O Capitão da Unidade – Parte 1

Hoje é dia de falarmos das atribuições e responsabilidades dos desbravadores dentro do sistema de unidades. Através desses cargos e funções, os desbravadores aprenderão desde cedo a lidar com responsabilidades, ajudando-o a se tornar um melhor cidadão para a Igreja e para a pátria.

Vamos começar pelo capitão.

O capitão de unidade é um membro do clube escolhido pela unidade para animar a seu grupo e cumprir com sucesso o programa, por meio do próprio exemplo e da influência pessoal, inspirando cada membro a fazer o seu melhor.

O período de sua atuação varia de três meses a um ano, dependendo do tempo aprovado pela diretoria. Durante todas as atividades do clube o capitão usa uma insígnia indicando sua função.

Funções do capitão

Auxiliar os conselheiros e cuidar da unidade quando requisitado. Na ausência do Conselheiro, o Capitão assume o comando da Unidade. Ele deve ajudar o Conselheiro no cumprimento de todas as suas atividades e estar sempre pronto para ajudá-lo no que ele precisar.

Portar e segurar a bandeira da unidade de maneira correta. Quando o Clube estiver em forma ou em qualquer evento, o Capitão é o responsável por segurar o Banderim da Unidade e cuidar para que ele não fique jogado ou sujo.

Cuidar para que a bandeira da unidade esteja colocada da maneira apropriada em frente da unidade, nos acampamentos. Independente de onde estiver, você sempre é o responsável por cuidar do seu Banderim. Portanto, cuide para que ele não fique em qualquer lugar e esteja sempre à frente de vocês, seja em acampamento (na frente da barraca), seja na frente da Unidade em ordem unida ou em qualquer lugar.

Ser responsável pela presença da unidade a tempo no momento convocado. Ninguém melhor para incentivar os desbravadores a chegar cedo do que o capitão, pois você é muito mais amigo dos seus colegas do que qualquer membro da Diretoria. Por isso, assim como o Conselheiro, você deve dar o exemplo em tudo o que você fizer, para que você consiga que a Unidade te copie e obedeça ao que você solicitou.

Apresentar a unidade no início das reuniões. No início da reunião, quando o Clube estiver em forma, todas as Unidades devem se apresentar ao Diretor. Como Capitão, você é o responsável por isso. Você deve ir até o diretor, parar à sua frente em posição de sentido, fazer o sinal de Maranata e apresentar a Unidade, seguindo o seguinte modelo: Capitão fulano apresento a Unidade tal com tantos membros presentes e tantos membros ausentes. Assim que o Diretor disser que está apresentado, peça permissão para se retirar, dê meia volta e rompa marcha com o pé esquerdo. Em seguida, coloque toda a sua Unidade em posição de descansar. A partir desse momento, toda a Unidade está ao comando de quem você apresentou e não mais no seu.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 thoughts on “O Capitão da Unidade – Parte 1

  1. Hoje em dia, os Desbravadores não tem o mesmo sentido de antigamente, Infelizmente!! nós Conselheiros devemos pedir a orientação de Deus para nos dar incentivo e força para ajudarmos os meninos a sentir o verdadeiro Sentido do Desbravador!!

    • É verdade, Thaíne,
      E é exatamente o conselheiro que tem essa importante função de criar nos desbravadores esse gostinho pelo Clube. Somente alcançarão isso se pedirem a ajuda de Deus!
      Um abraço.

  2. Olá, gostaria de saber se existe insignia para capitão e demais cargos da unidade, ou algo que represente as funções, se sim poderia me dizer como é? obrigada

  3. Nossa estou fazendo tudo certo ainda bem 🙂 Vocês ajudaram bastante e assim consegui ajudar mais a unidade e o clube obrigado 🙂

  4. Olá ! Sou desbravadora do clube Luzeiros Da Colina , e sou capitã de unidade , e as outras dbv’s dizem que eu sou muito chata , gostaria de saber como ser uma boa capita sem ser chata para as outras dbv’s

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *