Como cultivar hábitos de leitura

O gosto pela leitura vem com a prática. Quem gosta de ler, com raras exceções, são pessoas que foram incentivadas a ler desde criança. Provérbios 22:6 nos diz que devemos ensinar a criança no caminho que deve andar, e até quando for velha não se desviará dele. Esse verso se aplica a tudo, inclusive ao gosto pela leitura. É um aprendizado contínuo, que deve ser bem conduzido. Pessoas que não passam por esse aprendizado quando criança, não se sentem à vontade e não gostam quando precisam fazer isso. E cada vez mais as pessoas passam menos tempo lendo livros e mais tempo fazendo quaisquer outras coisas.

As lições e testemunhos que os livros do ano trazem são muito boas e importantes. Mas além desse papel, estamos fazendo ainda mais quando lemos o livro do ano no Clube: estamos ajudando os juvenis e adolescentes a criar gosto por leitura de qualidade.

Como existem crianças que não gostam do momento de leitura do livro, precisamos adotar algumas práticas para motivá-las a criar esse hábito. Aqui estão algumas dicas para incentivar as crianças nesse aprendizado:

1. Dê o exemplo para os mais jovens, goste de ler e mostre que a literatura é uma forma de diversão.

  • Esteja sempre lendo algo: sempre que terminar um livro, procure outro.
  • Os membros da direção devem participar dos momentos de leitura com os juvenis nas reuniões do Clube ou ter um livro para a direção ler na reunião.
  • Não faça comentários depreciativos sobre os livros que devem ser lidos no Clube, como: “ainda bem que eu não preciso ler tal livro”, ou “tal livro é muito chato”, etc.

2. Escolha um ambiente adequado para a leitura. O ambiente deve ser livre de distrações e deve ser confortável. O ambiente deve propiciar que a leitura do livro seja o foco do momento de leitura.

3. Converse com outras pessoas sobre pontos interessantes do livro que estão lendo, faça isso de uma maneira natural.

4. Quando o juvenil ou adolescente citar algum assunto de interesse, sugira um livro interessante sobre o tema (“li um livro legal sobre isso, …”). Caso tenha o livro, pergunte se ele quer emprestado.

5. Crie uma biblioteca com livros interessantes na Igreja ou no Clube.

Clique aqui e veja algumas sugestões de bons livros e alguns textos sobre literatura. Fique à vontade para sugerir livros e deixar sugestões de como incentivar juvenis e adolescentes a gostar de ler, deixe um comentário ou nos mande um e-mail.

Como esse é um assunto de extrema relevância, a Equipe Cantinho da Unidade vai trabalhar uma seção nova por aqui: o Clube de Leitura. Nela teremos ideias e materiais para desenvolvermos um projeto de leitura no Clube. O responsável pela seção é um colaborador muito especial, que vocês conhecerão semana que vem! Não percam!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

One thought on “Como cultivar hábitos de leitura

  1. Pingback: Clube de Leitura: Quem sou eu? | cantinhodaunidade.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *