Conhecendo as classes regulares

Para aqueles que estão entrando no Clube em 2011, um assunto que não pode ficar de fora é o das classes regulares. Há pelo menos uns 10 anos atrás, o programa das classes recebia o nome de Classes Progressivas, pois você começava sempre pela primeira (Amigo) e só podia avançar se você tivesse concluído a anterior. Porém, isso acabava desestimulando um pouco os desbravadores, pois, por exemplo, um garoto de 14 anos, que acabou de entrar no Clube, era colocado junto com os garotos de 10 para fazer amigo. É até meio incompatível. Por essa e por outras razões, o programa foi mudado para Classes Regulares, onde cada desbravador cumpre a classe correspondente à sua idade.

Hoje em dia isso é até meio óbvio para alguns, mas, no fórum do Desbravaclube, encontrei um garoto que participa de um Clube que ainda adota esta idéia. Em consulta a outros blog, também vi que a seção deles de classes se chama Classes Progressivas.

Um Clube que não consegue cumprir o programa das classes regulares (e também avançadas) não está cumprindo a sua missão como Clube. Elas são a “alma” do Clube, a coluna dorsal, pois dentro delas já está todo o conteúdo programático com atividades visando ao desenvolvimento físico, mental e espiritual dos garotos.

Para ajudá-los nessa tarefa importante que é a instrução das classes, estou enviando um material que foi usado na apostila do Treinamento Básico de Diretoria da APlaC no ano passado.

O programa das Classes Regulares JA compreende a grande escola do Clube de Desbravadores. Estas classes foram elaboradas de forma a desenvolver as faculdades física, mental, espiritual e social dos desbravadores de acordo com a sua faixa etária.

As classes estão agrupadas da seguinte maneira:

Classes Regulares: Amigo (10 anos), Companheiro (11 anos), Pesquisador (12 anos), Pioneiro (13 anos), Excursionista (14 anos) e Guia (15 anos);

Classes Avançadas: Amigo da natureza, Companheiro de Excursionismo, Pesquisador de Campos e Bosques, Pioneiro de Novas Fronteiras, Excursionista na Mata e Guia de Exploração (seguindo a idade da Classe Regular correspondente);

Classes de Liderança: Líder e Classes Agrupadas (16 anos), Líder Máster (18 anos), Líder Máster Avançado (20 anos).

Cada desbravador deve cumprir os requisitos de uma classe durante o período de um ano e ao final do ano, na Cerimônia de Encerramento, após passar por uma avaliação do regional ele será investido.

As classes são divididas em 8 seções que focam o treinamento do desbravador para uma determinada área do conhecimento. São elas: Descoberta Espiritual; Servindo aos Outros; Desenvolvendo Amizade; Saúde e Aptidão Física; Desenvolvendo Organização e Liderança; Estudo da Natureza; Arte de Acampar e Enriquecendo seu Estilo de Vida.

Em síntese este é o conteúdo delas:

  • Amigo: Jesus no antigo testamento, testemunho, princípios de saúde, trabalho para Deus.
  • Companheiro: Jesus no novo testamento, males do cigarro e outras drogas, testemunho, o que Deus espera deles.
  • Pesquisador: Jesus nos evangelhos, prevenir o uso de álcool e drogas, testemunho, o que podem fazer para Deus.
  • Pioneiro: Relacionamento com Jesus, Criacionismo, mente e corpo de Deus, fazer sua parte no trabalho de Deus.
  • Excursionista: Doutrinas (sábado, Espírito Santo e volta de Jesus), voto de abstinência (cigarro, álcool e drogas), cada um tem dons, talentos e habilidades dados por Deus.
  • Guia: Doutrinas (santuário, mordomia, discipulado), ser temperante, cada um tem dons, talentos e habilidades dados por Deus.

Um clube que consegue cumprir o programa das classes, ainda que não tenha recursos financeiros ou não consiga participar de todos os eventos do Campo, está com saldo positivo, pois a instrução das classes é mais importante do que essas outras coisas, afinal, através delas o desbravador aprende aquilo que nós pregamos como Adventistas do Sétimo Dia. Importante: um clube que não realiza um bom trabalho com as classes não está funcionando bem e não está cumprindo o seu papel de instruir esses garotos no caminho da verdade.

A INSTRUÇÃO DAS CLASSES

A instrução das classes regulares e a classe bíblica são os principais programas das reuniões cotidianas. Para esta atividade deve ser destinado pelo menos 1 hora. Os instrutores devem ser escolhidos com critério, pois eles desenvolverão esse trabalho com os desbravadores durante um ano.

Um clube que já tem uma boa estrutura e desbravadores em todas as idades deve ter um instrutor para cada uma das classes. Já um clube que não possui ainda estrutura suficiente ou não possui desbravadores de todas as idades pode selecionar algumas classes e agrupar os desbravadores nelas. Por exemplo: o clube tem apenas 3 instrutores, então ele pode trabalhar com amigo, pesquisador e excursionista, sendo que os que tem idade de fazer companheiro fazem amigo, os que tem idade de fazer pioneiro fazem pesquisador e os que tem idade de fazer guia fazem excursionista. No ano seguinte você trabalha com as outras classes, permanecendo apenas a de amigo (SEMPRE). Assim os desbravadores cumprem todas as classes ao decorrer dos 6 anos.

