[Não] Recomendamos

Livros de auto-ajuda

No início deste século vimos explodir um novo tipo de literatura: os livros de auto-ajuda, centrados na idéia de que as soluções para todos os problemas do dia-a-dia estão no “pensamento positivo” ou na “força interior” de cada um.

Os títulos são variados, alguns são taxativos, “a força está dentro de você”, outros se disfarçam, vão desde os que apelam para a curiosidade, como “O segredo” ou para a religiosidade, “Jesus, o maior líder que já existiu”. Eles ensinam a enriquecer, a ser popular, a ser líder, a ter um bom casamento e tudo mais.

Mas aí pensamos: o que tem de mal em ler esse tipo de livro? Sabemos que não devemos ler livros de ficção ou romances, mas em que os livros de auto-ajuda podem nos prejudicar?

Satanás nuca se mostra como realmente é, o terrível senhor das trevas se disfarça de anjo de luz e infiltra mentiras, aparentemente agradáveis, sutilmente no intelecto dos filhos de Deus. Algumas dessas grandes mentiras são as contidas nesses livros.

Desde o Jardim do Éden, satanás tenta levar os filhos de Deus a viverem uma vida independente de seu Criador. Conhecer o bem e o mal era o argumento. Agora o engano é: poder resolver os problemas sozinhos.

Esse engano ainda é mais perigoso quando lembramos que aspirantes a líder baseiam seus trabalhos nas classes em livros como esses. A comparação é um pouco grosseira, mas é como se deixassem de comer em um bom restaurante para ir à lanchonete da esquina. Temos verdades preciosas entesouradas em livros inspirados pelo Espírito Santo e alguns deixam essas verdades de lado para livros de pseudo-filósofos da moda.

Jesus é realmente “o melhor líder que já existiu”, mas ler diretamente o que Ele ensinou é muito mais importante que ler interpretações romanceadas sobre sua vida.

Tais livros não são 100% ruins, há pensamentos interessantes, mas quando a verdade está misturada com o erro, fica muito difícil distinguir.

Evitem cair na armadilha dessas idéias que pregam que o homem é o centro de tudo. Não é assim! Fomos criados à imagem e semelhança dEle e é nEle “que nos movemos e existimos” (Atos 17:28) e “sem Deus nada podemos fazer” (João 15:5). Em breve publicaremos aqui uma lista de bons livros para concluir os requisitos das classes de liderança e algumas dicas para selecionar a leitura.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 thoughts on “[Não] Recomendamos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *