Atividades físicas, para a classe de Pioneiro

Desenvolver as habilidades físicas, mentais e espirituais faz parte da filosofia do Clube de Desbravadores. As faculdades mentais e espirituais são muito bem trabalhadas na maioria dos Clubes, mas será que estamos dando a devida atenção à parte física? Quais atividades estamos proporcionando aos desbravadores para ajudá-los nessa área?

Não sei quantos se lembram quando as classes avançadas tinham uma parte só de atividades físicas. Inclusive, era bem puxado! Por exemplo, em Amigo da Natureza, tínhamos o seguinte requisito:

V. Saúde e Capacidade Física

2. Ser aprovado em 4 das seguinte atividades físicas:

Meninos:

  1. 2 flexões de braços em barra;
  2. 40 flexões de tronco (posição: deitado)
  3. Corrida de 10 metros 2 vezes ida e volta (total 40 metros), 12,2 segundos;
  4. Salto longo (sem impulso de 1,40 metros);
  5. Corrida de 50 metros em 9 segundos;
  6. Corrida moderada de 500 metros em 2 minutos e 20 segundos.

Meninas:

  • Despendurar numa barra com os braços flexionados, 7 segundos
  • 30 flexões de tronco (posição: deitada e sentada)
  • Corrida de 10 metros 2 vezes ida e volta em 13 segundos;
  • Salto longo (sem impulso de 1,40 metros);
  • Corrida de 50 metros em 9,5 segundos;
  • Corrida moderada de 500 metros em 2 minutos e 35 segundos.

E esses requisitos eram para os garotos e garotas de 10 anos! Infelizmente, ou felizmente, não sei, esses requisitos foram suprimidos de todas as classes e pouco restou de atividades físicas no seu currículo. Porém, ainda temos alguns requisitos aqui ou ali e devemos aproveitá-los!

A classe de Pioneiro, na seção Saúde e Aptidão Física, item 1, tem o seguinte requisito: “Preparar um programa pessoal de exercícios diários e conversar com seu líder sobre os princípios de aptidão física. Fazer e assinar um compromisso pessoal de realizar exercícios regularmente.” Eis a nossa grande oportunidade!

Bem, os médicos recomendam, pelo menos, 40 minutos de exercícios físicos aeróbicos no mínimo 3 vezes na semana. É o suficiente para a pessoa não ser considerada sedentária. Então, nosso programa de exercícios deve estar nessa faixa.

O ideal é que esse requisito seja ensinado por um professor de educação física, pois além de explicar todas as vantagens do exercício, ele ainda pode fazer um plano de atividades com os garotos e garotas.

Caso isso não seja possível, vamos a algumas dicas: primeiro explique aos juvenis a importância de se fazer o alongamento, antes de iniciar uma atividade física. Vocês podem adotar o seguinte (clique para ampliar):

Leve alguns artigos de revistas ou jornais, mostrando as vantagens de se praticar exercícios físicos, para discutir com eles os princípios de uma prática física regular. Em seguida, monte com eles um programa de atividades, para eles cumprirem por no mínimo 1 mês, lembrando que deve haver 40 minutos de exercícios pelo menos 3 dias na semana. A figura abaixo traz alguns exercícios e a quantidade máxima por semana adaptada para adolescentes (clique para ampliar):

Um fator importante é procurar algum exercício físico que seja atrativo ao desbravador, pois se fazer algo que não gostamos já é ruim, fazer um exercício físico que não gostamos é pior ainda! Para isso, você pode usar um pequeno questionário da revista VEJA, para ajudá-lo.

Aproveite o gancho do requisito para tentar trabalhar com eles algumas especialidades, como Cultura Física, Ciclismo ou Reanimação Cardiopulmonar, que estimulam a prática de exercícios físicos.

Não se esqueçam que este requisito só pode ser assinado após o desbravador ter cumprido no mínimo 1 mês de exercícios regulares, conforme é exigido na classe. Não podemos deixar este requisito de lado e mais uma vez negligenciarmos o desenvolvimento físico dos nossos garotos e garotas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

One thought on “Atividades físicas, para a classe de Pioneiro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *