7 Qualidades essenciais para ser um instrutor de classe bíblica

BIBLE1O tempo está passando depressa e daqui a pouco estamos em maio, o mês em que devemos começar a classe bíblica. Já está tudo certo no seu Clube? Já pegou os estudos bíblicos na sede do Campo ou com seu pastor? Essas são providências muito importantes, mas não podemos esquecer o elemento que vai definir o sucesso ou o fracasso de sua classe, o instrutor.

Listamos abaixo algumas das principais características desta pessoa que vai passar a ser reconhecida pelas crianças como um líder da vida espiritual.

  1. Amar as crianças e adolescentes: Não adianta ser um ótimo palestrante se a pessoa não gostar de crianças. O método de ensinar uma criança é muito diferente do método de ensinar um adulto, por isso a pessoa que for escolhida deve estar disposta a “entrar de cabeça” no mundo infanto-juvenil.
  2. Estar conectado com o mundo em que as crianças e adolescentes vivem: Sim, estar conectado com o mundo das crianças é fundamental. Só assim o instrutor poderá contextualizar o estudo tornando-o interessante para elas. Além disso, quando o desbravador percebe que aquele adulto conhece os assuntos que as interessa o diálogo e a interação terão muito mais profundidade.
  3. Ser didático: Certamente essa é a qualidade mais difícil de encontrar. Se você não conseguiu alguém que já tenha essa qualidade, então precisará treinar o instrutor. As professoras da Escola Sabatina das crianças poderão dar dicas muito valiosas.
  4. Dispor de tempo para preparar as lições: De que adianta amar as crianças, conhecer o mundo delas, ser didático se a pessoa não tem tempo para preparar as lições? Os desbravadores, especialmente os mais velhos, conseguem detectar perfeitamente quando algo foi feito de improviso.  Nesses casos, geralmente a resposta deles é a apatia e falta de interesse no que a pessoa estará ensinando.
  5. Ter conhecimento bíblico: Este é um requisito meio óbvio, não é mesmo? Mas não podemos deixar de mencionar. Até porque as crianças vão fazer perguntas além do que está escrito nos estudos e se o instrutor não souber responder, inevitavelmente a credibilidade dele vai diminuir.
  6. Ser consagrado: Viver o que prega é fundamental. Todos percebem quando há incoerência, por isso é imprescindível que o instrutor seja consagrado, só assim ele poderá ser uma influência positiva para os desbravadores.
  7. Ter bom relacionamento com a liderança da Igreja: Outra qualidade muito importante é ser uma pessoa de fácil relacionamento. Durante os estudos com as crianças, certamente surgirá a necessidade de estudar a Bíblia com os pais dos desbravadores. Nessas situações, ter um bom trânsito entre a liderança da Igreja irá garantir que esses pais serão bem atendidos também fora das atividades do Clube.

1- Éveni

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Uma ideia sobre “7 Qualidades essenciais para ser um instrutor de classe bíblica

  1. Interessante, mas gostaria de comentar sobre como os estudo deste ano (2014) estão infantilizados. Talvez para as classes de amigo e companheiro o estudo possa ser integralmente aplicado, mas para as demais classes e idades os estudos se mostram extremamente básico e por consequência desmotivantes.

    A didática criativa tem sido a solução para atingir o clube como um todo. E é por isso que deixo a sugestão de uma complementação desta publicação para apresentar ideias de como facilitar a vida do instrutor de classe bíblica.

    Abraço e sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *