Esta especialidade é uma fascinante introdução ao estudo dos insetos.
Você aprenderá as características distintivas dos insetos e a admirar a diversidade de seu mundo. Você vai entender como eles são classificados em várias ordens.
Existem várias espécies de insetos, como vespas, abelhas, formigas, cigarras, percevejos, bichos-pau, cupins, piolhos, moscas, mosquitos, gafanhotos, besouros, entre outros.
Existem insetos “bons” e insetos “maus”.Nesta especialidade você terá a chance de identificar, pelo menos, 20 espécies por conta própria. Divirta-se!
Para receber a especialidade de Insetos é necessário cumprir os seguintes requisitos:
- Quais são as principais características dos insetos?
- Fazer um dos seguintes (mariposas e borboletas não serão aceitas nesta especialidade):
- Montar uma coleção de insetos com 20 espécies diferentes, contendo espécies de, pelo menos, 6 ordens diferentes. Sob cada espécime colocar uma etiqueta contendo: local de coleta, data de coleta e nome do coletor. Em outra etiqueta, que deve ser colocada abaixo da primeira, identificar a ordem e a família de cada espécime coletado. (Ao cumprir este requisito, esteja certo de não estar infringindo nenhuma lei de seu país).
- Fazer desenhos ou pinturas coloridas de 20 espécies de insetos, contendo espécies de, pelo menos, 6 ordens diferentes. Os desenhos ou pinturas precisam ser do tamanho natural ou maior, para mostrar os detalhes de pequenos insetos e em coloração natural. Identificar a ordem e a família dos espécimes retratados.
- Tirar fotografias de 20 espécies de insetos, contendo espécies de, pelo menos, 6 ordens diferentes. Cada imagem deve estar em foco e devidamente identificada, contendo local e data onde a foto foi tirada e ordem e família do espécime fotografado.
- Dar o nome de 5 espécies de insetos benéficos e que benefícios eles trazem.
- Dar o nome de 5 espécies de insetos prejudiciais, que prejuízos eles causam e explicar como controlá-los.
- Citar 3 exemplos de insetos que podem ser considerados tanto benéficos quanto prejudiciais.
- Contar 2 histórias bíblicas nas quais os insetos tiveram um papel importante.
Para ajudar no requisito 2, leia também Especialidades de Estudo da Natureza, coleções e legislação ambiental.
Logo abaixo estão as alguns sites na internet com informações confiáveis que podem ajudar no estudo desta especialidade.Apesar de confiáveis, alguns deles podem apresentar informações sob a visão evolucionista, expressões como “milhões de anos”, “processos evolutivos”, “ancestrais”, “antepassados”, etc. Desconsiderem essas informações.
- BÍBLIA ONLINE. Disponível em: < http://www.bibliaonline.com.br/>. Acesso em: 15 fev. 2011.
- ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIRÓZ”. Museu de Entomologia. Disponível em: <http://www.me.esalq.usp.br/>. Acesso em: 15 fev. 2011.
- FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Insetos. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/insetos.htm>. Acesso em: 15 fev. 2011.
- PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL. Características gerais dos insetos. Disponível em: <http://www.pucrs.br/fabio/histologia/tecnerv/Insetos/Gerais.htm>. Acesso em: 28 jun. 2011.
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO. Coleta, matança, montagem e conservação de insetos. Disponível em: < http://www.ufmt.br/famev/ento/montagem.htm >. Acesso em: 17 ago. 2012.
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Laboratório de Proteção Florestal. Entomologia. Disponível em: <http://www.floresta.ufpr.br/~lpf/ind_entomologia.html>. Acesso em: 15 fev. 2011.
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Laboratório de Biologia, Ecologia e Controle Biológico de Insetos. Glossário de Entomologia. Disponível em: <http://www6.ufrgs.br/agronomia/fitossan/entomologia/>. Acesso em: 15 fev. 2011.
- UNIVERSIDADES ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”. Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Fotos de Ordens de Insecta. Disponível em: <http://www.agr.feis.unesp.br/cahf/home/H_Imag/galeria.php>. Acesso em: 15 fev. 2011.
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Boa noite Mateus, me explique um coisa. Como pretende fazer uma introdução ao estudos dos insetos e ao mesmo tempo desconsiderar a visão evolutiva desses animais? Se for ampliar os seus estudos à Artrópodes como irá explicar suas características em comuns, porém em classes diferentes?
Att, Sidcley.
É simples Sidcley. Nós criacionistas temos a visão de que não ocorre ou ocorreu macroevolução e sim micro evolução, ou seja, apenas uma variação entre as espécies, sem perca ou adição de estruturas apêndices ou funções. A nossa visão é que todos os seres podem ter características em comuns e ser agrupados segundo essas características como forma de facilitar seu estudo, porém essas características não necessariamente contam uma “história evolutiva”.