FAQ – Perguntas Frequentes

Sabe aquelas perguntas simples que a gente tem dúvida e não sabe onde achar? Ou que para achar a gente precisa procurar numa apostila ou num livro imenso?

No caso dos desbravadores pode ser ainda pior, pois temos uma carência muito grande de materiais e manuais.

Pois é, pensando nisso resolvemos fazer um post com as principais dúvidas [e respostas, claro, rs] que as pessoas possam ter sobre o Clube de Desbravadores. Se sua dúvida não for listada abaixo é só enviar por email ou comentar abaixo, que respondemos para você!

1. O que é preciso para se iniciar um Clube de Desbravadores?

Como o Clube é um departamento da Igreja, ele precisa ser votado na Comissão. A Igreja deve procurar o regional (ou distrital) para informar o interesse em fundar o Clube e também para pedir a devida ajuda. Na Comissão, é preciso votar o funcionamento do Clube, o diretor e os associados e a sugestão de 3 nomes, na ordem de preferência. Depois o regional vai levar a cópia da ata da Comissão para a Associação. O departamental vai analisar os nomes e definir qual deles será o nome oficial. O Clube será registrado na Associação. Em seguida, a Comissão da Igreja deve votar novamente a aprovação do Clube, agora já com o nome definido!

2. Na minha Igreja tem poucos juvenis na idade de participar do Clube, mesmo assim posso fundar um Clube?

Deve! Esse é o objetivo do Clube, trazer novos juvenis para a Igreja. O Clube não é restrito apenas para os membros da Igreja, deve ser um instrumento de salvação a toda a comunidade. Então, vá nas escolas e convide os alunos para participarem do seu Clube, com o tempo sua Igreja terá muitos outros juvenis! Para saber mais sobre como aumentar o número de desbravadores do seu Clube, clique AQUI.

3. Na minha Igreja não tem ninguém que conheça o Clube de Desbravadores e nem sabemos por onde começar, o que devemos fazer?

Esse é o “problema” mais fácil de ser resolvido. Procure o Ministério de Desbravadores da sua Associação e confira se o treinamento básico de diretoria já aconteceu. Caso já tenha passado da data, procure o seu regional, ele é o responsável por ministrar esses cursos na sua região. O curso é a base para você iniciar os seus trabalhos, aprender a liderar o Clube mesmo, só na prática…

4. Acabamos de fundar um Clube novo, o que devemos fazer nas reuniões?

Existem muitas atividades a serem desenvolvidas durante as reuniões, principalmente o cantinho da unidade, as classes, especialidades e civismo. Esse foi um dos primeiros assuntos que tratamos aqui no blog, confira: AQUI e AQUI.

5. Todo pastor é líder investido?

Não. Todos que desejam ser investidos em líder precisam concluir a classe de líder. O que acontece é que em alguns cursos [de teologia] existe uma matéria sobre desbravadores, o que é um empurrãozinho para eles fazerem a classe. Mas eles precisam terminar todos os requisitos e serem investidos numa cerimônia igual você e eu fomos. Existe também um cartão específico para eles, assim como existe o de regionais.

6. Quando entra um desbravador novo no meu Clube, que classe ele deve fazer?

Ele deve cumprir a classe da idade dele, independente se tem ou não as outras anteriores. Antigamente o sistema era progressivo, você sempre iniciava em Amigo, porém, foi visto que não era o melhor para o desenvolvimento das crianças. Infelizmente alguns Clubes ainda adotam esse sistema de classes progressivas, mas esta prática está errada.

7. Quem pode fazer a entrega de lenços?

De preferência o conselheiro do desbravador ou os líderes do Clube, porém, os pais ou padrinhos do desbravador também podem entregar-lhe o lenço, mesmo que não sejam desbravadores.

8. Quem pode fazer a investidura das classes?

A investidura em uma classe deve sempre ser autorizada pelo regional. Somente os líderes investidos (ou o diretor do Clube, quando não houver nenhum líder investido no Clube) podem investir os desbravadores.

9. Se um desbravador completa 16 anos e ainda não concluiu todas as classes, ele pode terminar as que estão faltando ou iniciar as classes agrupadas?

Esse era um assunto muito complicado em alguns Campos, pois muitos diziam que após os 16 anos era proibido concluir as classes uma a uma. Porém, com a publicação do Manual Administrativo, temos bem claro que o membro da direção pode escolher o que for melhor para ele. Ainda, é importante ressaltar que o cartão de agrupadas atual não dá direito à investidura em líder, apenas nas classes regulares e avançadas. E este é um ponto que dificulta um pouco, pois ele só pode ser investido após concluir tudo, inclusive os requisitos das classes avançadas. Assim, fazer uma a uma as classes regulares pode empolgar mais, até porque ele pode ser investido em cada uma tão logo tiver concluído.

10. Quem pode assinar o cartão das classes?

Confira AQUI.

11. Qual a idade mínima para a investidura nas classes?

Para as classes regulares e avançadas, a idade correspondente aos cartões (Amigo – 10, Companheiro – 11, Pesquisador – 12, Pioneiro – 13, Excursionista – 14, Guia – 15). Para a classe de Líder 18 anos. Já máster e máster avançado não há uma idade mínima para ser investido, apenas para iniciar a classe: máster 18 e máster avançado 20.

12. Um desbravador pode fazer mais de uma classe por ano? Qual o máximo?

Pode, desde que ele tenha a idade mínima delas. Na verdade não existe um máximo de classes por ano, o que importa é a qualidade do cumprimento delas, o que vai depender de cada um, mas a média de 2 por ano se adéqua à maioria dos desbravadores. Mas conheço um grande líder (máster avançado, um dos melhores que conheço) que com 15 anos (quando ele entrou no Clube) concluiu 5 classes!

13. O que é o Clube do Livro Juvenil?

Esse é um requisito exigido em todas as classes. Todos os anos a Casa Publicadora Brasileira edita um livro para os juvenis. Esse deve ser o livro lido por todos os desbravadores. Mas se é só um, porque se chama Clube do Livro? Antigamente, eram 3 livros, por isso o nome, hoje [infelizmente] é apenas um! [lamentamos o retrocesso, mas…].

14. Como concluir uma especialidade? Quem pode assiná-la?

Para se concluir qualquer especialidade, o desbravador precisa cumprir TODOS os requisitos do manual. Elas podem ser instruídas por qualquer líder ou profissional da área, mesmo que não seja adventista. Existem muitos métodos de avaliação (clique AQUI), mas o próprio instrutor pode avaliar. Em seguida, elas precisam ser validadas pelo regional.

15. O Clube de Desbravadores é igual em todo o mundo?

Não! O funcionamento varia de acordo com cada Divisão. O uniforme, as insígnias, o lenço e até a idade alvo mudam. Em alguns lugares, até mesmo o hino é diferente. O modelo adotado pela Divisão Sul Americana é bem próximo ao original, praticado pela Divisão Norte Americana.

16. O dia mundial dos desbravadores é realmente mundial?

Não! Apesar do nome sugerir, o dia é comemorado em diferentes datas, de acordo com a Divisão [quem será que deu esse nome? rs]. Em alguns lugares, como na Divisão Norte Americana é chamado apenas de Dia dos Desbravadores (Pathfinders Day).

Com a publicação do novo Manual Administrativo do Clube de Desbravadores, houve a transferência da comemoração do Dia do Desbravador de abril para setembro. O objetivo é alinhar-se ao propósito da Associação Geral de definir um dia do ano em que todos deveriam comemorar o dia do desbravador. Porém, apesar de ser uma proposta para dia mundial, nem todas as regiões do mundo seguem, como era o nosso próprio caso, que comemorava em um dia distinto…

17. Existe um padrão de ordem unida adotado em toda a Divisão?

Mais ou menos. A Divisão ainda não tem um manual oficial de ordem unida, porém recomenda o uso do Manual de Campanha C 22-5 do Exército Brasileiro. Acontece que como não existe essa regulamentação, muitos Clubes acabam inventando muitos comandos… Os principais comandos [de acordo com o Manual do Exército] você encontra AQUI.

Também com a publicação do novo Manual Administrativo do Clube de Desbravadores, a Divisão Sul-Americana definiu os comandos básicos de ordem unida, de forma a adotar um padrão próprio. Mas este é apenas um pródomo de um possível manual oficial, que não sabemos se existirá um dia…

18. O que são as especialidades regionais?

A princípio seriam especialidades que fossem produzidas na nossa própria Divisão, adaptadas à nossa realidade… O que infelizmente não é verdade. A maioria são especialidades traduzidas de outras Divisões, como: arte de fazer esteiras (Divisão do Sul do Pacífico), cuidado de bebês (Divisão Euro-Africana), arte de trançar (Associação Geral), agricultura de subsistência (Divisão do Sul do Pacífico)…

Com a revisão do Manual de Especialidades, essa área foi extinta e as especialidades foram alocadas em suas respectivas áreas.

19. Uma pessoa pode dar a instrução de uma especialidade, mesmo sem tê-la?

Sim, desde que ela tenha domínio sobre aquele assunto. Nestes casos, mesmo pessoas que não sejam do Clube ou que não sejam adventistas podem dar a instrução.

20. Uma pessoa pode ser instrutora de uma classe, mesmo sem a ter concluído?

Em condições ideais não, pois a ideia é que toda a direção seja investida em líder. Porém, não há nenhum impedimento.

Atualizado em 8/2/16.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

67 thoughts on “FAQ – Perguntas Frequentes

  1. Prezado Irmão Alberto, a USEB já tem um Manual de Ordem Unida dos Desbravadores, que pode ser adquirido pelo site da USEB; Já vem até com um DVD para melhores esclarecimentos.

    • Olá, Cícero,
      Já tivemos a oportunidade de ver este manual que você está se referindo. Porém, ele não é um material oficial da DSA, portanto, ainda devemos seguir a norma geral, usar como padrão o Manual do Exército.
      Um abraço.

    • Olá, Shayane,
      No item 17 tem um link para um post que traz exatamente os conceitos básicos da ordem unida. Lá você encontrará o que está procurando.
      Um abraço.

  2. Idéia para o crescimento dos clubes em toda Região.
    Realizamos todos os anos a olimpíada dos desbravadores, com média de 1000 pessoas assistindo os jogos.
    Para participar tem que ser membro ativo do clube e ter concluído a classe bíblica ou realizando. A Rede Record tem feito as coberturas dos eventos e policia toca o hino nacional e desbravadores. Isso tem crescido o número de crianças pois eles querem participar porém tem que tá dentro das regras e dá nossa filosofia. Fica aqui registrado essa idéia que exige dedicação da coordenação; porém o resultado final são batismos em toda região.

  3. OLÁ TUDO BEM GOSTARIA DE UMA INFORMAÇÃO!

    GOSTARIA DE SABER QUAIS SÃO AS MEDIDAS DA BANDEIRA DO CLUBE A BANDEIRA LOCAL?

    OBRIGADO !!!! ABRAÇO

    • A única coisa que deve ser observada é que nenhuma das bandeiras deve ser maior que a Bandeira Nacional. O tamanho mais encontrado para a Bandeira Nacional é de 128 cm (comprimento) x 90 cm (largura).

      Um abraço.

  4. Gostaria de saber como se faz para inscrever meu clube na associação local. Bem é que já perguntei a muitos aqui na minha região, mas não souberam me responder. E no site da Associação Sul do Pará não diz nada sobre isso. Existe um padrão para se fazer isso? Desde já agradeço se obtiver uma resposta. Continuem com esse excelente trabalho! 🙂

    • Olá, Junior,

      O Clube de Líderes ainda não é um programa oficial da Igreja e, desta forma, carece de materiais. Porém, adota-se o padrão do Clube de Desbravadores, 16 anos, quando ele deixa de ser desbravador e passa a ser membro da direção.

      Um abraço.

  5. O que fazer com desbravadores que não são batizados, mas que estão acima dos 16 anos de idade e querem permanecer no clube ou nas unidades?

    • Boa tarde, Adalberto,

      Essa é uma situação muito complicada. O programa do Clube de Desbravadores é para crianças de 10 a 15 anos, independente de religião. Porém, a partir dos 16 anos, temos um aspirante, que faz parte da direção do Clube. Estes devem ser adventistas. Mas enfim, o que fazer?

      Infelizmente, não temos um programa solidificado, estruturado e funcionante na Igreja para adolescentes acima de 15 anos, como temos para os menores [Aventureiros e Desbravadores]. Caso tivéssemos, esse jovem seria encaminhado a esse programa, que daria continuidade aos trabalhos do Clube. Mas, em sua falta, não podemos perder aquele menino e menina que amam o Clube e ainda não são adventistas.

      Se eles querem ficar no Clube, significa que realmente amam o departamento. Então essa é a oportunidade de pegar firme com eles em relação a um estudo bíblico. Crie uma classe bíblica especial para eles e se dedique ao máximo nessa tarefa. Faça o seu melhor, de forma que o aspirante realmente aprenda as preciosas verdades da Bíblia e as aceite. Não faça uma coisa by lava-jato… faça com calma, de forma abrangente e reflexiva, para que a decisão tomada seja sincera, e não apenas para continuar no Clube. Inclusive, você jamais deve dizer a ele que existe essa condicionalidade…

      Neste espaço de tempo, deixe-o participando de algumas atividades com os instrutores e mesmo com os conselheiros, sempre supervisionado.

      Ao final do estudo, avalie a resposta dele. Caso aceite o apelo, ótimo! Uma alma para Cristo e um novo líder para o Clube! Caso ele não aceite, infelizmente não poderá continuar sendo membro regular… poderá participar de algumas atividades especiais e ajudar a instruir assuntos específicos… Caso haja uma sociedade de jovens que funcione de verdade, leve-o a ela e jamais desista de alcançá-lo para Cristo.

      Mas, como disse acima, se ele ama tanto o Clube assim, há grandes chances de o projeto ter êxito, com a ajuda do Espírito Santo!

      Ficaremos felizes em saber o desenrolar dessa história… então, mais à frente, conte-nos como foi o projeto, ok?

      Um abraço.

    • Olá, Oscar,

      Conforme p. 41 do Regulamento de Uniformes, é usado pela diretoria. E conforme o Manual Administrativo, a diretoria é composta pelo diretor, pelos associados e pelo secretário. Obviamente que todos os cargos acima do de diretor também podem usar, como o pastor distrital, os regionais/distritais, a secretária do Campo e os departamentais.

      Um abraço.

  6. minha a pergunta é a seguinte. como devo preparar minha especialidade digitada? tem normas de letra, fonte, tamanho da letra?

  7. Boom eu gostaria de saber se em uma unidade realmente o numero de pessoas deve ser so de6pessoas mesmo, porque no meu clube, agente sempre teve poucas meninas. E agora começou a vir um poico mais, ao todo ficamos em 8. Entao gostaria de saber como agente deve fazer, porq se fizer duas unidades vai ficar muito poucas as meninas para cada unidade. E como tem um camponi proximo agente gostaria de alguma ideia

    • Olá, Ana Maria,

      Na verdade, antes da edição deste manual, o número de desbravadores variava de 4 a 8. Acredito ter sido algum erro na edição, pois também não concordamos com ser 6. Neste caso, você tem duas opções: ou dividir a unidade em 2 de 4, considerando a faixa etária aproximada ou tentar conseguir mais desbravadoras para o seu Clube. Veja AQUI algumas dicas.

      Um abraço.

  8. UMA LÍDER INVESTIDO,QUE ESTA A MAIS DE 2 ANOS FORA DE ATIVIDADES DE CLUBES,MAS ESTA RETORNANDO AS ATIVIDADES O QUE ELE FAZ PARA USAR O LENÇO NOVAMENTE,ELE TEM TODO O MATERIAL EM CASA.
    OBS: ELE NUNCA SAIU DOS PRINCIPIOS DA IGREJA

    • Olá, Thiago,

      As especificações estão detalhadas no novo cartão de líder. É necessário cumprir alguns requisitos no período de 1 ano. Após aprovação, já pode voltar a usar o lenço de líder sem necessidade de uma nova investidura.

      Um abraço.

  9. Uma ex adventista retornando aos caminhos ficando 4 anos fora .. Precisa fazer as agrupadas de novo mesmo tendo os relatórios..

    • Olá, Rafael,

      As classes regulares, uma vez concluídas, mesmo que por agrupadas, não necessitam de revalidação. A classe de líder sim. É necessário cumprir os requisitos especificados na introdução do cartão de líder no período de 1 ano e, após aprovação, passar por nova investidura.

      Um abraço.

  10. Oi …
    Quero saber se,um membro estando afastado da igreja por dois anos,pode usar o uniforme completo normalmente,principalmente a questão do lenço, ou vai ter que passar por nova investidura?
    Ótimo trabalho do site.Parabéns.

    • Olá, Rosy,

      Essa é uma pergunta bem interessante, precisamos nos atentar em alguns pontos:

      1. Qualquer desbravador, independente de religião, pode usar todo o uniforme, inclusive lenço e insígnias de classes/especialidades, desde que seja membro ativo e regular.

      2. Acima de 16 anos, somente podem ser membros da direção os membros batizados e em situação regular com a Igreja. Assim, quem está afastado, não pode participar na direção de um Clube de Desbravadores e, portanto, não pode usar o uniforme de gala.

      3. Caso o membro da direção que estava afastado retornar e regularizar sua situação eclesiástica, ele pode já começar a usar seu uniforme com lenço de desbravador e as insígnias de classes/especialidades que tinha, desde que também esteja ativo no Clube. Se ele era líder, é necessário revalidar a investidura, através das orientações que você encontra no cartão de líder, na parte introdutória.

      Obrigado pelo apoio =D

      Um abraço.

  11. Realizei a classe de líderes em 1993, sempre estive envolvida nas atividades da igreja, sendo membra ativa…inclusive estava atuando há um ano e meio atrás como secretária do clube de aventureiros, agora meu filho será admitido como um desbravador, gostaria muito de colocar o lenço nele…porque parece tão difícil eu realizar esse sonho pela minha igreja, sendo que atuo em outros departamentos?
    Tenho certificado e tudo, mas a direção não tem demostrado interesse em me autorizar.
    A quem devo procurar?
    Só não atuo ativamente na equipe por excesso de pessoas já envolvida.
    Posso colocar o lenço no meu filho?

    • Olá, Valdirene,

      Na verdade, mesmo não sendo membro do Clube ou da igreja, você pode colocar o lenço no seu filho! Você pode mostrar para a liderança o texto do Manual Administrativo do Clube de Desbravadores, p. 178: “A entrega do lenço pode ser feita por um padrinho do Desbravador, como os pais, ou pelos Conselheiros, que devem ser preferencialmente membros do Clube e estarem com o uniforme de gala”.

      Então, mesmo não sendo do Clube, você já está autorizada a fazer a entrega.

      Um abraço.

  12. Olá, gostaria de saber qual a orientação no caso do membro de um clube não frequentar a mesma igreja local que o clube?
    Ex: Eu sou da IASD X, e o clube que eu participo é da IASD Y

    • Olá, Jonatas,

      Você está se referindo a desbravadores ou membros da direção? De qualquer forma, a restrição é apenas em relação aos membros da diretoria que são eleitos pela Comissão da Igreja (diretor e associados). Mas, ainda assim, dependendo da situação, é possível conversar com o pastor de ambas as igrejas (às vezes é o mesmo pastor) e verificar a possibilidade.

      Um abraço.

    • Olá, Leandro, boa noite,

      Assim como para todas as classes e especialidades, é necessário cumprir 100% dos requisitos para ser investido/condecorado.

      Um abraço.

  13. Tenho que cumprir 100% dos requisitos do caryao de lider para ser investidos ou existe um percentual

    • Olá, Zenaide, boa tarde,

      Não há uma regulamentação a esse respeito. Porém, é necessário que haja um número mínimo adequado de pessoas para o Clube ser atrativo e interessante. É necessário, pensando na direção, ter pelo menos: 1 diretor, 1 diretor associado, 1 diretora associada, conselheiros e instrutores em número suficiente para as unidades. Com exceção de conselheiro e instrutor, não é recomendado que nenhum destes cargos seja acumulado.

      Com relação às unidades, o mínimo de 4 crianças em cada unidade (apesar de o manual falar em 6) é necessário, pois menos que isso pode tornar as atividades muito desinteressantes. Já vi clubes funcionarem muito bem com 4 unidades: 2 masculinas e 2 femininas (10-12 e 13-15).

      Um abraço.

    • Olá, Jas, boa tarde,

      Sim, é possível entrar para o Clube já na direção. Entre em contato com o diretor e veja com ele o que você pode fazer. Se não tiver nenhum curso acontecendo no momento no Campo ou região, veja com algum veterano para ir te ajudando a entender como funciona.

      Um abraço.

  14. Boa tarde caro amigo! Tenho 19 anos, estou ativo no clube estou fazendo a classe de pioneiro. Só que tem requisitos que eu realizei a dois anos atraz , outros estou fazendo agora, eu fiz mas não esta assinado. Existe um tempo definido para fazer uma classe? Espero ansiosamente. Parabéns pelo belíssimo trabalho.

    • Olá, Fábio, boa noite,

      Sim, conforme o Manual Administrativo do Clube, a validade da classe é de 2 anos, após tê-la iniciado. Passado este período, é necessário reiniciar os requisitos/relatórios.

      Obrigado pelas palavras =D

      Um abraço.

  15. Um lider que sai da igreja e deixa de usar o lenço depois que volta para o clube e rebatiza pode voltar a usar o lenço?

    • Olá, Alessandro,

      Em se tratando do lenço de desbravador, não é necessário nem mesmo ser da igreja para poder usá-lo (crianças de 10 a 15 anos). Já os membros da direção, ao saírem da igreja, devem deixar de usá-lo, considerando que não mais fazem parte do Clube. Tão logo retornem (com rebatismo, se for o caso), podem usá-lo novamente sem necessidade de uma nova investidura.

      Um abraço.

  16. Uma pessoa que não é adventista do sétimo dia pode fazer parte da liderança de um clube de desbravadores (usar o uniforme de camisa branca e continuar no clube) mesmo que não exercendo nenhuma atividade/função na diretoria ou nas unidades, apenas acompanhando? Seja qual for a resposta, qual a fundamentação?

    • Olá, Josias,

      O Clube de Desbravadores é um movimento desenvolvido para o público de juvenis e adolescentes de 10 a 15 anos. Os desbravadores podem ser de qualquer religião, bem como classe social, raça, cor, etc. Porém, membros acima de 16 anos são da direção do Clube, ocupando os cargos conforme elencado na seção 3 (Administração e Planejamento) do Manual Administrativo do Clube de Desbravadores (2013). Nesta seção, ao elencar as funções e perfil de cada um dos membros da direção, em apenas um caso cita que é possível não ser adventista: “Os instrutores não são apenas pessoas do Clube, eles podem ser convidados para ministrar matéria específica, como nós, natação, habilidades manuais, etc. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, artesãos e profissionais de saúde são instituições e pessoas que geralmente aceitam de bom grado ajudar o Clube. Nesses casos, eles nem precisam ser adventistas, mas precisam ser chamados somente com a autorização do diretor“.

      No Manual Administrativo não há previsão de membros que não possuam cargos. Assim, não existe aquele que está apenas acompanhando.

      Um abraço.

  17. Ola sou Antony e estou em um clube não sou investido mas ja fiz todos os requisitos logo sera minha investidura, mas tem desbravadores que me perguntam se pode usar o lenço oficial sem ser investido e outros falam que pode usar se vc mesmo colocar pode faz isso

    • Olá, Antony, boa noite,

      Primeiro, parabéns por ter entrado em um Clube de Desbravadores. Foi a melhor coisa que já me aconteceu na vida!

      O lenço oficial somente pode ser usado após uma cerimônia de admissão. Então, você deve esperar a cerimônia para poder passar a usá-lo, ok?

      Um abraço.

  18. Boa Tarde gostaria de saber se o diretor do clube pode me tirar do cargo de conselheira da minha unidade é colocar outra nova no lugar? Pois entrou uma menina nova no clube e ela foi pro acampamento de lideres e eu nem sabia que iria ter esse acampamento. Tem chance de ele me tirar do cargo tenho 19 anos .

    • Bom dia, Larissa,

      Na verdade quem define e faz mudanças no quadro de conselheiros do Clube é a Comissão Executiva, que é presidida pelo diretor do Clube, conforme pág. 82 do Manual Administrativo.

      Um abraço.

    • Olá, Anônimo,

      O torça, conforme página 41 do Regulamento de Uniformes, é usado apenas pela diretoria. E a diretoria, conforme p. 82 do Manual Administrativo, é formada pelo diretor, diretores associados, secretário e pastor. Assim, os conselheiros não podem usar o torçal, a menos que também exerçam um destes outros cargos.

      Um abraço.

  19. Olá gostaria de saber se posso fazer alguns relatorios de especialidades por conta própria baseado em certas atividades que cumpri durante o dia-a-dia pq existem certas atividades simples que podem ser feitas.

    • Olá, Juliana, boa noite,

      Pode sim! Você deve escolher algum líder do seu Clube para te acompanhar nesse processo. Tal permissão encontra-se no Manual Administrativo, p. 118:

      “Além das especialidades ensinadas pelo Clube, um desbravador pode também, de acordo com seus interesses e habilidades, cumprir especialidades sozinho. Nestes casos, o Clube deve indicar alguém capacitado para avaliá-lo, que deve seguir os critérios de avaliação descritos neste manual”.

      Um abraço.

  20. Sou desbravador a pouco tempo, gostaria de saber se eu posso fazer por exemplo a especialidade de acampamento 3 sem antes ter feito nem a 1 nem a 2 ??

    • Bom dia, Ezequiel,

      Sim, é possível. As especialidades que exigem outra como pré-requisito sempre têm essa especificação como um dos requisitos (ou mesmo pré-requisito).

      Um abraço.

  21. Olá Alberto!
    Sou instrutor de Classes do meu Clube e, entre a direção surgiu uma dúvida, um desbravador não admitido, porém que frequenta regularmente as reuniões do Clube pode ou não cumprir os requisitos da classe referente a sua idade???

    • Bom dia, Pedro,

      Qual o motivo deste desbravador não ter sido admitido ainda? É apenas pela questão do tempo? Porque geralmente a admissão ocorre em maio do ano, até mesmo para dar o tempo exigido pelo cartão Nosso Clube. Nestes casos, porém, não há nenhum empecilho/restrição para o cumprimento das classes.

      Um abraço.

    • Boa tarde, Süh Dbv,

      O pré-requisito 1, item a) pede o seguinte: “Ter no mínimo 16 anos completos para iniciar a classe e, no mínimo, 18 anos completos para a investidura.”
      Ou seja, você só pode iniciar a classe de Líder após completar 16 anos.

      Um abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *