Hasteamento e disposição de bandeiras

É impossível a um líder de desbravadores ter domínio em todas as áreas de conhecimento do Clube. Tanto, que nas classes de Líder Master e Líder Master Avançado você escolhe apenas 2 áreas e 1 área, respectivamente, para você ser investido. Porém, nós precisamos ter um conhecimento básico sobre os procedimentos de rotina do Clube de Desbravadores, e entre eles está o civismo.

Hino nacional, ordem unida e hasteamento de bandeiras são os nossos principais programas nesta área, que devem ser praticados todas as reuniões de domingo. Já vimos aqui até como dobrar bandeiras, mas está faltando o que vem exatamente antes disso: o hasteamento!

A primeira etapa do processo é a entrada das bandeiras. Escolham os desbravadores que vão participar, sendo 2 para cada bandeira. Os desbravadores que estarão carregando a bandeira serão a testa, e atrás virão os seus auxiliares. Eles devem entrar marchando e se posicionarem em frente aos mastros. Lembrando que apenas alguém da guarda bandeira pode dar os comandos, nunca alguém externo. Vejam um exemplo no vídeo abaixo. (Nele, apenas 1 está carregando a bandeira, enquanto tem 2 auxiliares. Mas cada um carregaria uma bandeira e atrás deles viriam outros 3, como auxiliares).

Ao chegarem aos mastros, deve ser dado o comando: FORA DE FORMA, MARCHE! Com os auxiliares, devem amarrar a bandeira e se posicionarem atrás dos mastros, de frente para o pelotão. Os auxiliares se posicionam à frente dos mastros.

A disposição das bandeiras é um item importantíssimo. Principalmente quando se trata de um número ímpar de bandeiras. Mas não tem segredo: quando em número ímpar, a bandeira Nacional deve ser a do centro, e as demais dispostas em ordem de importância, alternadamente à direita e à esquerda da bandeira Nacional, ou seja, à esquerda e à direita de quem olha. Confira o esquema abaixo:

Quando número par, a bandeira Nacional deve estar ao lado direito do centro e as demais dispostas por ordem de importância, alternativamente à esquerda e à direita da bandeira Nacional, ou seja, à esquerda do centro e alternadamente à direita e à esquerda de quem vê. Confira o esquema abaixo:

Para fixar bem, confira os exemplos abaixos, extraídos do Guia da Ordem Unida da Missão Alagoas:

Um outro excelente material para ajudá-los a ensinar aos seus desbravadores é essa apresentação da Associação Mineira Sul. Clique AQUI para baixar. (Ao olhar as bandeiras, você está na posição do pelotão, de frente para elas).

As bandeiras são hasteadas ao som do hino nacional, ou do toque militar próprio para o momento. (No nosso caso, usamos o hino nacional). As bandeiras devem atingir o topo de acordo com a ordem de importância, por exemplo, a bandeira nacional deve ser a primeira a atingir o topo e a última a descer, no arriamento, sendo que o momento deve culminar com o término do hino! Elas podem ser hasteadas e arriadas a qualquer hora do dia ou da noite, porém, à noite, elas devem estar iluminadas.

“Nas cerimônias de hasteamento ou arriamento, nas ocasiões em que a Bandeira se apresentar em marcha ou cortejo, assim como durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio, o civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações.” (Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971).

Para o arriamento, o pelotão se dirige aos mastros, arria as bandeiras também ao som do hino nacional, obedecendo-se a ordem de descida. Ao final é só dobrá-las. Faça esse cerimonial todos os domingos no seu Clube, faz parte do nosso programa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

70 ideias sobre “Hasteamento e disposição de bandeiras

  1. Olá. Gostaria de saber se, dentro das orientações oficiais para os Desbravadores, há algo que não recomende o cerimonial de içamento e arriamento de bandeiras nos dias de sábado.

    • Bom dia, não existe essa recomendação, os simbolos nacionais, assim como hino nacional, podem ser hateados/arriados, cantados inclusive nos sábados e dentro da igreja, como forma de respeito e reverência aos símbolos e hino.

    • Olá, pelo menos aqui na minha cidade em todos os treinamentos que tenho participado é recomendado que dentro da igreja não precisa fazer o hasteamento das bandeiras e nem cantar o hino nacional, somente entra com as mesmas nos mastros e coloca-se sempre do lado esquerdo de quem olha. Agora se for em acampamento ou outro evento, pode sim fazer o hasteamento, cantar o hino e o arriamento dia de sábado.

    • Boa noite, feliz sábado,

      A Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, não obriga nenhum lugar, exceto repartições públicas e organizações militares, a seguir um tamanho padrão de mastro para hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional.

      Caso queira seguir o padrão da Lei, a altura do mastro deve ser maior que 5 vezes a largura da bandeira e menor que 7 vezes a largura da bandeira.

      A largura mais comum encontrada para comprar a Bandeira Nacional é 1,35 m. Nesse caso, o mastro deverá medir entre 6,75 m e 9,45 m.

      Um abraço.

  2. Qual forma coreta o entrar no programa jovem tipo vomo devemos fazer tamos iniciando sociedade jovem queríamos entrar com as bandeiras Brasil para municípios j A

    • A ordem para entrada seria a seguinte: Brasil, Pará, Município e JA. Se forem mais municípios, eles entrarão na ordem de criação dos municípios, mas o Município sede do evento tem a precedência.

  3. Qual o significado de um local ter duas bandeiras a do nosso país e outra de outro país? durante o período a pandemia tiraram as duas.

    • Qual seria esse local? Sem essa informação não posso te responder com certeza.

      Existem alguns prédios que podem ter bandeiras de dois países ou ainda a bandeira de apenas um país, que não a nossa, como acontece com embaixadas e consulados, que são considerados território estrangeiro.

      Um abraço

  4. Bom dia tenho uma empresa gostaria de colocar três mastros posso fazê-lo centro pavilhão nacional direita bandeira do Tocantins esquerda da minha empresa ok
    Pode ficar asteada todos os dias? Respeitando as determinações llegais?

    • Boa tarde, André,

      O hasteamento de uma bandeira de nação estrangeira deve ser feito, em ordem de importância, imediatamente após a bandeira do Brasil. Assim, ainda que a bandeira de São Paulo estivesse hasteada também, ela viria, em ordem de importância, depois da bandeira do país estrangeiro.

      Um abraço.

  5. Poderia informar. Na empresa que trabalho a bandeira não fica rente ao mastro. Ou seja, o fio deixa a bandeira tremulando a um palmo do mastro. Pode ficar assim? Ou a bandeira precisa ficar bem rente ao mastro?

  6. Olá boa tarde!

    Quais as orientações sobre hasteamento de bandeiras dentro da igreja?
    Há alguma diferença por ser da igreja?

  7. Em qual horário a bandeira deve ser hasteada e recolhida, porque me disseram que tem que ser as 08h o hastemento e o recolhimento as 18h, esta certo?

  8. Gostaria de saber as medidas das bandeiras do Brasil, Estado, Município etc..Tem um tipo de tecido e bordados específico? Pode ser de sublimação?? Eis minhas dúvidas… Quero comprar para doar para meu clube mas não quero errar…

  9. Bom dia
    Meu nome é Katia e gostaria de saber se posso hastear somente a bandeira do Estado e não a Nacional?
    Estamos na Semana Farroupilha, aqui no Sul e muitos Piquetes colocam somente a do Estado.

  10. bom dia,
    alguém saberia me informar se ha previsão legal de duas bandeiras serem hasteadas no mesmo mastro?
    ex. Bandeira do cmte da unidade e a de outro oficial superior.

    • Boa tarde, Paulo,

      Você pertence a qual das Forças?

      Desconheço sobre hasteamento de bandeira de oficial superior. Do que sei, apenas a bandeira do comandante da unidade é hasteada naquela unidade. A menos que hajam duas unidades funcionando simultaneamente no mesmo local, o que é uma situação incomum e que acredito não ser prevista em regulamento.

      Um abraço.

      • Boa noite, Mateus
        Sou bombeiro militar em Belo Horizonte, Minas Gerais.
        A duvida surgiu, porque recebemos a visita de um Cel na OBM e o comandante da minha unidade é um Ten Cel, recebi a ordem de hastear as duas bandeiras das autoridades no mesmo mastro. Nunca ouvi ou li algo que dê embasamento para isso.

        • Eu também desconheço essa situação. Por mais que seja um Cel., e seja superior hierárquico do comandante da unidade, ele está visitando a unidade. A bandeira é de comandante da unidade, não faz sentido. Ainda mais hastear as duas bandeiras no mesmo mastro.

          Um abraço.

  11. Reverências!
    Em Salão de conferências com dispositivos para três Bandeiras:Sendo , uma da
    Sheicho-No-Ie, do Brasil, e, da Bahia. Por obséquio informe a forma correta de
    hasteamento. Muito obrigado.

    • Boa tarde, Archimedes,

      Considerando o público que estará observando, ficaria assim (da esquerda para a direita): Bahia (esquerda), Brasil (centro) e Seicho-No-Ie (direita).

      De nada. Um abraço.

  12. Poderia passar uma sequência básica do cerimonial…ou as duas apresentadas estão corretas?
    No Manual Adm. pág 188 e 191 tem as duas formas…
    *Entrada dos oficiais, clube, Bíblia, Bandeiras, declaração de abertura, boas vindas, ideais, hino, oração…(final) Agradecimentos, oração final, saída das bandeiras.
    *Boas vindas, Bandeiras, oficiais, aventureiros, declaração de abertura, ideias, hino, oração, ….(finalizando) agradecimentos, oração final, saída das bandeiras.
    Esta correto as duas formas?

    • Poderia passar uma sequência básica do cerimonial…ou as duas apresentadas estão corretas?
      No Manual Adm. pág 188 e 191 tem as duas formas…
      *Entrada dos oficiais, clube, Bíblia, Bandeiras, declaração de abertura, boas vindas, ideais, hino, oração…(final) Agradecimentos, oração final, saída das bandeiras.
      *Boas vindas, Bandeiras, oficiais, aventureiros, declaração de abertura, ideias, hino, oração, ….(finalizando) agradecimentos, oração final, saída das bandeiras.
      Esta correto as duas formas?

      • Boa noite, Márcia,

        Você está se referindo ao Manual Administrativo do Clube de Desbravadores? Porque nessas páginas que você mencionou não estão citando a sequência que você se referiu.

        Um abraço.

    • Desculpe-me, creio estar havendo equívoco em sua orientação. O nosso país é LAICO, o que não habilita livro[s] ou oração de cunho religioso pré-determinado. Proferir uma ‘oração’ de ‘graças’ sem identificação religiosa pode ser feita sem haver favorecimento e nem ofensa a nenhum dos presentes. Espero haver somado. Fraternal saudações.

      • Boa noite, Dinho,

        O Estado ser laico não significa que ele não tem religião, mas que ele apoia e respeita que todos tenham a sua própria religião, inclusive que não tenham religião alguma. Desta forma, se uma organização que não seja pública, como é o caso do Clube de Desbravadores, professar alguma religião, não estará ferindo o princípio da laicidade do Estado. Espero ter ampliado a sua compreensão.

        Um abraço

  13. Olá,
    Gostaria de saber se tem uma regra de cerimonial da sequencia do evento de aventureiros ou desbravadores?
    -Entrada das Bandeiras;
    -Oficiais
    -Aventureiros…Boas vindas, declara aberta a cerimonia…
    Para os ideais : primeiro voto, lei, hino nacional, hino dos Aventureiros, certo?

  14. Boa Noite! No hasteamento ou arriamento da Bandeira Nacional, o Hino Nacional será executado para Canto ou para Continência? Aguardo, Obrigada.

    • Boa noite!

      Quando executamos o Hino Nacional no hasteamento ou arriamento da Bandeira Nacional, os presentes podem/devem cantar. A continência é executada apenas por militares, portanto não há necessidade dos desbravadores prestarem continência ou fazerem algum gesto semelhante.

      Um abraço.

  15. Boa Tarde Alberto!
    Perdão, mas na sua explicação referente a posição da Bandeira de outro País hasteada juntamente com a do Brasil, do Estado e Município não ficou clara.
    Sei que sendo somente três, a Nacional fica no centro, a do Estado à esquerda (da posição do observador) e a do Município à direita (também da posição do observador).
    É aí que quero saber onde hastear a Estrangeira. Por favor enumere-as para que eu possa dirimir definitivamente a dúvida. Seria possível responder em meu endereço eletrônico?
    Agradeço pela paciência.

    • Olá, Ilandir,

      O hasteamento de uma bandeira de outro país somente ocorre em situações específicas. No caso, por exemplo, de um Clube acampando em território estrangeiro, ele deveria hastear, como a bandeira principal, a bandeira do país onde ele está. A bandeira do seu país seria a segunda em importância. As demais seguem a ordem normal: Estado, Município, Clube. A ordem ficaria assim: País sede, país de origem, Estado, Clube.

      Um abraço.

  16. Ola bom dia,gostaria de saber se em escritorios e bancos privados ´´e obrigatorio a colocaao e retirada da bandeira todos os dias? e tem horario definido?

    • Olá, João Gabriel,

      A legislação brasileira atual (Lei 5700/71 e Lei 5443/68) não obriga o hasteamento da bandeira nacional nestes estabelecimentos. Ela é obrigatória em repartições públicas (municipais, estaduais e federais), unidades militares, escolas (públicas e particulares) e “quaisquer outras instituições particulares de assistência, letras, artes, ciências e desportos”.

      Um abraço.

  17. Bom dia, na minha cidade a bandeira nacional caiu devido a uma chuva forte e então deixaram somente as do estado e a do município isso por três semanas e só tomaram providências de hasteá-la novamente depois de muitos comentários e de muita cobrança de minha parte.
    Nesse caso eu pergunto qual a atitude deveria ter sido tomada logo após a bandeira ter caído e quais as penalidades caberiam aos responsáveis pela negligência do fato ?

    • Olá, Alvaci, boa tarde,

      Infelizmente as leis não são muito seguidas no nosso país e não apenas as leis referentes aos símbolos nacionais. Conforme rege a Lei nº 5700/71, a violação de qualquer dispositivo da lei é uma contravenção penal, sujeito o infrator ao pagamento de multa. Assim, você pode ir à delegacia para registrar um boletim de ocorrência, com base neste dispositivo legal.

      Um abraço.

  18. Olá,
    Tenho uma dúvida: No quartel em que sirvo o militar encarregado de hastear/arriar a Bandeira após cada puxada que dá na corda bate firme com a mão na cocha como se estivesse executando o comando de “ombro arma”. Isso é mesmo necessário?

  19. Prezado Mateus Campos
    Boa noite.

    Estou precisando urgente de uma informação sua. Trata´-se de um hasteamento errado na minha Cidade Pirpirituba PB, quando à Bandeira Nacional Brasileira.

    Seguinte. Na Prefeitura, as Bandeiras Estado Brasil e Muncipio, estão sendo hasteadas no beco, ao lado da Prefeitura, e não na frente, como acho que seja. Nos dias, 7 de setembro de 2015, não foram hasteadas, no dia 15 de Novembro, não foram Hasteadas., e no dia 19 de Novembro também, não.. isso na Prefeitura e na Câmara de Vereadores. Já na Camara de Vereadores, as Bandeiras, Estadual, Nacional e Municipal acho que estão hasteadas errado. ´E seguinte. pelo que vejo, nao Ordem deve ser: Eu de costas para a parede de frente da Câmara, no meu lado esquerdo, acho que deve-se ser hasteada a Bandeira do Município. No meu lado direito a do Estado e no centro, um pouco mais alto não se a medida, a do Brasil. O fato é que está tudo errado. Está ao contrario. Estado na esquerda. e município à direita. Alem de sujas e rasgadas, as Bandeiras foram hasteadas no dia 4 de Dezembro, no dia da Cidade, e lá estão ate hoje. Sujas, desbotadas e o Presidente da Câmara Vereador Ronaldo, mandou um senhor subir numa escada e a parar as pontas das banderias que estavam rasgadas,. E mais,. A avenida se divide por uns canteiros.. e as bandeiras estão hasteadas no meio de um dos canteiros `à 7 metros da parede da Cãmara.. Quero denunciar isso, ao Comando do Exército Brasileiro, mas não tenho o endereço correto. Voce poderia me ajudar, nessa luta de Civismo e Patriotismos?: Moro em Pirpirituba PB Ficarei muito grato pela sua colaboração a um brasileiro de amor e sentimento pela terra onde nasci. Atenciosamente

  20. Olá amigos do Cantinho da Unidade!
    Parabéns pela iniciativa!

    Bem, no Novo Cartão de Líder no tópico de Ordem Unida há um requisito que pede para darmos uma “atenção especial ao nó a ser utilizado” no momento do Hasteamento.

    Eu pesqusei a respeito, mas nao encontrei nada até agira sobre esse assunto.

    Enfim, qual é esse nó?

    ????

    • Boa noite, Alan Vitor.

      O que o requisito pede não ficou muito claro. Ele pode estar se referindo ao nó que deve prender a bandeira na adriça (corda presa ao mastro, que fará o içamento da bandeira) ou o nó que deve prender a adriça ao mastro, após o hasteamento (para a bandeira não descer do topo) ou arriamento (para a adriça não ficar solta, agitando-se com o vento).

      Em ambos os casos, não existe nenhuma determinação ou regulamentação que defina o nó a ser utilizado. Por isso, acredito que essa “atenção especial ao nó a ser utilizado” seja uma coisa mais simples.

      No caso do nó utilizado para unir a bandeira à adriça, deve-se escolher um nó que seja fácil e rápido de fazer, que não desate sozinho (mesmo sob chuva e ventos normais) e seja fácil e rápido de desatar. O nó mais utilizado para essa função é o escota, inclusive algumas pessoas ensinam essa como sendo a única função do nó.

      No caso do nó utilizado para prender a adriça ao mastro após o hasteamento ou arriamento da bandeira, as recomendações anteriores também são válidas. Porém nesse caso existe outro ponto a ser observado: existe um prego ou estrutura semelhante para amarrar a adriça?
      Caso exista, são várias as opções de nós que podem ser utilizados, como: voltas e cotes, nó volta do fiel + nó simples, nó fateixa. O que vai definir qual será utilizado é o tamanho da corda disponível e a habilidade com nós de quem estiver no hasteamento/arriamento.
      Caso não exista, a adriça terá que ser presa diretamente ao mastro. Nesse caso, deve ser utilizado um nó blocante, por exemplo, o nó prussik ou a volta esticada. Novamente, o tamanho da adriça e a habilidade com nós de quem estiver no hasteamento/arriamento vão determinar o nó a ser utilizado.

      Espero que tenha ajudado. Um abraço.

  21. Olá!
    Tenho uma dúvida, num campori qual o público alvo para que eu possa hastear as bandeiras corretamente, é quem estar dentro da area do clube ou quem esta fora.

    • Bom dia, Cleferson,

      nesse caso, como os mastros estão dentro da área de acampamento do seu clube, o público do hasteamento é quem estará dentro da área. O que define o público é a área onde os mastros estão. Por exemplo, se os mastros estiverem na área da arena do campori, o público vai ser quem estiver na arena do campori, mesmo que os mastros possam ser vistos de várias outras áreas do acampamento.

      Um abraço.

    • Olá, Alex,

      A bandeira dos Desbravadores deve ser sempre hasteada juntamente com a bandeira nacional e com a bandeira do Estado. Não é possível haver hasteamento de bandeira sem a bandeira nacional presente.

      O ideal é que o hasteamento ocorra em todas as reuniões regulares, sempre que possível, e também todos os dias de acampamentos e atividades de camping.

      Um abraço.

  22. Olá
    gostaria de saber o passo a passo de como eu devo amarrar as cordas na bandeira qual ponta da corda por na parte de cima ou na de baixo da bandeira e qual corda puzar para bandeira subir
    se puder ter imagens ou videos mostrabdo eu gostaria do link
    Obrigado

    • Boa noite, Anônimo.

      Bem, escolha uma corda com diâmetro compatível com a roldana do mastro. Passe a corda pela roldana. Na hora de amarrar a corda na bandeira, não faz diferença qual das pontas será amarrada na parte superior ou na inferior. Antes de amarrar, só confira se as pontas da corda não estão enroladas na parte de cima, ou então você terá problemas para hastear. Na hora de hastear, puxe para baixo a parte da corda onde a bandeira não está presa.

      Um abraço.

  23. Elis,
    Você entendeu perfeitamente.
    Isso ocorre devido a simbologia envolvida.
    A guarda bandeira representa as bandeiras que estão portando. Portanto uma pessoa de fora dando ordens para a guarda bandeira seria como se ela estivesse dando ordens para o País, Estado, etc.

  24. Deixa eu ver se eu entendi direito, a pessoa que dará a ordem unida para o pelotão de bandeiras deve estar obrigatoriamente participando do pelotão? Não pode dar a ordem alguém que esteja fora?

  25. Valew pela dica.
    É que tem um dos prédios do outro lado da minha Faculdade e ele está com a ordem das bandeiras errada.
    Vou orientá-los a fazerem a mudança.

    um ABraço!

  26. Boa tarde Fernando!

    Seja bem-vindo ao nosso Cantinho da Unidade. Bem, apresentar a bandeira nacional de maneira incorreta é uma contravenção penal, de acordo com o art. 35 da Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971, e o infrator está sujeito à multa sim.

    Porém, infelizmente, no Brasil as pessoas não se preocupam com isso. Pouco valor se dá aos símbolos nacionais, ao patriotismo. Por isso é tão importante trabalharmos esse ponto com os nossos garotos, para fazermos a diferença no nosso campo de atuação.

    Um abraço.

  27. Olá Alberto, meu nome é fernando e estou estou com uma dúvida, você poderia me ajudar?
    Bom, se um estabelecimento (prédio comercial, universidades, bancos, etc) tiver na frente do seu prédio bandeiras hasteadas de forma incorreta (posições erradas, onde deixa a entender que a bandeira do estado é mais importante que a bandeira do país) o mesmo poderá ser multado ou punido de alguma forma pelas autoridades do Estado?
    Obrigado Cara. Um Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *