Planejamento das Classes Regulares

O tempo não pára, nós também não. Fevereiro já chegou e dentro das próximas semanas praticamente todos os Clubes retornarão às atividades. Para iniciarmos as reuniões do Clube com tudo, vamos a algumas dicas para planejarmos o ensino de um importante programa do Clube: as Classes Regulares (para aqueles que são novos no Clube de Desbravadores e ainda não conhecem o programa, clique AQUI).

Bem, antes de tudo temos que definir quais classes irão funcionar. Isso vai depender do número de desbravadores por idade e do número de instrutores disponíveis. O ideal é que todas as 6 classes estivessem em funcionamento, mas essa não é a realidade da maioria dos Clubes. Então, segue uma dica que funcionou muito bem nos Clubes que trabalhei: primeiro devemos ver quantos instrutores teremos disponíveis, vamos supor que 3. Então, dividimos os desbravadores em 3 grupos (10 e 11 anos; 12 e 13 anos e 14 e 15 anos). Assim, o primeiro grupo faria a classe de Amigo, o segundo, Pesquisador e o terceiro, Excursionista.

Notem que em todos os casos alguns desbravadores terão que fazer a classe da idade anterior, até aqui nenhum problema, o que não pode acontecer é os desbravadores fazerem uma classe da idade acima. Ok, mas o que fazemos para não prejudicar esses desbravadores? Simples, no ano seguinte fazemos uma troca: quem tem 11 e 12 faz companheiro, 13 e 14 fazem pioneiro e 15 faz guia. Importante lembrar que precisaremos de mais um instrutor, pois a classe de Amigo é OBRIGATÓRIA em todos os anos, pois sempre teremos novos desbravadores entrando no Clube. A tendência é que a partir do 3º ano trabalhando bem o programa, teremos pelo menos 5 instrutores bem treinados!

O melhor dia para definirmos essa divisão é no primeiro dia de reunião. É complicado tentarmos iniciar o trabalho das classes já nessa reunião, pois não sabemos exatamente quantos desbravadores realmente vão participar do Clube (muitos aparecem para fazer a inscrição na hora!). Então, no final da reunião, fazemos um levantamento de todos os desbravadores e quais as idades de cada um; depois definimos as unidades e quais classes trabalharemos. Pronto! Agora só falta o planejamento…

Na verdade, esse planejamento deve estar pronto pelo menos 1 semana antes de começar as atividades. Os diretores associados, juntamente com os instrutores, deverão montar o planejamento de todas as classes, de acordo com o calendário do Clube e então, depois da segunda reunião, já adotá-los.

Tá, então como preparar esse planejamento? Primeiro temos que pegar o calendário anual do Clube, para sabermos de todos os eventos e programações especiais que o Clube vai participar. Então, pegamos os cartões e distribuímos os requisitos que podem ser cumpridos nesses eventos. Por exemplo, do dia 12 a 15 de novembro haverá um acampamento, então colocamos para essa data todos os requisitos que podemos concluir lá, de acordo com cada classe:

Amigo: Descoberta Espiritual 2 – Decorar um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir. Arte de Acampar 2 – Participar de um Acampamento em que haja, pelo menos, um pernoite. Arte de Acampar 4 – Armar, desarmar, limpar e guardar uma barraca e preparar uma cama de acampamento, com materiais naturais. Arte de Acampar 6 – Aprender os sinais para seguir uma pista. Fazer e seguir uma pista de 2 quilômetros, com no mínimo 10 sinais, que também possa ser seguida por outros. Estudo da Natureza 2 – Conhecer os diferentes métodos para purificar água e demonstrar sua habilidade em construir um abrigo. Em seguida, considerar o significado de Jesus como a água da vida e nosso refúgio. Abrigo. Saúde e Aptidão Física 1 – Utilizando a experiência de Daniel, completar o seguinte: a) Explicar os princípios de temperança que ele defendeu ou participar em uma apresentação/encenação sobre Daniel 1. b) Decorar e explicar Daniel 1:8. c) Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável. Encenação. Saúde e Aptidão Física 3 – Completar a especialidade de Acampamento I. (Parte Prática e Avaliação). Avançado 5 – Demonstrar como assar, ferver e fritar alimentos em um acampamento, ou completar a especialidade de Fogueiras e Cozinha ao Ar Livre. (Parte Prática e Avaliação). Avançado 7 – Começar uma fogueira com apenas um fósforo, usando materiais naturais, e mantê-la acesa. Avançado 8 – Usar corretamente uma faca, facão e uma machadinha e conhecer dez regras para usá-los com segurança.

Companheiro: Descoberta Espiritual 2 – Decorar um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir. Arte de Acampar 2 – Participar em um acampamento de final de semana, e fazer um relatório destacando o que mais lhe impressionou positivamente. Saúde e Aptidão Física 4 – Completar a especialidade de Natação Principiante II ou Acampamento II. (Parte Prática e Avaliação). Desenvolvendo Organização e Liderança 1 – Dirigir ou colaborar em uma meditação criativa para a sua unidade ou Clube. Avançado 9 – Preparar uma refeição sem utensílio de cozinha.

Pesquisador: Descoberta Espiritual 2 – Decorar um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir (o número 4 pode ser de sua própria escolha). Estudo da Natureza 1 – Identificar a estrela Alfa da constelação do Centauro e a constelação de Órion. Conhecer o significado espiritual de Órion, como descrito no livro “Primeiros Escritos, pág. 41”. Visualização. Arte de Acampar 1 – Apresentar seis segredos para um bom acampamento. Participar em um acampamento de final de semana planejando e cozinhando duas refeições. Avançado 8 – Recapitular ou aprender as quatro amarras básicas e construir um móvel de acampamento. Descoberta Espiritual 4 – Conversar com o seu líder e escolher uma das seguintes passagens: João 3 | Nicodemos; João 4 | A mulher samaritana; Lucas 15 | O filho pródigo; Lucas 10 | O bom samaritano; Lucas 19 | Zaqueu. Utilizando a passagem escolhida, mostrar sua compreensão de como Jesus salva as pessoas individualmente usando um dos seguintes métodos: a) Conversar em grupo com o seu líder. b) Apresentar uma mensagem em uma reunião do clube. c) Fazer uma série de cartazes ou uma maquete. d) Escrever uma poesia ou hino. Devocional.

Pioneiro: Descoberta Espiritual 4 – Decorar um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir. Arte de Acampar 1 – Fazer um fogo refletor e demonstrar seu uso.
Arte de Acampar 2 – Participar em um acampamento de final de semana, arrumando de maneira apropriada uma bolsa ou mochila, com equipamento pessoal e alimento suficiente para sua participação. Avançado 7 – Ser capaz de acender uma fogueira num dia de chuva. Saber como conseguir lenha seca e manter o fogo aceso. Demonstrar habilidade em usar corretamente uma machadinha.

Excursionista: Descoberta espiritual 4 – Decorar um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir. Arte de acampar 3 – Completar a especialidade de Vida Silvestre (itens práticos). Avançado 7 – Apresentar pelo menos cinco atividades junto à natureza, que podem ser desenvolvidas nas tardes de sábado. Avançado 8 – Desenvolver um projeto para cinco móveis de acampamento e portal do Clube (Prática).

Guia: Descoberta Espiritual 4 – Decorar um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir. Arte de Acampar 1 – Participar em um acampamento de final de semana e planejar antecipadamente com seu grupo o equipamento que deve ser levado. Arte de Acampar 2 – Planejar e cozinhar, de maneira satisfatória, três refeições ao ar livre. Arte de Acampar 3 – Construir e utilizar um móvel de acampamento em tamanho real, com nós e amarras. Avançado 7 – Projetar três tipos diferentes de abrigo, explicar seu uso e utilizar um deles em um acampamento. Descoberta Espiritual 3 – Ler e resumir três histórias de pioneiros adventistas. Contar estas histórias na reunião do clube, no culto JA, ou na Escola Sabatina. Meditação. Saúde e Aptidão Física 1 – Fazer uma apresentação para alunos do ensino fundamental sobre os oito remédios naturais dados por Deus. (Apresentação).

Um outro exemplo, sábado dia 18 de setembro teremos um projeto comunitário, então:

Amigo: Servindo a Outros 1 – Dedicar pelo menos duas horas, ajudando alguém necessitado em sua comunidade, através de duas das seguintes atividades: a) Visitar alguém que precisa de amizade e orar com essa pessoa; b) Oferecer alimento a alguém carente; c) Participar de um projeto ecológico ou educativo. (Parte 1)

Companheiro: Servindo a Outros 1 – Planejar e dedicar pelo menos duas horas servindo sua comunidade e demonstrando de maneira prática companheirismo para alguém.

Pesquisador: Servido a Outras 2 – Participar em pelo menos três atividades missionárias da igreja. (2ª Atividade)

Pioneiro: Servindo a Outros 1 – Participar em dois projetos comunitários ou missionários conforme definidos por seu clube. (1º projeto).

Excursionista: Servindo a outros 2 – Ajudar a organizar e participar em um projeto comunitário. (Participação).

Guia: Servindo a Outros 1 – Ajudar a organizar e participar em uma das seguintes atividades: a) Fazer uma visita de cortesia a uma pessoa doente; b) Adotar uma pessoa ou família em necessidade e ajudá-los; c) Qualquer outro projeto de sua escolha aprovado por seu líder.

E assim sucessivamente. Depois que você terminar com as datas especiais, distribua os demais requisitos de acordo com as reuniões rotineiras do Clube, a serem trabalhados no momento da instrução. Algumas instruções precisam de mais de uma reunião para serem cumpridas, então precisamos distribuí-las bem. Ao final de cada instrução, é importantíssimo que os instrutores avaliem bem o desempenho dos desbravadores (clique AQUI), para que assim realmente possamos ajudá-los no desenvolvimento intelectual deles.

Os Manuais das Classes, apesar de um pouquinho antigos, ajudam bastante também no planejamento (Clique AQUI).


Nota: este post dá início também a uma outra seção do nosso Cantinho da Unidade, onde teremos aqui todas as semanas algum material ou idéia para ajudá-los na instrução das classes regulares. Não percam! Se alguém tiver algum material e quiser compartilhar conosco, para disponibilizarmos no Blog, faça um comentário abaixo, ou entre em contato com um dos colaboradores: allasouju@gmail.com, evenni@gmail.com ou mateus_mbs@yahoo.com.br.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 ideias sobre “Planejamento das Classes Regulares

  1. OLÁ QUERIDOS AMIGOS DO CANTINHO DA UNIDADE , SOU A ELIANE MARTINS DE RIO PARDO DE MINAS , SOU DIRETORA DO CLUBE PELA PRIMEIRA VEZ, INEXPERIENTE …E UMA DAS IDÉIS Q TIVE PARA CHAMAR MAIS JUVENÍS PARA O NOSSO CLUBE É FAZER UM TRABALHO NAS ESCOLA , MAS GOSTARIA DE TER UM PROGRAMA, BEM BOLADO PARA EXPLICAR O Q VEM A SER OS DESBRAVADORES, E O MODELO DE UM FOLHETO ,OK, ESPERO Q POSSAM ME AJUDAR UM GRANDE ABRAÇO E Q A PAZ DO NOSSO DEUS STEJA DESPRE EM NOSSO FAVOR.

    • Olá Eliane, trabalho com o Clube de Desbravadores a alguns anos e tenho umas idéias a respeito dessas chamadas nas escolas, estou fazendo trabalho semelhante, podemos trocar experiencias.
      netonio@gmail.com (diretor associado do Clube Alpha Centauro – DF, para 2012)

  2. Olá, eu sou vosso irmão daqui de Angola, gosto muito do vosso trabalho. Tem nos ajudado muito a desenvolver os nossos clubes.
    Mas precisamos de apoio em muitas harias, tais como fornecimento de mais de serimonia etc.

  3. Olá pessoal, este ano é meu Primeiro ano de liderança no clube e sou instrutora da classe de pesquisador, e como é a primeira vez eu não sei muita coisa e sexta-feira agora haverá um acampamento e eu vou ter que passar algumas instruções de pesquisador queria a ajuda de vcs será que vcs podem me ajudar?

    • Olá, Naiara, boa noite,

      Bom, está um pouco em cima, não sei se conseguiremos te ajudar tanto. Mas considerando tratar-se de um acampamento, é necessário que você dê atenção aos requisitos que necessitam ser concluídos ao ar livre, por exemplo: Pesquisador de Campo e Bosque 7 e 8 e Arte de acampar 1 e 2.

      Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *