O tempo não pára, nós também não. Fevereiro já chegou e dentro das próximas semanas praticamente todos os Clubes retornarão às atividades. Para iniciarmos as reuniões do Clube com tudo, vamos a algumas dicas para planejarmos o ensino de um importante programa do Clube: as Classes Regulares (para aqueles que são novos no Clube de Desbravadores e ainda não conhecem o programa, clique AQUI).
Bem, antes de tudo temos que definir quais classes irão funcionar. Isso vai depender do número de desbravadores por idade e do número de instrutores disponíveis. O ideal é que todas as 6 classes estivessem em funcionamento, mas essa não é a realidade da maioria dos Clubes. Então, segue uma dica que funcionou muito bem nos Clubes que trabalhei: primeiro devemos ver quantos instrutores teremos disponíveis, vamos supor que 3. Então, dividimos os desbravadores em 3 grupos (10 e 11 anos; 12 e 13 anos e 14 e 15 anos). Assim, o primeiro grupo faria a classe de Amigo, o segundo, Pesquisador e o terceiro, Excursionista.
Notem que em todos os casos alguns desbravadores terão que fazer a classe da idade anterior, até aqui nenhum problema, o que não pode acontecer é os desbravadores fazerem uma classe da idade acima. Ok, mas o que fazemos para não prejudicar esses desbravadores? Simples, no ano seguinte fazemos uma troca: quem tem 11 e 12 faz companheiro, 13 e 14 fazem pioneiro e 15 faz guia. Importante lembrar que precisaremos de mais um instrutor, pois a classe de Amigo é OBRIGATÓRIA em todos os anos, pois sempre teremos novos desbravadores entrando no Clube. A tendência é que a partir do 3º ano trabalhando bem o programa, teremos pelo menos 5 instrutores bem treinados!
O melhor dia para definirmos essa divisão é no primeiro dia de reunião. É complicado tentarmos iniciar o trabalho das classes já nessa reunião, pois não sabemos exatamente quantos desbravadores realmente vão participar do Clube (muitos aparecem para fazer a inscrição na hora!). Então, no final da reunião, fazemos um levantamento de todos os desbravadores e quais as idades de cada um; depois definimos as unidades e quais classes trabalharemos. Pronto! Agora só falta o planejamento…
Na verdade, esse planejamento deve estar pronto pelo menos 1 semana antes de começar as atividades. Os diretores associados, juntamente com os instrutores, deverão montar o planejamento de todas as classes, de acordo com o calendário do Clube e então, depois da segunda reunião, já adotá-los.
Tá, então como preparar esse planejamento? Primeiro temos que pegar o calendário anual do Clube, para sabermos de todos os eventos e programações especiais que o Clube vai participar. Então, pegamos os cartões e distribuímos os requisitos que podem ser cumpridos nesses eventos. Por exemplo, do dia 12 a 15 de novembro haverá um acampamento, então colocamos para essa data todos os requisitos que podemos concluir lá, de acordo com cada classe:
Amigo: Descoberta Espiritual 2 – Decorar um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir. Arte de Acampar 2 – Participar de um Acampamento em que haja, pelo menos, um pernoite. Arte de Acampar 4 – Armar, desarmar, limpar e guardar uma barraca e preparar uma cama de acampamento, com materiais naturais. Arte de Acampar 6 – Aprender os sinais para seguir uma pista. Fazer e seguir uma pista de 2 quilômetros, com no mínimo 10 sinais, que também possa ser seguida por outros. Estudo da Natureza 2 – Conhecer os diferentes métodos para purificar água e demonstrar sua habilidade em construir um abrigo. Em seguida, considerar o significado de Jesus como a água da vida e nosso refúgio. Abrigo. Saúde e Aptidão Física 1 – Utilizando a experiência de Daniel, completar o seguinte: a) Explicar os princípios de temperança que ele defendeu ou participar em uma apresentação/encenação sobre Daniel 1. b) Decorar e explicar Daniel 1:8. c) Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável. Encenação. Saúde e Aptidão Física 3 – Completar a especialidade de Acampamento I. (Parte Prática e Avaliação). Avançado 5 – Demonstrar como assar, ferver e fritar alimentos em um acampamento, ou completar a especialidade de Fogueiras e Cozinha ao Ar Livre. (Parte Prática e Avaliação). Avançado 7 – Começar uma fogueira com apenas um fósforo, usando materiais naturais, e mantê-la acesa. Avançado 8 – Usar corretamente uma faca, facão e uma machadinha e conhecer dez regras para usá-los com segurança.
Companheiro: Descoberta Espiritual 2 – Decorar um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir. Arte de Acampar 2 – Participar em um acampamento de final de semana, e fazer um relatório destacando o que mais lhe impressionou positivamente. Saúde e Aptidão Física 4 – Completar a especialidade de Natação Principiante II ou Acampamento II. (Parte Prática e Avaliação). Desenvolvendo Organização e Liderança 1 – Dirigir ou colaborar em uma meditação criativa para a sua unidade ou Clube. Avançado 9 – Preparar uma refeição sem utensílio de cozinha.
Pesquisador: Descoberta Espiritual 2 – Decorar um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir (o número 4 pode ser de sua própria escolha). Estudo da Natureza 1 – Identificar a estrela Alfa da constelação do Centauro e a constelação de Órion. Conhecer o significado espiritual de Órion, como descrito no livro “Primeiros Escritos, pág. 41”. Visualização. Arte de Acampar 1 – Apresentar seis segredos para um bom acampamento. Participar em um acampamento de final de semana planejando e cozinhando duas refeições. Avançado 8 – Recapitular ou aprender as quatro amarras básicas e construir um móvel de acampamento. Descoberta Espiritual 4 – Conversar com o seu líder e escolher uma das seguintes passagens: João 3 | Nicodemos; João 4 | A mulher samaritana; Lucas 15 | O filho pródigo; Lucas 10 | O bom samaritano; Lucas 19 | Zaqueu. Utilizando a passagem escolhida, mostrar sua compreensão de como Jesus salva as pessoas individualmente usando um dos seguintes métodos: a) Conversar em grupo com o seu líder. b) Apresentar uma mensagem em uma reunião do clube. c) Fazer uma série de cartazes ou uma maquete. d) Escrever uma poesia ou hino. Devocional.
Pioneiro: Descoberta Espiritual 4 – Decorar um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir. Arte de Acampar 1 – Fazer um fogo refletor e demonstrar seu uso.
Arte de Acampar 2 – Participar em um acampamento de final de semana, arrumando de maneira apropriada uma bolsa ou mochila, com equipamento pessoal e alimento suficiente para sua participação. Avançado 7 – Ser capaz de acender uma fogueira num dia de chuva. Saber como conseguir lenha seca e manter o fogo aceso. Demonstrar habilidade em usar corretamente uma machadinha.
Excursionista: Descoberta espiritual 4 – Decorar um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir. Arte de acampar 3 – Completar a especialidade de Vida Silvestre (itens práticos). Avançado 7 – Apresentar pelo menos cinco atividades junto à natureza, que podem ser desenvolvidas nas tardes de sábado. Avançado 8 – Desenvolver um projeto para cinco móveis de acampamento e portal do Clube (Prática).
Guia: Descoberta Espiritual 4 – Decorar um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir. Arte de Acampar 1 – Participar em um acampamento de final de semana e planejar antecipadamente com seu grupo o equipamento que deve ser levado. Arte de Acampar 2 – Planejar e cozinhar, de maneira satisfatória, três refeições ao ar livre. Arte de Acampar 3 – Construir e utilizar um móvel de acampamento em tamanho real, com nós e amarras. Avançado 7 – Projetar três tipos diferentes de abrigo, explicar seu uso e utilizar um deles em um acampamento. Descoberta Espiritual 3 – Ler e resumir três histórias de pioneiros adventistas. Contar estas histórias na reunião do clube, no culto JA, ou na Escola Sabatina. Meditação. Saúde e Aptidão Física 1 – Fazer uma apresentação para alunos do ensino fundamental sobre os oito remédios naturais dados por Deus. (Apresentação).
Um outro exemplo, sábado dia 18 de setembro teremos um projeto comunitário, então:
Amigo: Servindo a Outros 1 – Dedicar pelo menos duas horas, ajudando alguém necessitado em sua comunidade, através de duas das seguintes atividades: a) Visitar alguém que precisa de amizade e orar com essa pessoa; b) Oferecer alimento a alguém carente; c) Participar de um projeto ecológico ou educativo. (Parte 1)
Companheiro: Servindo a Outros 1 – Planejar e dedicar pelo menos duas horas servindo sua comunidade e demonstrando de maneira prática companheirismo para alguém.
Pesquisador: Servido a Outras 2 – Participar em pelo menos três atividades missionárias da igreja. (2ª Atividade)
Pioneiro: Servindo a Outros 1 – Participar em dois projetos comunitários ou missionários conforme definidos por seu clube. (1º projeto).
Excursionista: Servindo a outros 2 – Ajudar a organizar e participar em um projeto comunitário. (Participação).
Guia: Servindo a Outros 1 – Ajudar a organizar e participar em uma das seguintes atividades: a) Fazer uma visita de cortesia a uma pessoa doente; b) Adotar uma pessoa ou família em necessidade e ajudá-los; c) Qualquer outro projeto de sua escolha aprovado por seu líder.
E assim sucessivamente. Depois que você terminar com as datas especiais, distribua os demais requisitos de acordo com as reuniões rotineiras do Clube, a serem trabalhados no momento da instrução. Algumas instruções precisam de mais de uma reunião para serem cumpridas, então precisamos distribuí-las bem. Ao final de cada instrução, é importantíssimo que os instrutores avaliem bem o desempenho dos desbravadores (clique AQUI), para que assim realmente possamos ajudá-los no desenvolvimento intelectual deles.
Os Manuais das Classes, apesar de um pouquinho antigos, ajudam bastante também no planejamento (Clique AQUI).
—
Nota: este post dá início também a uma outra seção do nosso Cantinho da Unidade, onde teremos aqui todas as semanas algum material ou idéia para ajudá-los na instrução das classes regulares. Não percam! Se alguém tiver algum material e quiser compartilhar conosco, para disponibilizarmos no Blog, faça um comentário abaixo, ou entre em contato com um dos colaboradores: allasouju@gmail.com, evenni@gmail.com ou mateus_mbs@yahoo.com.br.
Ola, nao sei se o blog ainda esta ativo….mas gostaria de saber se vcs teriam algum tipo de planilha deste planejamento pra unidade? Se nao tiverem e alguem sabe montar uma planilha neste modelo aki e poder fazer e me disponibilizar….serei muito grato….meu primeiro ano como concelheiro e as coisas nao vem funcionando na unidade devido eu nao saber me organizar….presizo muito disto…..podem me ajudar?
Se preferir entrar em contato atravez do meu watsapp segue abaixo….
038997384090
Atenciosamente: Douglas Ramos
Boa noite, Douglas,
Em relação ao Cantinho da Unidade, não temos exatamente uma planilha ou esquema pronto para planejamento para unidades. Mas temos algumas postagens que podem te ajudar a fazer um bom trabalho com seus desbravadores.
O cantinho da unidade: http://cantinhodaunidade.com.br/o-cantinho-da-unidade/
O que fazer nos primeiro cantinhos da unidade do ano: http://cantinhodaunidade.com.br/o-que-fazer-nos-primeiros-cantinhos-da-unidade-do-ano/
Uma sugestão do que fazer na unidade é ver com os desbravadores o que eles mais gostam de fazer, anotar as sugestões e a partir disso fazer um planejamento equilibrado de físico, mental e espiritual.
Se precisar de alguma ajuda específica, pode entrar em contato comigo por e-mail: mateuscampos.teus@gmail.com
Um abraço
Olá pessoal, este ano é meu Primeiro ano de liderança no clube e sou instrutora da classe de pesquisador, e como é a primeira vez eu não sei muita coisa e sexta-feira agora haverá um acampamento e eu vou ter que passar algumas instruções de pesquisador queria a ajuda de vcs será que vcs podem me ajudar?
Olá, Naiara, boa noite,
Bom, está um pouco em cima, não sei se conseguiremos te ajudar tanto. Mas considerando tratar-se de um acampamento, é necessário que você dê atenção aos requisitos que necessitam ser concluídos ao ar livre, por exemplo: Pesquisador de Campo e Bosque 7 e 8 e Arte de acampar 1 e 2.
Um abraço.
Olá, eu sou vosso irmão daqui de Angola, gosto muito do vosso trabalho. Tem nos ajudado muito a desenvolver os nossos clubes.
Mas precisamos de apoio em muitas harias, tais como fornecimento de mais de serimonia etc.
Olá Alberto,
Gostaria de saber, qual o modo correto de avaliar uma especialidade ?
Olá, Dimas,
Confira, por favor, este post, contém diversas formas de avaliação:
http://cantinhodaunidade.com.br/avaliacao-de-especialidades/
Um abraço.
Oi, Eliane, bom dia!
Entramos em contato via email, ok? Precisando, é só entrar em contato!
Um abraço.
eu keria saber um nome de abrigo ki ñ seja taipiri nem poncho
OLÁ QUERIDOS AMIGOS DO CANTINHO DA UNIDADE , SOU A ELIANE MARTINS DE RIO PARDO DE MINAS , SOU DIRETORA DO CLUBE PELA PRIMEIRA VEZ, INEXPERIENTE …E UMA DAS IDÉIS Q TIVE PARA CHAMAR MAIS JUVENÍS PARA O NOSSO CLUBE É FAZER UM TRABALHO NAS ESCOLA , MAS GOSTARIA DE TER UM PROGRAMA, BEM BOLADO PARA EXPLICAR O Q VEM A SER OS DESBRAVADORES, E O MODELO DE UM FOLHETO ,OK, ESPERO Q POSSAM ME AJUDAR UM GRANDE ABRAÇO E Q A PAZ DO NOSSO DEUS STEJA DESPRE EM NOSSO FAVOR.
Olá Eliane, trabalho com o Clube de Desbravadores a alguns anos e tenho umas idéias a respeito dessas chamadas nas escolas, estou fazendo trabalho semelhante, podemos trocar experiencias.
netonio@gmail.com (diretor associado do Clube Alpha Centauro – DF, para 2012)