Os diretores associados do clube são os responsáveis por coordenar o programa das classes, por isso eles devem ajudar os instrutores e prover todos os meios necessários para o bom funcionamento das instruções.

Cada instrutor deve preparar um cronograma das instruções, de forma que os desbravadores cumpram todos os requisitos da classe com qualidade e de forma tranqüila no decorrer do ano.

Abaixo segue um modelo de cronograma de instrução (clique para ampliar):


Dessa maneira o instrutor saberá exatamente o que fazer em todas as reuniões e os diretores associados poderão fiscalizar melhor o seu trabalho.

Os instrutores deverão sempre fazer instruções dinâmicas e de forma que os desbravadores consigam assimilar o conteúdo. Sempre que precisar ele pode convidar outras pessoas com mais conhecimento na área para ministrar a aula, mas deverá passar isso ao Diretor do clube com antecedência para que não ocorra constrangimentos.

Note que para cada requisito é descrito uma forma de avaliar, pois esta é outra das atribuições do instrutor. Ele deve saber exatamente como avaliar aquilo que ele ensinou e é importante que os desbravadores entendam essa forma de avaliação. Em geral, para a maior parte dos requisitos é necessário apenas um pequeno relatório, contendo as informações mais importantes da instrução. O mais importante é criar já nos desbravadores uma prática de fazer relatórios, pois quando ele for fazer as classes de liderança vai precisar muito desses conhecimentos.

Quando o desbravador completar uma classe o instrutor deve fazer uma avaliação com ele, que pode ser escrita ou oral. Em seguida a direção do clube agenda com o Regional uma visita para que ele também possa avaliar e só após a aprovação do Regional ele poderá ser investido.

Nota:Continuem acessando o Cantinho da Unidade. A partir do mês que vem teremos muito material e dicas para ajudar na instrução das classes, não percam!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 thoughts on “Conhecendo as classes regulares

  1. Boa noite tenho uma duvida tenho 14 anos porem farei 15 agora em março eu vou portanto participar da classe excurssionista ou guia?

  2. Boa tarde, Anônimo,

    Você pode fazer as duas sim, sem problemas. A de Pesquisador você fará participando das instruções do seu Clube. A de Companheiro, você vai fazendo e mostrando para um líder do Clube, blz?

    Qualquer outra dúvida, estamos à disposição!

    Um abraço.

  3. oi BoM DIA:) a nossa igreja ta iniciandeo um clube agora, eu keria sabre quais os procedimentos devo utilizar pra levar o clube pra frente, pois eu naum sei absolutamente nada sobre o assunto!

  4. Boa tarde, eu sou agora secretario da unidade Ouro, do Clube Joias do Sertão, gostaria de fazer algumas perguntas.
    Se eu der uma ordem contra a ordem do capitão sobre a unidade qual ordem deve ser levada em conta? Na ausência do conselheiro e do capitão, eu assumo a unidade?

    • Olá, Alef,

      O secretário de unidade tem atribuições específicas, especialmente ligadas a documentos e relatórios. Mais funções você encontra aqui: http://www.cantinhodaunidade.com/2010/12/o-secret%C3%A1rio-da-unidade.html.

      Além dessa função, ele também é um oficial, que deve trabalhar em conjunto com o seu capitão e conselheiro. O trabalho dos 3 deve ser unido, na mesma direção. Caso as opiniões estejam divergindo, o conselheiro deve ser procurado para resolver o problema, pois o foco de um deles provavelmente está errado. O mais importante não é quem tem a palavra final, mas sim qual o objetivo da liderança da pessoa, que deve ser sempre guiar nos caminhos de Deus.

      Sim, na pequena hipótese de o conselheiro e o capitão faltarem, o comando da unidade será do secretário.

      Um abraço.

  5. Oi bom dia estamos iniciando um clube este ano não sabemos como iniciar uma classe ,poderia me ajudar com dica de planejamento mais simples , assim no primeiro dia como fazer?

    • Olá, Vanessa,

      Neste POST você encontra como elaborar o planejamento de uma classe. Uma dica para o início é separar 2 ou 3 domingos para ensinar alguma especialidade para cada uma das classes, que conte para o cartão já. De preferência, especialidades que exijam trabalhos manuais ou alguma atividade prática. Temos adotado este método há 3 anos e os resultados foram muito bons.

      Um abraço.

  6. olá Alberto Souza!
    Boa tarde, Eu tenho 27 anos de idade sou batizado e membro regular da igreja, A nossa igreja abriu uma filial (pequeno grupo) na qual eu sou o diretor. Quero fazer parte do club do desbravador da igreja mãe (central), para futuramente abrir um club na filial se Deus permitir, Gostaria de saber se eu posso fazer as classes de liderança?

    • Boa noite, Manassés,

      Para cumprir a classe de líder é necessário que você tenha concluído as 6 classes regulares. Este caminho pode ser tanto realizando uma a uma ou concluindo o cartão de classes agrupadas. Na minha experiência, acredito que concluir uma a uma é mais efetivo.

      Um abraço.

  7. Boa tarde amigos do Cantinho da Unidade , as dicas q tenho acompanhado estão nos ajudando muito , o nosso clube nasceu este ano de 2016 e não tínhamos nenhuma experiência com desbravadores ! Está uma bênção o nosso clube.
    Muito obrigada!!!!

  8. Olá!! Minha irmã entrou no clube com 15 anos, ela é batizada. Ela vai começar já com guia ou vai ter que começar desde amvia??

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *