Guia

GERAIScartao_guia_frente.indd

1 – Ter, no mínimo, 15 anos de idade.

2 – Ser membro ativo do Clube de Desbravadores.

Ser membro ativo do Clube de Desbravadores

3 – Memorizar e explicar o Voto de Fidelidade à Bíblia.

Ideais do Clube de Desbravadores

4 – Ler o livro do Clube de Leitura Juvenil do ano em curso e resumi-lo em uma página

5 – Ler um livro sobre a história da Igreja Adventista, com destaque especial para a realidade de seu país.

6 – Ler o livro Nossa Herança.

II. DESCOBERTA ESPIRITUAL

1 – Memorizar e demonstrar o seu conhecimento:

a) As 3 Mensagens Angélicas: Reveladas no texto de Apoc. 14:6-12.

b) 7 Igrejas: O nome das igrejas do Apocalipse.

c) Pedras preciosas: Quais as pedras preciosas dos 12 fundamentos da Cidade Santa – A nova Jerusalém.

2 – Ler e explicar os versos abaixo:

  • I Cor. 13
  • II Cron. 7:14
  • Apoc. 22:18-20
  • II Tim. 4:6-7
  • Rom. 8:38-39
  • Mateus 6:33-34

Fazendo o cartão sem seus desbravadores perceberem

3 – Descrever os dons espirituais mencionados nos escritos de Paulo (Coríntios, Efésios, Filipenses) e para que a igreja recebe estes dons.

Dons espirituais

4 – Estudar a estrutura e serviço do santuário no Antigo Testamento e relacionar com o ministério pessoal de Jesus e a cruz.

Serviço do Santuário

Santuário (preparando a instrução)

5 – Ler e resumir três histórias de pioneiros adventistas. Contar estas histórias na reunião do clube, no culto JA ou na Escola Sabatina.

Pioneiros adventistas

6 – Leitura bíblica:

  • At 9:1-31
  • At 9:32-43
  • At 10
  • At 11
  • At 12
  • At 13
  • At 14
  • At 16
  • At 17:1-15
  • At 17:16-34
  • At 18
  • At 19:1-22
  • At 19:23-41
  • At 20
  • At 21:17-40; 22:1-16
  • At 23
  • At 24
  • At 25
  • At 26
  • At 27
  • At 28
  • Rm 12
  • Rm 13, 14
  • 1 Co 13
  • 2 Co 5:11-21
  • 2 Co 11:16-33; 12:1-10
  • Gl 5:16-26; 6:1-10
  • Ef 5:1-21
  • Ef 6
  • Fp 4
  • Cl 3
  • 1 Ts 4:13-18
  • 1 Ts 5
  • 2 Ts 2, 3
  • 1 Tm 4:6-16
  • 1 Tm 5:1-16; 6:11-21
  • 2 Tm 2
  • 2 Tm 3
  • Fm
  • Hb 11
  • Tg 1
  • Tg 3
  • Tg 5:7-20
  • 1 Pe 1
  • 1 Pe 5:1-11
  • 2 Pe 3
  • 1 Jo 2
  • 1 Jo 3
  • 1 Jo 4
  • 1 Jo 5
  • Jd 1:17-25
  • Ap 1
  • Ap 2
  • Ap 3
  • Ap 7:9-17
  • Ap 12
  • Ap 13
  • Ap 14
  • Ap 19
  • Ap 20
  • Ap 21

III. SERVINDO A OUTROS

1 – Ajudar a organizar e participar de uma das seguintes atividades:

a) Fazer uma visita de cortesia a uma pessoa doente.

b) Adotar uma pessoa ou família em necessidade e ajudá-los.

c) Um projeto de sua escolha aprovado por seu líder.

2 – Discutir com sua unidade os métodos de evangelismo pessoal e colocar alguns princípios em prática.

IV. DESENVOLVENDO AMIZADE

1 – Assistir a uma palestra ou aula e examinar suas atitudes em relação a dois dos seguintes temas:

a) A importância da escolha profissional.

b) Como se relacionar com os pais.

c) A escolha da pessoa certa para namorar.

d) O plano de Deus para o sexo.

V. SAÚDE E APTIDÃO

1 – Fazer uma apresentação, para os alunos do ensino fundamental, sobre os oito remédios naturais dados por Deus.

Os 8 remédios naturais

2 – Completar uma das seguintes atividades:

a) Escrever uma poesia ou artigo sobre saúde para ser divulgado em uma revista, boletim ou jornal da igreja.

b) Individualmente ou em grupo, organizar e participar de uma corrida ou atividade similar e apresentar com antecedência um programa de treinamento físico para este evento.

c) Ler as páginas 102-125 do livro Temperança, de Ellen White, e apresentar em uma página ou mais, 10 textos selecionados da leitura.

d) Completar a especialidade de Nutrição ou liderar um grupo para a especialidade de Cultura física.

VI. ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA

1 – Preparar um organograma da estrutura administrativa da Igreja Adventista em sua Divisão.

Organograma

2 – Participar em um dos itens abaixo:

a) Curso para conselheiros

b) Convenção de liderança da Associação/Missão

c) 6 reuniões de diretoria do seu clube

3 – Planejar e ensinar, no mínimo, dois requisitos de uma especialidade para um grupo ou unidade de desbravadores.

VII. ESTUDO DA NATUREZA

1 – Ler o capítulo 7 do livro O Desejado de Todas as Nações sobre a infância de Jesus. Apresentar para um grupo, clube ou unidade as lições encontradas, demonstrando a importância que o estudo da natureza exerceu na educação e ministério de Jesus.

A infância de Jesus

2 – Completar uma das seguintes especialidades:

a) Ecologia.

Especialidade de Ecologia: aprendendo a pesquisar

b) Conservação ambiental.

Especialidade de Conservação ambiental: aprendendo a pesquisar

VIII. ARTE DE ACAMPAR

1 – Participar com sua unidade de um acampamento com estrutura de pioneiria, planejar o que deve ser levado e o que vai acontecer neste acampamento.

2 – Planejar, preparar e cozinhar três refeições ao ar livre.

3 – Construir e utilizar um móvel de acampamento em tamanho real, com nós e amarras.

Amarras

4 – Completar uma especialidade, não realizada anteriormente, que possa ser contada para um dos Mestrados a seguir:

a) Aquática

b) Esportes

c) Atividades Recreativas

d) Vida Campestre

IX. ESTILO DE VIDA

1 – Completar uma especialidade, não realizada anteriormente, em uma das seguintes áreas:

a) Atividades Recreativas

Atividades recreativas

b) Ciência e Saúde

Ciência e saúde

c) Habilidades Domésticas

d) Atividades Profissionais

Atividades profissionais

X. CLASSE AVANÇADA – GUIA DE EXPLORAÇÃO

1 – Completar a especialidade de Mordomia.

2 – Ler o livro O Maior Discurso de Cristo e escrever uma página sobre o efeito da leitura em sua vida.

3 – Cumprir um dos seguintes itens:

a) Trazer dois amigos para assistir a duas diferentes reuniões da igreja.

b) Ajudar a planejar e participar de, no mínimo, quatro domingos em uma série de evangelismo jovem.

4 – Escrever uma página ou apresentar uma palestra de como influenciar amigos para Cristo.

5 – Observar durante o período de dois meses o trabalho dos diáconos, apresentando um relatório detalhado de suas atividades, contendo:

a) Cuidado da propriedade da igreja

b) Cerimônia de lava-pés

c) Cerimônia de batismo

d) Recolhimento dos dízimos e ofertas

6 – Completar o mestrado em Vida Campestre.

7 – Projetar três tipos diferentes de abrigo, explicar seu uso e utilizar um deles em um acampamento.

Como construir abrigos

8 – Assistir a um seminário ou apresentar uma palestra sobre dois dos seguintes temas:

a) Aborto

b) Builling

c) Violência

d) Drogas

e) Doenças sexualmente transmissíveis

9 – Completar a especialidade de Liderança campestre.

10 – Completar a especialidade de Orçamento familiar.

Especialidade de Orçamento familiar: aprendendo a pesquisar

1- Equipe

Comente aqui!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *