Organograma, para a classe de guia

A Classe de Guia é muito especial, pois é uma preparação para a liderança do Clube. Os seus requisitos foram cuidadosamente escolhidos para esse fim. Um deles, na seção Desenvolvendo Organização e Liderança, o requisito 1, diz assim: “Preparar um organograma sobre a estrutura administrativa da Igreja Adventista em sua Divisão”.

O objetivo é ensinar aos desbravadores o funcionamento hierárquico da nossa Igreja, com ênfase ao Departamento Jovem. Mas o mais interessante quando se fala em hierarquia no Clube, é lembrar do significado do nosso triângulo invertido, onde quanto mais alto se está, mais servo deve ser!

Nesse organograma, que é diferente do da classe de Excursionista, deve apresentar todos os níveis de administração da Igreja (Associação Geral, Divisões [que são seções da Associação Geral, não entrando na estrutura hierárquica diretamente], Uniões, Associações / Missões, Regiões, Distritos e Clubes) e o diretor do Departamento de Desbravadores do nível local. Por exemplo, todos precisam saber o nome do líder de Desbravadores da Associação Geral, aqui na América do Sul, da Divisão Sul Americana, e daí por diante, de acordo com a sua União, Associação…

Para facilitar, preparei um arquivo que já tem um esqueleto do organograma, usando como exemplo a Associação Planalto Central (clique AQUI). Um outro modelo que gostei bastante foi o encontrado no blog do Clube Eclipse (imagem acima), Para você encontrar o nome dos líderes dos seus campos, você pode entrar nos sites das Associações, descritos a seguir:

ASSOCIAÇÃO GERAL. http://gcyouthministries.org/ABOUTUS/DivisionYouthDirectors/tabid/171/Default.aspx

UNIÃO CENTRAL BRASILEIRA. http://ucb.adventistas.org/

UNIÃO CENTRO-OESTE BRASILEIRA. http://ucob.adventistas.org/

UNIÃO LESTE BRASILEIRA. http://ulb.adventistas.org/

UNIÃO NORDESTE BRASILEIRA. http://uneb.adventistas.org/

UNIÃO NOROESTE BRASILEIRA. http://unob.adventistas.org/

UNIÃO NORTE BRASILEIRA. http://unb.adventistas.org/

UNIÃO SUDESTE BRASILEIRA: http://useb.adventistas.org/

UNIÃO SUL BRASILEIRA. http://usb.adventistas.org/

UNIÃO ARGENTINA: http://ua.adventistas.org/

UNIÃO BOLIVIANA. http://ub.adventistas.org/

UNIÃO CHILENA. http://uch.adventistas.org/

UNIÃO EQUATORIANA. http://ue.adventistas.org/

UNIÃO PARAGUAIA: http://up.adventistas.org/

UNIÃO PERUANA DO NORTE. http://upn.adventistas.org/

UNIÃO PERUANA DO SUL. http://upsur.adventistas.org/

UNIÃO URUGUAIA. http://uu.adventistas.org/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 thoughts on “Organograma, para a classe de guia

  1. Muitos não sabem mas o Gilbert Cangy ele é lider Mundial do departamento Jovem, e ele possui 2 associados, o Jotanathan Tejel para desbravadores e Aventureiros e outro para Música e Universitários. Outro detalhe é que não se chama Conferência Geral e sim Associação Geral, sendo a conferência realizada a cada 8 anos para a eleição dos novos líderes para o próximo ciclo.

    A Divisão Sulamericana é um seção da Associação Geral em nosso território e não uma parte abaixo na hierarquia. Sendo assim a hierarquia correta para o Ministério Jovem:

    Gilbert Cangy – Líder Ministério Jovem AG
    Jonathan Tejel – Ass. MJ AG / Líder Mundial de Desbravadores e Aventureiros
    Areli Barbosa – Líder do Ministério Jovem da DSA (Desbravadores, Aventureiros, Música e Universitários)

    E assim segue União, Associação e Igreja Local.

    Um detalhe é que o coordenador regional ele é um assistente do coordenador geral dos desbravadores na associação, sendo assim, é como se fosse funcionario da associação, estando assim na mesma linha hierárquica da associação.

    Outro detalhe é que não está descrito a hierarquia interna da igreja e do clube, o qual vem na igreja local, a Comissão da Igreja > Comissão Executiva > Comissão Diretiva > Oficiais (Diretor Associados) > Diretoria (Secretaria, Tesouraria, Capelania, Almoxarife, Instrutores e Conselheiros) e Unidades (Capitão, Secretário, Tesoureiro, Padioleiro, Coord. Recreativo, Coord. de Música, Capelão e Almoxarife).

    É isso…

  2. Oi Átila, valeu pelas dicas. Já fiz as correções.

    Mas seguem algumas observações: A Conferência Geral acontece a cada 5 anos. É interessante mesmo colocar o diretor do Ministério Jovem, no caso, o pr. Gilbert Cangy, porém, o modelo que encontramos no Manual Administrativo, p. 25, elenca o diretor de Desbravadores da Associação Geral, que no caso, é o pr. Jonatan Tejel: “Jonatán Tejel Subirada is the 7th Pathfinder Director of the General Conference of Seventh-day Adventist Church”. (http://gcyouthministries.org/ABOUTUS/MeetTheTeam/tabid/194/Default.aspx).

    Ele é associado do Ministério Jovem mesmo, mas é o diretor mundial dos Desbravadores. O problema, é que essa divisão ocorre apenas na Associação Geral, infelizmente não temos isso nos demais Campos (por enquanto, espero). Logo, para a Divisão e os demais, consideramos o diretor do Ministério Jovem mesmo.

    Quanto aos coordenadores regionais, não considero dessa forma, até porque no meu Campo eles não são considerados como funcionários da Associação e não conheço algum Campo que assim o faça.

    Já a hierarquia interna, não abordei nesse requisito, pois acredito que essa parte é do requisito de Excursionista, sobre preparar um organograma da Igreja Local.

    Um abraço e quaisquer outras observações é só entrar em contato.

    Valeu pela dica mais uma vez.

  3. Alberto,

    Na realidade os regionais, o q eu quis dizer é que eles estão no mesmo nível de hierarquia do Coordenador Geral da Associação, sendo eles representantes da associação em sua região.

    Sobre a Associação Geral, o comentário é pertinente, sendo, pois o mesmo só acontece lá, e nas Divisões não (uma pena), pois 1 só pessoa não tem como dar conta totalmente dos 4 departamentos dentro do ministério, sejamos sinceros, querendo ou não será dada prioridade para alguns e menos para outros.

    Por isso acho correto, como começou acontecer no meu campo, 1 coordenador geral para cada área (desbravadores, clube de jovens e aventureiros) e o pastor fica por conta de música e da gestão dos outros.

  4. Por favor me ajudem, estou cumprindo o cartão mas preciso saber se esses pastores ainda são os mesmos. Alguém pode me dizer se são? Caso não seja, alguém pode me dizer os nomes atuais ou deixar um link em que eu encontre?

    • Boa tarde, Israel,

      No final do post tem o site de todas as Uniões da Divisão Sul-Americana. Neles você encontra o nome dos líderes e também os sites das Associações, para você pesquisar no seu caso específico.

      Um abraço.

    • Boa tarde, Jhonata,

      Conforme dissemos na postagem, os dados podem ser conseguidos acessando os sites dos Campos. O importante é que a estrutura do organograma é a mesma. Só é preciso prestar atenção se o Campo fez a divisão entre Ministério Jovem e Desbravadores ou se não a fez.

      Um abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *