais para o trabalho: cartolinas, cola, tesouras, canetinhas, lápis, revistas para recortar, pincéis atômicos, computador, folhas em branco, tinta guache, pincéis, giz de cera, etc.
  3. Vídeo interessante
    1. Jesus fala a Nicodemos nascer de novo – vídeo de abordagem inicial ao requisito.
    2. Ciclo de vida de uma monarca (está em inglês, mas dá para entender bem o ciclo de vida apenas observando as imagens, que estão em excelente qualidade).
  4. Trabalhos
    1. Ilustrar o ciclo de vida da Borboleta através de cartaz, exposição, apresentação de slides, vídeo ou qualquer outra forma criativa.
  5. Metodologia
    1. 1º Encontro (50 minutos)
      1. Atividade introdutória: assistir ao vídeo Jesus fala a Nicodemos nascer de novo.
      2. Discutir a história com os desbravadores e enfatizar os pontos principais do encontro: nascer de novo; movimento do vento e trabalho do Espírito Santo; carne versus espírito; vida, morte e ressurreição de Cristo.
      3. Assistir ao vídeo Ciclo de vida de uma monarca.
      4. Discutir com os desbravadores como o ciclo de vida da borboleta se relaciona à história de Nicodemos e como elas se relacionam com a vida de um cristão.
      5. Se possível, levar os desbravadores a um borboletário ou a algum lugar onde possam visualizar o ciclo da borboleta in natura.
      6. Explicar aos desbravadores o trabalho 1 e pedirem para se preparar para fazê-lo no próximo encontro.
    2. 2º Encontro (50 minutos)
      1. Atividade introdutória: realizar uma atividade diagnóstica sobre o conhecimento prévio dos desbravadores sobre o tema.
      2. Deixar tempo para que os desbravadores preparem o trabalho. Leve o máximo de recursos necessários para isso: cartolinas, cola, tesouras, canetinhas, lápis, revistas para recortar, pincéis atômicos, computador, folhas em branco, tinta guache, pincéis, giz de cera, etc.
  6. Avaliação
    1. Pedir para os desbravadores fazerem um relatório das atividades realizadas.
    2. Apresentação do trabalho.

1- Alberto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 ideias sobre “Nicodemos, para a classe de Excursionista [PI]

  1. Olá… Sou Ariel, conselheiro, secretário e diretor associado do Clube El Shaday da ABC. Nosso clube começou com pessoal inexperiente, então nós, os atuais lideres, estamos aprendendo a ser lideres do jeito certo. Estou fazendo as classes agrupadas e sempre acompanho o site para tirar dúvidas.

    • Olá, Ariel,

      Que maravilha que vocês estão procurando fazer sempre o certo, Deus os conserve assim independente das adversidades que vocês enfrentarão. No que precisar da nossa ajuda, é só entrar em contato, teremos o maior prazer em ajudá-los.

      Forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *