O cantinho da unidade

Bem, há algum tempo acho que estou devendo este post para vocês, afinal, vocês entram no Cantinho da Unidade todo dia e não encontram nada para o cantinho da unidade! Em dezembro, já demos uma pincelada nos posts Sistema de Unidade – parte 1 e Sistema de Unidades – parte 2, mas agora vamos nos aprofundar mais nesse momento tão importante das reuniões dos Clubes, que inspirou o nome do nosso Blog.

Este é um momento muito especial na reunião do clube e NUNCA pode faltar. O Clube deve destinar em torno de 40 minutos para esta atividade e os Conselheiros devem estar preparados para desempenharem as suas funções.

Mas realmente o que fazer no cantinho da unidade?

O cantinho da unidade é o momento mais especial da relação entre o conselheiro e os desbravadores, então um excelente meio para impressionar os garotos nos caminhos de Deus. O conselheiro deve usar a sua criatividade para tornar esse momento o mais atrativo possível, pois os desbravadores precisam acordar aos domingos loucos para irem logo para o Clube, para não perderem o cantinho da unidade.

A princípio pode parecer difícil, mas para ajudar, seguem algumas dicas do que pode/deve ser feito:

Primeiro temos que ter em mente que o cantinho da unidade não é o momento para se cumprir as classes, senão é instrução de classes e não cantinho. Não sobraria tempo para as atividades que devem ser desenvolvidas… O que o conselheiro pode/deve fazer é acompanhar o andamento das classes de cada desbravador, ajudando-os a cumprir os requisitos que precisarem.

Claro que nada impede que uma especialidade ou um requisito, como as discussões, leitura de livros, etc., sejam feitos dentro do cantinho, mas não pode ser a rotina dos Clubes.

Para deixar o cantinho mais interessante e agradável para o desbravador, o conselheiro pode trazer filmes, jogos, caça-palavras, curiosidades, gincanas, um brinde para sortear. Estes já são itens que se bem administrados já se tem cantinho pronto para todo o ano, cabendo ao Conselheiro usar o bom senso para controlar as atividades.

Por exemplo, o conselheiro pode escolher um bom filme, como Mãos Talentosas, para assistir com eles. Claro que não vai dar para assistir tudo num dia só, mas ele pode dividi-lo para umas 3 reuniões, como costuma acontecer nas escolas, rs.

Outro ponto a se fazer é repassar o programa da unidade, combinando com os desbravadores os momentos sociais da unidade como noite do pijama, pizzada, sorvetada, torneio esportivo, acampamento da unidade. A unidade é livre para organizar os seus eventos, mas temos que lembrar que antes precisamos combinar as datas com o diretor do Clube.

Também devem ser agendadas visitas aos pais, para que estes estejam cientes das atividades que os filhos deles estão participando e para que vocês possam fazer um acompanhamento mais pessoal dos desbravadores. Sem contar que as visitas deixarão os pais muito felizes, por saber que o Clube realmente se importa com os filhos deles.

Agora uma coisa que não pode faltar NUNCA é a meditação. Por mais que o Clube faça a meditação geral, no primeiro momento da reunião, a meditação dentro do cantinho da unidade é ainda mais importante, pois assim os desbravadores se sentirão mais à vontade para participar e também para solucionar dúvidas. Assim eles terão um crescimento espiritual ainda mais completo.

É também dentro do cantinho da unidade que ensinamos aos desbravadores as coisas básicas de Clube, como os ideais, o hino dos desbravadores, o grito de guerra do Clube, como apresentar a unidade, ordem unida… É função do conselheiro transformar os seus garotos em excelentes desbravadores, ensinando tudo o que eles precisam para que possam desenvolver bem as suas atividades.

Outro item a ser cumprido é incentivar a leitura do ano bíblico e do livro do ano. Essa é uma tarefa bastante difícil, em outro post trataremos mais a respeito, com dicas e idéias para ajudá-los.

E, por último, não menos importante, é no cantinho da unidade onde temos a maior liberdade para trabalhar o sistema de méritos. Aquela famosa “chamada” já faz parte deste sistema. Mas não precisamos nos limitar a isso, pois outros itens têm um peso muito grande também e precisam ser levados em conta.

Amigos, aqui foram algumas idéias, se vocês têm alguma outra sugestão, por favor, entre em contato conosco.

62 Comments

62 thoughts on “O cantinho da unidade

  1. OLÁ SOU LÍDER DBV E AMO ESSE MINISTÉRIO,
    GOSTEI MUITO DO BLOG EM GERAL
    E DESTA EXPLANÇÃO DO CANTINHO DE UNIDADE
    REALMENTE É UM MOMENTO MUITO GOSTOSO NA REUNIÃO DO CLUBE!

    • Olá, Jerferson,

      Obrigado pelas palavras de apoio ao nosso Cantinho! Deus seja louvado por esse ministério tão gostoso! =)

      Estamos trabalhando em um projeto novo sobre Cantinho da Unidade, fique ligado que dentro em breve começaremos a postar a respeito…

      Um abraço.

  2. cara,muito legal e criativo esse seu empreendimento.creio q sta ajudando muitos novos lideres no processo de administração de dos clubes,o Senhor o abençôe!

    • Olá, neto,

      Obrigado pelo apoio. Ficamos muito felizes em saber que estamos cumprindo com a nossa missão! Deus seja louvado pelos resultados deste trabalho.

      Seja sempre bem-vindo.

      Um abraço e fique com Deus!

  3. Ola pessoal da organização do blog. Esse ano eu pensei em algo que pode motivar os Desbravadores principalmente os mais novinhos .. sabe aquele dinherinho que crianças usam para brincar? vou fazer esse programa na minha unidade. para cada tarefa cumprida paga p eles uma serta qantia e no final do semestre nos oferecemos uma fera com varias artigos para eles comprarem c esses dinherinho! vc precisa saber a quantia exata que passou para kd Desbravador. e como vc vai comprar as coisas? 1 vez por mes pessa a ele uns 2 reais e um pouco do seu bolso! Espero que ajude.

  4. HAHAHAHAHA
    amei mto Cantinho da unidade estava sem ideias,para o q passar na minha primeira reuniao com conselheira.
    Q Deus ilumine meus passos e q Tudo seja de acordo com a vontade de Deus

  5. tive pensando e não encontrei uma coisa
    um espaço para coordenadores distritais e regionais materiais para esse público especifico idéias treinamentos, modelos de relatorios algo que una os coordenadores de todo Brasil etc para trabalharem no campo com os clubes.
    fica a dica para o cantinho de unidade

    • Douglas,
      Já iniciamos uma seção com materiais para esse público. Por exemplo, já publicamos uma grade horária sugestiva de um curso de treinamento e algumas aulas em powerpoint também.
      Ainda estamos trabalhando em outros materiais, com o tempo iremos publicando.
      Um abraço.

  6. Ola Boa Noite. Gostaria muito de vos parabenizar por este site com conteúdos tao rico. Que Deus vos abençoe e continuem com esse maravilhoso trabalho, pois ajudara muito com os nossos clubes.

    • Olá, Nicolau,
      Muito obrigado pelas palavras de apoio. É um prazer servir a este ministério, por isso sempre nos dedicamos a melhorar nossos materiais, para ajudar ainda mais aos Clubes.
      Seja sempre bem-vindo ao nosso Cantinho.
      Um abraço.

  7. Boa Tarde
    Vcs Alberto tem FB, pois gostaria que se possível ver com vc se tem como vc compartilhar o material em PowerPoint?

    Sds
    Dorail

  8. ola boa noite sou conselheira a pouco tempo estou apredendo com voces manda mais dica para meu cantinho da minha unidade

    • Olá, Marluce,
      Ficamos imensamente felizes por saber que estamos conseguindo ajudar os Clubes. O que você precisa exatamente que você ainda não encontrou no nosso Cantinho? Daí trabalharemos em cima disso.
      Um abraço.

  9. Olá

    Estou iniciando um clube e as dúvidas estão a mil !!
    Gostaria de saber claramente o que é uma unidade? O que se faz na unidade ? A formação é por idade ou sexo ?
    Por exemplo, se eu tivesse 05 crianças para cada classe, respeitando as idades, eu teria 06 unidades ou juntaria as meninas e meninos de todas as classes e teria 02 unidades ?

    Tem as atividades das classes, das especialidades e pra que servem as unidades ? Apenas para união entre as crianças ?

    Aguardo e parabéns pelo blog, está sendo muito útil.

    • Olá, Benoni,
      Primeiramente, Deus o abençoe no início desse ministério com o seu Clube! O trabalho é difícil, mas gratificante.
      Estou te passando alguns links por email, de materiais que respondem a várias das suas perguntas. Daí você dá uma olhadinha e fica mais fácil tirarmos as novas dúvidas depois, ok?
      Um abraço.

  10. Olá, sou Líder de DBV e já vos contactei uma vez, lembra? Disse-vos que teclava de Angola e gostava que me ajudassem com um material pro clube. Obrigado pela força que me destes e quero dizer que tudo está dando certo. Reestruturamos o Clube e o seu novo nome é “Diamantes do Rei”. Também já temos o uniforme de actividades, encomendado lá do Brasil e participamos regularmente dos programas da nossa Associação… Que Deus vos ajude…

    • Olá, Elizeu,
      Deus seja louvado, amigo! É um prazer servir a este ministério e uma honra poder saber que estamos cumprindo com os nossos ideais.
      Deus os abençoe ricamente! “Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono”. Apocalipse 3:21
      Forte abraço.

  11. Olá… Queria parabenizar vocês pelo belo trabalho que fazem. Ajuda a muitos inclusive a mim que estou começando como diretor de clube. Que Deus abenções vocês e que continuem com esse ótimo trabalho.

  12. Amado, você tem alum material sobre psicologia e sobre como lidar com situações de tensão e questões comportamentais dos adolescentes. Como resolver situações stressantes etc.

  13. OI PESSOAL DO CANTINHO DA UNIDADE! ME AJUDEM! RSRS… COLOQUEM ALGUMA COISA SOBRE A CERIMONIA DE ENVESTIDURA DE LIDER! PRINCIPALMENTE O SERMAO QUE DEVE SER PREGADO! COM URGENCIA! OBRIGADO E FIQUEM COM DEUS.

    • Olá, Elias,

      A investidura em líder é competência da Associação/Missão. Desta forma, somente pode ser realizada fora de um evento oficial, caso seja autorizado por ela. No novo manual administrativo traz alguns modelos e ideiais para investiduras em geral. Assim, é só adaptar à investidura de líder. Mais uma vez, por ser responsabilidade do Campo, sugiro que você entre em contato com o seu departamental para que ele o ajude na cerimônia e sermão.

      Um abraço.

  14. Muito Bom Eu Gostei! Eu Vou Aplicar No Nosso Clube Coyote No Qual Sou Diretor, Obrigado Pelas Dicas, Que o Nosso Bom DEUS Nos Ajude e Nos Abençoe, Hoje e Sempre, Amém!.

  15. olha e meu primeiro ano como conselheiro to tentando de tudo mas ele nao querem mi obeçer nao sei si e porque eles tem 10 anos ou e porque nao sao adventista quero sal alguma ajuda para que eles mi respeie e deixe o cantinho da unidade legal para trabalhar serio no que realmente interessa mais quando eu peso silençio ele nao fazem o que posso faser para que ele escute o que eu tenho a dizer e que possamos serbom amigos e uma boa unidade?

    • Olá, Matheus,

      Esse é um ponto muito difícil de conseguirmos orientar à distância… É necessário avaliar se você está cumprindo adequadamente o programa do Cantinho, se você mesmo é um exemplo em dedicação, comportamento, uniforme, horários, disciplina, vida espiritual, etc. Caso tudo esteja ok, veja com o seu diretor associado e/ou o diretor que te auxiliem, para que consigas identificar o que está dando errado.

      Um abraço.

  16. e que estava lendo num dos posts e vi que o clube de acordo trabalhava ou fosse para campori ganhava pontos mas nao sei explicar direito com são. e tambem gostaria de saber se um casal lideres de desbravadores podem dormir junto ja que são conjuges

    • Boa noite, Ana Carla,

      Talvez era algum post sobre ranking ou sobre campori. Nestes casos, o Campo formula, no início do ano, um manual contendo o mínimo que cada Clube deve fazer, para manter o cumprimento adequado do programa. A pontuação é atribuída apenas para incentivar que os Clubes façam aquilo. Porém, nem todos os Campos adotam esse método.

      Sobre dormir junto, copio abaixo a resposta que o Mateus deu a outro leitor:

      “Podem, mas nem sempre é conveniente. Existe um aspecto nessa questão que precisa ser analisado com bom senso: as funções de cada um dos cônjuges no Clube. Por exemplo, se algum dos dois for Conselheiro ou Conselheiro Associado de alguma Unidade, é preferível que esteja acampado na área da Unidade.”

      Um abraço.

  17. Gostei muito do post, me ajudou bastante, eu sou oficialmente secretaria da unidade desde uns 4 dias atrás, então isso tá me ajudando muito!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *