Especialidade de Insetos: aprendendo a pesquisar

Esta especialidade é uma fascinante introdução ao estudo dos insetos.

Você aprenderá as características distintivas dos insetos e a admirar a diversidade de seu mundo. Você vai entender como eles são classificados em várias ordens.

Existem várias espécies de insetos, como vespas, abelhas, formigas, cigarras, percevejos, bichos-pau, cupins, piolhos, moscas, mosquitos, gafanhotos, besouros, entre outros.

Existem insetos “bons” e insetos “maus”.Nesta especialidade você terá a chance de identificar, pelo menos, 20 espécies por conta própria. Divirta-se!

Para receber a especialidade de Insetos é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  1. Quais são as principais características dos insetos?
  2. Fazer um dos seguintes (mariposas e borboletas não serão aceitas nesta especialidade):
    1. Montar uma coleção de insetos com 20 espécies diferentes, contendo espécies de, pelo menos, 6 ordens diferentes. Sob cada espécime colocar uma etiqueta contendo: local de coleta, data de coleta e nome do coletor. Em outra etiqueta, que deve ser colocada abaixo da primeira, identificar a ordem e a família de cada espécime coletado. (Ao cumprir este requisito, esteja certo de não estar infringindo nenhuma lei de seu país).
    2. Fazer desenhos ou pinturas coloridas de 20 espécies de insetos, contendo espécies de, pelo menos, 6 ordens diferentes. Os desenhos ou pinturas precisam ser do tamanho natural ou maior, para mostrar os detalhes de pequenos insetos e em coloração natural. Identificar a ordem e a família dos espécimes retratados.
    3. Tirar fotografias de 20 espécies de insetos, contendo espécies de, pelo menos, 6 ordens diferentes. Cada imagem deve estar em foco e devidamente identificada, contendo local e data onde a foto foi tirada e ordem e família do espécime fotografado.
  3. Dar o nome de 5 espécies de insetos benéficos e que benefícios eles trazem.
  4. Dar o nome de 5 espécies de insetos prejudiciais, que prejuízos eles causam e explicar como controlá-los.
  5. Citar 3 exemplos de insetos que podem ser considerados tanto benéficos quanto prejudiciais.
  6. Contar 2 histórias bíblicas nas quais os insetos tiveram um papel importante.

Para ajudar no requisito 2, leia também Especialidades de Estudo da Natureza, coleções e legislação ambiental.

Logo abaixo estão as alguns sites na internet com informações confiáveis que podem ajudar no estudo desta especialidade.Apesar de confiáveis, alguns deles podem apresentar informações sob a visão evolucionista, expressões como “milhões de anos”, “processos evolutivos”, “ancestrais”, “antepassados”, etc. Desconsiderem essas informações.

Caso você tenha uma indicação de fonte, nos deixe um comentário ou envie um e-mail.

1- Mateus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 ideias sobre “Especialidade de Insetos: aprendendo a pesquisar

  1. Boa noite Mateus, me explique um coisa. Como pretende fazer uma introdução ao estudos dos insetos e ao mesmo tempo desconsiderar a visão evolutiva desses animais? Se for ampliar os seus estudos à Artrópodes como irá explicar suas características em comuns, porém em classes diferentes?

    Att, Sidcley.

    • É simples Sidcley. Nós criacionistas temos a visão de que não ocorre ou ocorreu macroevolução e sim micro evolução, ou seja, apenas uma variação entre as espécies, sem perca ou adição de estruturas apêndices ou funções. A nossa visão é que todos os seres podem ter características em comuns e ser agrupados segundo essas características como forma de facilitar seu estudo, porém essas características não necessariamente contam uma “história evolutiva”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *