Testamos

Fogareiro Spark, da Azteq

Recentemente decidi comprar um fogareiro. Li um artigo no Trekking Brasil sobre 3 diferentes tipos de fogareiros (recomendo a leitura). Pelas vantagens e desvantagens apresentadas, optei por um fogareiro de válvula. Feita a escolha pelo tipo, fui pesquisar sobre as opções disponíveis no mercado (no blog Tocandira tem um artigo sobre as características de 4 modelos de marcas diferentes, outra leitura recomendada).

Eu acabei escolhendo o Spark, da Azteq. É o modelo mais compacto, mais leve e mais econômico deles. Não é o mais barato, porém pesquisando bem é possível encontrar ele com uma diferença de preço bem pequena (que no meu caso foi compensada pelo frete que teria que pagar, já que estava comprando uma mochila de camping e o frete foi grátis devido ao preço da mochila).

This slideshow requires JavaScript.

Aqui está a descrição do produto no site da Azteq:

Se você é daqueles que gosta de caminhar levando pouco peso, o Fogareiro Spark da Azteq é ideal para você. Projetado para ser o fogareiro mais compacto do mercado, ele se encaixa perfeitamente no fundo do cartucho TekGas. O estojo de neoprene possui dois prendedores que fixam o Spark dentro do estojo e embaixo do cartucho de gás.

Características:

  • Peso: 87 g
  • Dimensões (aberto): 8,5 x 8,0 cm
  • Dimensões (fechado): 5,5 x 8,5 cm
  • Diâmetro do Fogareiro (suporte para panela): 10,5 cm
  • Diâmetro do Estojo de Neoprene: 11 cm
  • Consumo de Gás: 57 g/h

Recomendações de Uso: Utilize panelas com no máximo 20 cm de diâmetro, dotadas de cabo com isolamento térmico ou similar. Utilize o fogareiro apenas em superfícies planas, evitando o risco de a panela tombar. Evite queimaduras. Não manuseie o queimador e o suporte dobrável durante 10 minutos após o fim do uso.

Atenção: usar apenas ao ar livre. Leia cuidadosamente o manual de instruções antes de usar o Fogareiro Spark. Mantenha o meio ambiente limpo descartando o cartucho em local adequado. Cartucho não incluído.

O equipamento foi testado num acampamento com a diretoria do clube. Utilizamos ele no desjejum do sábado e  do domingo. Como as panelas para preparar o almoço e o jantar eram muito grandes (panelas para 15 pessoas), não tentamos utilizá-lo nessas refeições. Se o grupo fosse menor, acredito que seria possível preparar almoço e jantar também.

O Spark é um fogareiro bem simples de usar, com acendimento e controle da intensidade da chama semelhante ao de um fogão normal, com aquecimento rápido. É uma mão na roda, principalmente quando o tempo para a refeição está curto ou quando a lenha para a fogueira está molhada (existem diversas vantagens na substituição da fogueira pelos fogareiro, veja alguns no post do Trekking Brasil). No acampamento não ventou muito, então não foi possível ver o comportamento do fogareiro com vento. Mas caso houvesse algum problema, é só fazer um protetor de vento para fogareiro ou improvisar um.

É possível encontrar fogareiros a venda em lojas de camping e de pesca, tanto físicas quanto online. Abaixo estão alguns sites em que é possível encontrar diferentes modelos de fogareiros:

1- Mateus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *