Bandeira dos desbravadores e bandeirim da unidade, para a classe de Pesquisador

Qualquer movimento, município, estado ou país tem uma bandeira que o represente. Cada um dos seus símbolos representa as características que identificam o grupo.

O Clube de Desbravadores também tem uma bandeira e é DEVER de todo desbravador conhecê-la. Um grupo em especial precisa conhecê-la melhor. São os desbravadores da Classe de Pesquisador de Campo e Bosque, item 1: “Conhecer a Bandeira dos Desbravadores, o bandeirim de unidade e o uso adequado de cada um.”

Esse requisito é simples de ser cumprido e no site oficial da DSA temos a descrição (adaptada com a redação do Novo Regulamento de Uniformes do Ministério Jovem):

O Clube de Desbravadores tem uma bandeira, sendo considerada como emblema do mesmo. A bandeira deve estar desfraldada nos programas e atividades dos desbravadores locais ou da Associação.

Henry Bergh, Diretor de Jovens da Associação Central da Califórnia, desenhou a bandeira dos desbravadores em 1948. Os quadrados azuis significando lealdade e coragem enquanto dois quadrados brancos representando a pureza. O emblema dos desbravadores, que se encontra no meio da bandeira, colocava uma interpretação diferente daquela dada por Hancock. A espada representava a palavra de Deus e o escudo a verdade.

A bandeira do Clube de Desbravadores tem 90cm de altura por 135cm de largura. No meio da bandeira encontra-se uma insígnia D1 dos desbravadores (conforme descrita no Regulamento do Uniforme), medindo 30cm de altura por igual medida de largura.

Divide-se em 4 partes. Ao olhar para a bandeira o observador notará que as partes superior direita e inferior esquerda são brancas; as partes superior esquerda e inferior direita são azuis. O nome do Clube deve aparecer em letras brancas na parte inferior direita.

A Bandeira para uso em escritório, sede do Clube ou Igreja, poderá ter a franja amarela de 5 cm. A bandeira deverá ser colocada em um mastro de 2 metros de altura e 3,5 cm de espessura.
Assim como o Clube tem a sua bandeira, as unidades também têm, só que elas são chamadas de bandeirins. Cada unidade deve ter o seu e é dever do capitão carregá-lo em todos os lugares.

O bandeirim medirá 55cm de largura e 36cm de altura no lado do mastro, devendo estreitar-se do lado oposto para obter-se o efeito da bandeirinha. Será de cor branca, com borda de cor azul de 4mm. Uma faixa de tecido azul de 10cm de largura deverá ser aplicada em toda altura no lado do mastro, onde será escrito, verticalmente, o nome do Clube. 

A insígnia D1 dos Desbravadores medindo 10 x 10cm deverá ser colocado a 7,5cm abaixo da borda superior do bandeirm, na minha entre o tecido branco e o azul. O símbolo e o nome da unidade da Unidade, representando graficamente as características do seu nome, será colocado no centro da parte branca do bandeirim, não podendo exceder as medidas de 12,5 x 12,5cm.

O bandeirim deverá ser colocado em um mastro com 1,7 metros de altura e com 2,5 cm de espessura.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

48 thoughts on “Bandeira dos desbravadores e bandeirim da unidade, para a classe de Pesquisador

  1. Desbravador um sonho que se tornou realidade!! E com a ajuda desse site aprendi a Arte de Acampar.
    Obg Alberto você esta de parabéns!!

  2. Muito obrigado, Gustavo!

    Seja sempre bem-vindo ao nosso Cantinho, esperamos poder sempre te ajudar. Caso precise de algo que não encontrar aqui, é só entrar em contato.

    Um abraço.

  3. Bem estou estamos me preparando parando para meu primeiro campo uri aqui em Pernambuco e estou com um pouco nervoso se você poder me dar umas dicas eu agradeço.
    Obg!!

  4. Oi Alberto tudo bem? Muito bom o site gostaria apenas de fazer uma ressalva, na faixa azul do bandeirim de unidade segundo manual da divisão de baixo para cima na vertical é escrito o nome da unidade e não do clube e na parte branca a figura ou emblema representativo. Tudo de bom fica com Deus e quando possível corrigir esta informação.Ricardo

  5. so uma pergunta onome do clube no bandeirin e obrigatorio?? pq nenhum clube da minha região usa assim usa o nome da unidade e no meio o desenhoqual jeito esta certo?

  6. so tenho mais uma pergunta;
    o mastro pode ser feito com um cabo de vassora??
    pq pelas as minhas medidas estao certas.

  7. Ola Alberto parabens pelo seu trabalho eu estava procurando algo para fazer meu relatorio ai eu vii q apareceu sobre o q eu queria ai eu cliquei quando abriu eu falei q site bom viu encontrei tu do oq precisava e muito + ainda Deus te ilume e te abrnçoe a cada dia Um grande abraço E QUANDO EU TIVER DUVIDA VOU TE IMCOMODAR UM POUCO VIUU

    • Olá, Jenifer,

      Muito obrigado pelas palavras. Glórias seja dada a Deus pela capacidade que nos deu para trabalhar neste ministério maravilhoso. É um prazer servi-los.

      De maneira nenhuma será um incômodo, sempre que precisar, é só entrar em contato por aqui ou pelo meu email: allasouju@gmail.com

      Um abraço.

  8. Queria saber nomes de unidades pq na minha cidade tem uma e eu não sei um nome pra colocar na minha unidade

    • Olá, Anônimo,

      Os nomes das unidades devem ser definidos pela direção do Clube, devem ser fixas e o nome deve ter relação com o nome do Clube.

      Um abraço.

  9. oi Alberto.. O campori da UCB tá chegando… E eu como capitã da unidade sou responsavel pelo banderin.. O tamanho da imagem da unidade qual é? No campori tem que ter 2 banderis o oficial e o outro??

    • Oi, Nasinha, boa noite.

      O logo da unidade não pode exceder 12,5 cm por 12,5 cm. Dentro dessa medida, vocês podem trabalhar livremente, mas mantendo o padrão do Clube de vocês.

      Só existe um bandeirim, o oficial, conforme descreve o Regulamento de Uniformes, não há outro…

      Um abraço.

  10. é mas o violao vai ser legal tambem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk1 mais 1 é 2 2 mais 2 é 4 etc…

  11. Olá . Eu tenho uma pergunta; se uma pessoa querer muito entrar no. clube de desbravadores e ela não for batizada e ter mais de 16 nos ela poder ser um conselheira (o) adjunto (a) ?

    • Bom dia, Gerliane,

      O programa do Clube de Desbravadores é para crianças de 10 a 15 anos independente de religião e demais fatores. Para os membros da direção, é necessário que todos sejam batizados, ou no mínimo estejam em processo de estudo, etc.

      Um abraço.

  12. Meu amigo Alberto, tenho uma dúvida no tamanho do mastro? E a medida é para todas as bandeiras? Ou uma medida padrão para todos ?

    • Olá, Deleon, boa noite,

      Conforme páginas 32 e 33 do RUD, a bandeira dos desbravadores deve ser colocada em um mastro de 2m de altura e 3,5cm de espessura. Já o bandeirim, em um mastro de 1,7m de altura e 2,5cm de espessura.

      Um abraço.

  13. Olá Alberto.
    Por acaso eu consigo encontrar um banderim desse pronto? Somente faltando colocar o nome é o símbolo no meio.
    Obg.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *