Cansaço emocional

 “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”. Mateus 11:28

Existe mais de um tipo de cansaço. Há o cansaço físico, quando se pratica atividade extenuante para o corpo. Há o cansaço mental, advindo do excessivo esforço intelectual. E há o esgotamento emocional, que sobrevém da constante exposição a frustrações emotivas, como, por exemplo, não ser correspondido afetivamente, sensação de ser desprezado pelas pessoas próximas, não ser compreendido, e várias outras situações desagradáveis. Para o cansaço físico e mental, a solução é simples. Geralmente uma boa noite de sono resolve, para casos mais graves, dez dias de férias também eliminam o problema. Entretanto, para o desgaste emocional, a solução é mais complexa, e os efeitos dele ainda mais nocivos.

Já vimos vários casos de adolescentes que entraram atirando em sua escola, pois estavam cansados do desprezo dos colegas. Também temos notícias de senhoras de respeito que planejam o assassinato dos maridos após sofrer anos de humilhação.

Mas mesmo para esse tipo de cansaço, há uma solução: Jesus disse para depositarmos nossos fardos sobre Ele e é claro que isso inclui todas as nossas tristezas e desesperanças.

Jesus estava falando para um povo extremamente sofrido e humilhado. Ele queria que aquelas pessoas (vale para nós também) soubessem que havia uma solução para isso. Ele quer nos dar colo.

Ah! e como isso é bom! Muitos tiveram o privilégio de ganhar colo dos pais ou avós e sabemos como a senação de ser ouvido e compreendido alivia o sofrimento. Jesus quer nos proporcionar esse alívio e para recebermos, basta pedirmos. Basta separarmos um tempo para contar a Ele tudo que se passa e concentrar-se para ouvir Sua suave voz restauradora.

Pode ter certeza, vale a pena!

Nesse feriado, reserve um tempo para Ele e sinta todo o seu ser renovado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *