Na classe de Pioneiro, seção Desenvolvendo Organização e Liderança, requisito 2 temos o seguinte: “Participar de uma atividade social”. Este deve ser um dos requisitos mais legais deles cumprirem!
Apesar do requisito pedir apenas para participar, seria muito mais interessante que os desbravadores organizem a atividade, até mesmo porque o requisito está na seção Organização e Liderança e não na seção Desenvolvendo Amizade! É aí que entra você, instrutor.
É claro que um garoto de 13 anos [provavelmente] não tenha condições de planejar uma atividade dessas sozinho, menos ainda com mais 3 ou mais colegas da mesma idade. Mas você sim! A ideia é que você faça o planejamento junto com eles, delegando responsabilidades para eles.
Bem, então voltamos aos princípios básicos do planejamento. Ao planejar QUALQUER atividade, precisamos ter em mente e responder às seguintes questões:
O que queremos? (Focar idéias)
Por que fazer? (Focar objetivos)
Quando fazer? (datas)
Onde fazer? (Local e infra-estrutura)
Como fazer? (Forma, mecanismos, recursos)
Público? (Características, acomodações)
Quanto? (Entradas e saídas, retorno)
Claro que as respostas vão ser diferentes para cada uma das atividades. Então, anote aí algumas dicas de atividades e depois vamos a um exemplo: noite do pijama, social na Igreja, domingo esportivo ou mesmo algum campeonato esportivo, gincana beneficente, pizzada, sorvetada, assistir algum filme, passeio ciclístico, jogos (como Imagem e Ação, Pista, etc.)…
Então, para o exemplo, vamos usar o campeonato esportivo.
O que queremos? (Focar idéias). Fazer um campeonato de futebol (por favor, que seja o esporte favorito da unidade, ok?!) para a recreação dos desbravadores e integração entre eles.
Por que fazer? (Focar objetivos). Incentivar os desbravadores a praticarem esportes, promover a integração e o desenvolvimento físico deles.
Quando fazer? (datas). Em 4 domingos à tarde, das 14h00min às 18h00min. [não se esqueçam de verificar a agenda da Igreja, disponibilidade dos desbravadores e NÃO SE ESQUEÇAM de comunicar aos pais!].
Onde fazer? (Local e infra-estrutura). Na quadra do bairro ou na escola, ou na rua, etc. Se for em algum lugar privado, verificar com antecedência a agenda do local, para reservar para vocês.
Como fazer? (Forma, mecanismos, recursos). Aqui você precisa definir as regras do campeonato, as premiações, a formação dos times, a escala… Quais materiais serão necessários? Com quem devo conversar para dar tudo certo? Ao final dessa etapa, tudo tem que estar definido e todos cientes de como vai ser.
Público? (Características, acomodações). Quantos desbravadores da sua unidade vão participar? Você vai convidar outras unidades ou os colegas deles? Não se esqueçam de fazer os convites com antecedência e deixar claro a todos as regras do jogo!
Quanto? (Entradas e saídas, retorno). Listar tudo o que será gasto para a atividade. Muitas delas não terão custos, outras podem ter pequenos custos, como lanche, por exemplo. Neste caso, se alguém já tiver a bola e vocês jogarem em algum lugar público ou cedido, vocês só gastarão se servirem algo para comer depois.
Agora que tudo está pronto, é só aproveitar bem a atividade bem planejada de vocês! Depois da atividade, é fundamental fazer a avaliação dela com os desbravadores, conferir se tudo ocorreu conforme o planejado, quais foram os pontos positivos, os negativos e o que precisa melhorar. Talvez essa seja a parte mais importante para o desenvolvimento deles.
O sucesso dependerá proporcionalmente ao planejamento realizado, não se esqueçam. Se for mal feita [planejada], lembre-se que somente os seus desbravadores serão prejudicados! Não vale a pena arriscar, né?
Ok