Em ecologia aprendemos alguns conceitos básicos para entender melhor o meio ambiente.
Nesta especialidade aprenderemos a diferença entre ecologia e conservação ambiental. Vamos aprender o que significa “morte” de um rio ou lago, quais são os sinais e o que podemos fazer para melhorar as condições dele, para que volte a ter vida.
Vamos descobrir quanto de lixo é produzido em nossa cidade e aprender o que é feito com todo esse lixo. Você vai aprender sobre o processo de purificação da água que chega à sua casa e pesquisar se as fontes de água atuais são suficientes para as necessidades futuras.
Você também vai estudar sobre espécies raras ou em extinção e o que tem sido feito para protegê-las e o que você pode fazer para ajudar.
Estes são os requisitos para compreender mais sobre ecologia e conservação e saber algumas atitudes que podem tornar o nosso planeta mais agradável enquanto aguardamos a Segunda Vinda de Jesus.
- Qual a diferença entre ecologia e conservação ambiental?
- Escrever uma redação de 500 palavras sobre como o aumento da população humana está ameaçando nossa existência na terra.
- O que significa o termo “morte” de um lago ou rio? Há algum lago ou rio em sua região ou cidade, que é classificado como “morto”?
- Realizar uma investigação num pequeno riacho que passe dentro ou perto de sua cidade. Verifique o seguinte:
- Sinais de pureza
- abundância de pequenos peixes
- água visualmente clara, e com odor agradável
- margens do riacho cobertas de vegetação até perto da água
- pequenas quantidades de alga verde na água (de coloração verde claro)
- existência de algumas plantas aquáticas como taboa, erva do campo ou pontedéria
- existência de tartarugas
- existência de lagostins sob as pedras do riacho
- crescimento de ervas daninhas na areia das margens, indicando um nível de água relativamente estável
- Sinais de Deterioração e Morte
- presença de grandes massas de alga azul-verde (coloração verde escuro)
- margens marcadas por nível de água durante as chuvas
- água com odor pútrido
- presença de espuma de detergentes/agentes químicos
- lixo nas margens e dentro da água, perto das margens
- água repleta de sedimentos
- ausência de insetos aquáticos e peixes
- presença de esgoto
- presença de óleo na superfície da água
- ausência de salamandras e rãs sob as pedras do riacho
- depósito ou fábricas jogam resíduos nas águas do riacho
- Sinais de pureza
- Se o seu riacho demonstra alguns dos sinais de deterioração acima, faça alguma coisa para despolui-lo. A maioria das pessoas não pensa muito nestas coisas, e fica satisfeita em cooperar se alguém lhes conscientizar da situação. Organizar um grupo de jovens para ajudá-lo a recolher o lixo das margens do riacho. Conseguir que empresários forneçam caminhões ou pick-ups para ajudar na campanha.
- Fazer uma visita ao depósito de lixo de sua cidade ou bairro, e ver como se lida com o lixo. Descobrir:
- Quantas toneladas de lixo são jogadas diariamente?
- Que tentativas são feitas de reciclar parte deste lixo?
- Parte do lixo é queimada, ou é todo enterrado?
- Qual é o custo, por pessoa, por ano, para lidar com o lixo de sua cidade?
- O que acontece com os carros que não servem mais para nada em sua região?
- Fazer uma visita à usina mais próxima. Desenhar um diagrama detalhado do que acontece ao lixo líquido e sólido, do momento em que entram na usina, até saírem. Em que estado sai o lixo? Há qualquer outra utilidade para este lixo?
- Se possível, visitar uma usina de purificação de água. Construir um diagrama dos passos para a purificação da água, do momento em que entra na usina até sair para ser distribuído em residências e estabelecimentos comerciais. Através da leitura e discussão com funcionários da usina, determinar se as fontes de água do futuro serão suficientes para a demanda.
- Ler e escrever um resumo de um livro sobre questões do meio ambiente.
- O que são espécies raras e em perigo de extinção? Descobrir que esforços estão sendo feitos para proteger tais espécies em sua região. O que você pode fazer para ajudar? Escrever uma redação de 300 – 500 palavras sobre suas idéias.
Logo abaixo estão as alguns sites na internet com informações confiáveis que podem ajudar no estudo desta especialidade. Apesar de confiáveis, alguns deles podem apresentar informações sob a visão evolucionista, expressões como “milhões de anos”, “processos evolutivos”, “ancestrais”, “antepassados”, etc. Desconsiderem essas informações.
- BIODIVERSITAS. Lista da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Disponível em: <http://biodiversitas.org.br/f_ameaca/>. Acesso em: 20 jun. 2011.
- GRISI, B. M. (2000). Glossário de ecologia e ciências ambientais. João Pessoa: Ed. Universitária. Disponível em: <http://www.em.ufop.br/ceamb/petamb/cariboost_files/glossario_20de_20ecologia_20e_20ciencias_20ambientais.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2011.
- INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Vocabulário Básico de Recursos Naturais e Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/vocabulario.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2011.
- PLANETA SUSTENTÁVEL. Manual de Etiqueta Sustentável. Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/manual/>. Acesso em: 13 mar. 2011.
- UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Revista de Ensino de Ciências. Nº 23, p. 27-29. Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/dados/rec/_poluicaoangelicaambrogij.arquivo.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2011.
- UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Programa Educ@r. Ecologia: Ecossistema e Cadeia Alimentar. Disponível em: <http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/glossario.html>. Acesso em: 10 mar. 2011.
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Departamento de Química. Investigando traços de nitrato em águas naturais. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/pdf/experimento7.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2011.
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Área de Educação Química. Poluição do Ar. Disponível em: <http://www.iq.ufrgs.br/aeq/html/publicacoes/matdid/livros/pdf/poluicao.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2011.
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