“E farão um santuário para mim, e eu habitarei no meio deles”. Êxodo 25:8
A compreensão da doutrina do santuário é de fundamental importância para o completo entendimento do plano da redenção. “Há um santuário no céu, o verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem. Nele Cristo ministra em nosso favor, tornando acessíveis aos crentes os benefícios de Seu sacrifício expiatório oferecido uma vez por todas na cruz”. (Nisto Cremos, p. 385).
É por esse motivo que temos na classe de Guia o seguinte requisito: “Estudar a estrutura e serviço do santuário no Antigo Testamento e relacionar com o ministério pessoal de Jesus e a cruz”.
E é exatamente pela importância e complexidade do requisito que precisamos ter um bom plano de instrução, para que o desbravador, de fato, aprenda e assimile o proposto pelo cartão da classe. Para aprender mais sobre a importância do plano de instrução no ensino das classes, clique AQUI.
Caso você tenha sugestões de atividades para nos ajudar, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. Abaixo segue o plano de instrução. Caso prefira, clique AQUI para baixar.
- Objetivos
- Identificar cada compartimento do santuário.
- Identificar cada móvel, dizendo de que material era feito e como apontava para o sacrifício de Jesus.
- Descrever as vestes do sumo sacerdote e estudar em Hebreus 7 e 8 qual é o trabalho de Jesus, hoje, como Sumo Sacerdote.
- Descobrir porque quando Jesus morreu o véu do santuário se rasgou.
- Correlacionar a profecia das 2300 tardes e manhãs com o serviço do santuário terrestre.
- Materiais
- Bíblia.
- Vídeos do Youtube.
- Equipamento para passar os vídeos (computador, caixa de som).
- Capítulo 16 da Revista Princípios – o conteúdo texto deve ser estudado antes do momento da instrução. Deve ser impressa uma cópia para cada desbravador.
- Capítulo 17 da Revista Princípios – o conteúdo texto deve ser estudado antes do momento da instrução. Deve ser impressa uma cópia para cada desbravador.
- Vídeo interessante
- Deus tem um endereço? (Série Princípios) – vídeo de abordagem inicial ao requisito.
- O dia que o mundo não acabou (Série Princípios).
- Trabalhos
- Fazer uma série de cartazes ilustrando todos os cômodos e móveis do santuário, seja por meio de desenhos, colagens ou figuras. Cada cômodo/móvel deve ter em sua descrição o nome, o(s) material(is) utilizado(s) na sua construção e a sua função; ou,
- Montar uma maquete do santuário, representando cada cômodo e móvel.
- Metodologia
- 1º Encontro (50 minutos)
- Atividade introdutória: assistir ao vídeo Deus tem um endereço?.
- Entregar a cópia do texto aos desbravadores e pedir para fazerem o estudo dirigido do tema (última página) no momento da instrução.
- Pedir para lerem o conteúdo em casa, para fixar a matéria.
- Pedir aos desbravadores para fazerem o trabalho 1 ou 2 para trazer no último encontro.
- 2º Encontro (50 minutos)
- Atividade introdutória: realizar uma atividade diagnóstica sobre o conhecimento prévio dos desbravadores sobre o tema, por meio de algumas perguntas ao grupo. Anotar as respostas em um quadro e comparar ao final da aula.
- Usar as perguntas do estudo dirigido, de forma a solidificar as respostas corretas.
- Assistir ao vídeo O dia que o mundo não acabou.
- Entregar a cópia do texto aos desbravadores e pedir para fazerem o estudo dirigido do tema (última página) no momento da instrução.
- Pedir para lerem o conteúdo em casa, para fixar a matéria.
- Conferir com os desbravadores o andamento do trabalho (1 ou 2) e lembrá-los que devem trazê-lo no próximo encontro.
- Atividade introdutória: realizar uma atividade diagnóstica sobre o conhecimento prévio dos desbravadores sobre o tema, por meio de algumas perguntas ao grupo. Anotar as respostas em um quadro e comparar ao final da aula.
- 3º Encontro (50 minutos)
- Atividade introdutória: realizar uma atividade diagnóstica sobre o conhecimento prévio dos desbravadores sobre o tema, por meio de algumas perguntas ao grupo. Anotar as respostas em um quadro e comparar ao final da aula.
- Usar as perguntas do estudo dirigido, de forma a solidificar as respostas corretas.
- Através de um diagrama e da Bíblia, descrever as vestes sacerdotais e explicar aos desbravadores o seu significado.
- Receber os trabalhos.
- Através de estudo dirigido, verificar o aprendizado dos desbravadores.
- Atividade introdutória: realizar uma atividade diagnóstica sobre o conhecimento prévio dos desbravadores sobre o tema, por meio de algumas perguntas ao grupo. Anotar as respostas em um quadro e comparar ao final da aula.
- 1º Encontro (50 minutos)
- Avaliação
- Pedir aos desbravadores para fazerem um relatório das atividades realizadas no caderno de atividades.
- Apresentação do trabalho (1 ou 2)
adorei suas respostas ao santuario vou ultilizalas para fazer no meu clube esta especialidade mano , valeu e até a proxima
Amigo Carlos,
Ficamos muito felizes em saber que estamos ajudando seu Clube. No que precisar da nossa Equipe, é só falar!
Forte abraço!