Tornando a quarentena produtiva

Esses últimos dias não têm sido fáceis: isolamento social, grande parte do comércio, escolas e igrejas está fechada e, consequentemente, as reuniões presenciais do Clube de Desbravadores estão suspensas.

Se você, assim como eu, é um apaixonado pelo Clube de Desbravadores, provavelmente está sentindo falta das reuniões, de poder fazer as atividades com todo o pessoal.

Mas sabemos que nesse momento precisamos respeitar as orientações sobre o isolamento para preservarmos nossa saúde e à das pessoas que amamos. Mas mesmo nesse momento de afastamento, graças à tecnologia, podemos aproveitar o momento para capacitar a equipe do Clube e a nós mesmos.

Nos últimos dias conversando com alguns membros do Clube, percebi que muitos deles eram novos nas suas funções e que outros, mesmo já tendo algum tempo de Clube, tinham dúvidas sobre o funcionamento de coisas simples como cantinho da unidade, como organizar a instrução do cartão, como organizar uma reunião regular e outros assuntos que às vezes sabemos que são importantes, mas não paramos para estudar e apreender a verdadeira importância deles dentro do ministério dos desbravadores.

Pensando nisso, uma boa dica para aproveitamos esses momentos de quarentena, utilizando a tecnologia, é fazermos treinamentos de capacitação com a equipe do Clube.

Uma boa ferramenta para usarmos é o aplicativo ZOOM, nele é possível você fazer reuniões com a equipe por meio de vídeo chamada e até mesmo compartilhar a tela de apresentação de slides, PowerPoint, vídeos e sites para fazer a instrução com a equipe.

Então gostaria de deixar aqui 10 DICAS para fazer essa quarentena para você e sua equipe do Clube mais produtiva:

1 Crie uma rotina no seu dia, tenha um horário para levantar e fazer as refeições regularmente, a falta de uma rotina definida é um dos grandes vilões da procrastinação.

2 Tente fazer um encontro on-line pelo menos uma vez por semana com toda a direção, não precisa ser algo longo.

Nesse encontro aproveite para fazer pequenas instruções de como fazer as atividades básicas do clube: cantinho da unidade, instrução do cartão, ensinar uma nova especialidade, aprender a utilizar os recursos do SGC e etc.

Aqui no Cantinho da Unidade você encontra bastante material que pode lhe ajudar na preparação dessas apresentações, outra excelente fonte de pesquisa é o Manual Administrativo.

3 Faça uma pesquisa com o seu grupo da direção e pergunte qual assunto eles têm mais dúvidas, quais assuntos eles gostariam que fosse abordados e tente preparar materiais e palestras que os ajudem a aprofundar seus conhecimentos nessas áreas.  

Aproveite esses encontros para fortalecer o vínculo com a equipe, destacando a importância de aproveitamos esse tempo para nos capacitarmos para quando for possível retornar as atividades.

4 Ore com seu grupo e pelos desbravadores e por suas famílias. Sabemos que nem todos os desbravadores têm smartphone ou acesso à internet, mas se você for conselheiro e os seus desbravadores tiverem acesso a essas ferramentas, envie uma mensagem para ele, pergunte com ele está, motive-o a permanecer firme nos princípios que ele aprendeu no Clube e coloque-se à disposição dele para conversar, caso ele sinta a necessidade.

5 Aproveite essa quarentena para fazer requisitos do seu cartão e novas especialidades. A maioria das vezes que converso com membros da direção do Clube eles afirmam que não conseguem fazer o cartão ou novas especialidades por falta de tempo. Então aproveite esse momento para se qualificar e colocar suas classes em dia. Existem muitos requisitos que você consegue fazer mesmo estando em casa.

6 Leia o livro do ano do Clube de Desbravadores e coloque sua lista de leitura em dia. Tente sair dessa quarentena tendo lido bons livros.

7 Fortaleça seus momentos de devoção pessoal e estudo da bíblia; sabemos que estamos vivendo os últimos momentos da história desse mundo e precisamos aprender a depender de Deus em todo o momento e estudar Sua palavra, pois nela encontramos orientações que nos ajudam a passar por esses momentos difíceis mantendo firme a esperança.

8 Não gaste todo o seu tempo com atividades de lazer (filmes, séries e jogos), mas deixe tempo para você desenvolver novas habilidades, quem sabe fazer um curso online (existem muitas plataformas gratuitas que oferecem cursos), terminar aquele trabalho da faculdade, estudar aquelas matérias que você vinha acumulando há algum tempo e deixando sempre para depois.

9 Não fique o tempo todo focado no noticiário e vendo somente notícias negativas e de sofrimento. O acúmulo dessas informações pode aumentar o nível da ansiedade e mesmo desenvolver um quadro depressivo. Desconecte-se um pouco também dessas notícias e busque fazer atividades com a família, quem sabe aprender e preparar uma nova receita, ligar para um amigo ou familiar para conversar ou mesmo praticar uma atividade de alongamento e exercícios em casa (tem muitos bons vídeos de dicas de exercícios que é possível fazer mesmo estando em quarentena).

10 Aproveite esse momento para falar aos amigos e familiares, mesmo que virtualmente, que existe uma esperança para o fim de todo o sofrimento humano que é o breve retorno de Cristo, que irá acabar de vez com o primeiro de todos os vírus da humanidade, que é o pecado.

Espero que essas dicas ajudem você e seu Clube a tornar essa quarentena mais produtiva e desenvolver novas habilidades e aprofundar conhecimentos.

Que Deus esteja cuidando de cada um de vocês sempre. Maranata.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 ideias sobre “Tornando a quarentena produtiva

    • Obrigado Gustavo,

      Nós do Cantinho da Unidade ficamos sempre felizes em contribuir com o ministério dos desbravadores.

      Um abraço.

Deixe uma resposta