Planejamento anual

O planejamento anual é a base das atividades do Clube de Desbravadores durante o ano. É nele que estarão definidas todas as reuniões, eventos, acampamentos, projetos comunitários, missionários, visitas, confraternizações… Ou seja, através dele, todo o programa do Clube estará definido para um ano.

O momento adequá-do para prepará-lo é exatamente em dezembro, pois os Clubes já estão de férias, já recebemos o calendário do

Campo Local e podemos preparar adequadamente a equipe que irá trabalhar no ano seguinte.Então, como fazer o planejamento anual? Primeiramente precisamos diferenciar agenda de planejamento. Na agenda, estão apenas os eventos relacionados às datas, por exemplo, dia 29 de janeiro – cerimônia de abertura, dia 28 de abril – Dia do Desbravador. No planejamento, precisamos detalhar as atividades daquele dia, com os respectivos responsáveis e locais, por exemplo:

Dia 5 de fevereiro – reunião normal. Escola tal.

8h30min – Abertura da reunião / civismo – diretor do Clube 

8h45min – Cantinho da unidade – conselheiros 

9h30min – Ordem unida – instrutor fulano de tal 

10h00min – Instrução de classes / especialidades – instrutores 

10h50min – Recreação – fulano de tal 

11h20min – Encerramento – diretor do Clube

Mas antes de fazermos o planejamento, precisamos montar a agenda. Essa é a parte mais fácil. Primeiramente você pega a agenda do seu Campo e coloque já no seu calendário todas as datas de eventos. Por exemplo: 27-29 de janeiro – Convenção de Liderança do Ministério Jovem. 7-10 junho – Encontro de líderes de desbravadores. 30 de outubro a 4 de novembro – II Campori de Desbravadores da UCOB. E assim suscetivamente. É necessário verificar também as datas de outros departamentos, para não haver choque de programações.

Após concluir essa parte, reúna a sua liderança (isso inclui toda a diretoria, conselheiros e instrutores). Listem todas as atividades que vocês gostariam de realizar naquele ano: acampamento interno, caminhada, 3 projetos missionários, semana de oração, 4 projetos comunitários, investidura… Caso vocês tenham dúvidas sobre o que deve ser feito em um ano, confiram o Ranking dos Desbravadores. Em seguida, procure na sua agenda datas possíveis para esses eventos. Depois disso, basta escolher as folgas e o restante dos dias serão as reuniões normais.

Agora que vocês já têm a agenda anual, vocês devem partir para a parte do planejamento. Abaixo de cada evento, agora, você deve planejar o que será a atividade, onde e quem é o responsável por ela. Um detalhe importante é planejar até mesmo as reuniões normais, conforme modelo acima.

Em continuidade (provavelmente serão necessárias 2 ou 3 reuniões), vocês farão o planejamento das classes e especialidades (confira AQUI).

Sabemos que existem imprevistos que podem modificar o que planejamos, mas com o planejamento prévio, até mesmo lidar com esses imprevistos se torna mais fácil! Faça o possível para seguirem o que planejaram, para que vocês cumpram com todas as suas metas.

Para facilitar, fizemos um pequeno modelo de agenda abaixo (até o mês de março), com o planejamento de algumas atividades. Não se esqueçam que todas devem ser planejadas!

Janeiro

27-29 – Convenção de Liderança do Ministério Jovem

Local: CATRE

Responsável: Associação Planalto Central

Fevereiro

6 (domingo) – Abertura oficial

13 (domingo) – Reunião Normal

Local: Escola Municipal X

8h30min – Abertura da reunião / civismo – diretor do Clube 

8h45min – Cantinho da unidade – conselheiros 

9h30min – Ordem unida – instrutor fulano de tal 

10h00min – Instrução de classes / especialidades – instrutores 

10h50min – Recreação – fulano de tal 

11h20min – Encerramento – diretor do Clube

19 (sábado) – Reunião Normal 20 (domingo) – Reunião Normal

26 (sábado) – Reunião Normal

27 (domingo) – Reunião Normal

Março

5 a 6 – Folga – Acampamento de Verão

12 (sábado) – Início das Classes Bíblicas

Local: Escola Municipal X

Responsável: Cicrano (capelão)

15h30min – Abertura da reunião/devocional/divisão dos desbravadores – diretor do Clube

16h00min – Explicação do funcionamento da Classe Bíblia e primeira lição – Capelão

16h45min – Dinâmica – Beltrano

17h00min – Encerramento – Diretor do Clube

13 (domingo) – Reunião Normal

19 (sábado) – Reunião Normal

20 (domingo) – Reunião Normal

26 (sábado) – Projeto Comunitário

Local: Bairro Y

Atividade: Distribuição de folhetos de saúde

Responsável: Fulano de Tal

Descrição: Em janeiro, até o dia 31, procurar a Secretaria Municipal de Saúde. Apresentar o Clube de Desbravadores e disponibilizar-se ara trabalhar para a comunidade. Informar-se dos projetos desenvolvidos no âmbito da saúde e solicitar material para participar de um projeto na data marcada.

27 (domingo) – Reunião Normal 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 thoughts on “Planejamento anual

  1. Alberto,como vamos fazer reunião normal aos sábados? já pensamos em fazer aqui no clube mas muitos disseram que não seria correto. Então,as reuniões normais dos sábados podem ser só as atividades missionárias,projetos comunitários,ano bíblico etc?

    • Oi, Thales,

      As reuniões de sábado são bem mais simples e mais curtas. Geralmente duram de 1h30min a 2h00min. Geralmente começam às 15h00min e vão até o horário do Culto JA. OBS.: Elas NUNCA devem entrar no horário do culto JA.

      No caso, a principal atividade é a classe bíblica, que deve ser feita em grupos pequenos, separados por faixas etárias e nível de conhecimento. Quanto mais específico o grupo, melhor será o aproveitamento.

      Apesar de ser difícil, é um ideal a ser alcançado, pois a classe bíblica é o que prepara os garotos para o batismo e para um estilo de vida adventista correto.

      Depois da classe bíblica, os projetos comunitários/missionários vêm em segundo lugar. Além deles, as atividades espirituais das classes e especialidades.

      Com isso, você já ocupa praticamente todos os sábados do ano!

      Um abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *