O Capitão da Unidade – Parte 2

Para ser capitão

Espiritualidade – No duelo de Golias e Davi venceu o mais forte ou mais fraco?

Entre os 11 filhos de Jacó quem era o mais cristão? Os outros eram mais velhos, mais experientes, mais fortes, mais astutos, mas quem Deus escolheu para comandar o Egito?

Não precisa ser muito inteligente para descobrir que em todas as histórias da Bíblia, a vitória era daqueles que estavam nas fileiras de Jeová. Vence o melhor e o melhor é o que está no lado certo, do lado de Jesus.

Acima de tudo, o capitão precisa ser um líder espiritual, precisa experimentar o poder de Deus em sua vida, precisa viver os princípios da Fé em seus atos.

Para ensinar alguma coisa, primeiro deve praticar. O comandante da unidade deve ser o exemplo da unidade.

Para ensinar honestidade, precisa ser honesto.

Para defender a verdade, deve só falar a verdade

Para falar do amor de Jesus, deve conhecer e viver o amor de Jesus.

O comandante de um grupo geralmente determina o rumo da caminhada. Como capitão e comandante da unidade em que rumo você está levando seu grupo? Entre tantas influências e sinais de pista errados, só indo com um experiente guia que conheça bem o caminho. Esse guia é Jesus que deve estar presente, deve ser sempre solicitado.

Este foi o segredo de Davi, segredo que Golias não conhecia.

E você, já conhece a Jesus?

Organização

É fácil conhecer se uma pessoa é organizada ou bagunceira? Pensem em alguns detalhes da pessoa: sua roupa, sua mochila, seu caderno… o que mais? Pense mais coisas. Agora pense em você e dê uma nota no final desse teste.

Quando usa um objeto, você o coloca novamente no lugar certo?

Consegue arrumar a mochila de forma que encontre as coisas sem demorar?

Você tem lugar certo para guardar suas coisas em casa?

Já aprendeu a distribuir o tempo para diversas atividades, como: estudo, tarefas, recreação, etc.?

É capaz de controlar o dinheiro, não gasta tudo de uma vez?

Consegue fazer uma compra para sua mãe com vários itens e depois trazer as notas, fechar e acertar com o troco?

Ao sair com sua unidade você organiza em fila indiana?

E então o que você achou de si mesmo? Que nota? Pense bem, é melhor ser organizado ou enrolado? A organização simplifica as coisas, facilita a vida e aumenta a capacidade de realização de qualquer pessoa. Em que ponto você precisa se organizar?

Liderança e Comando

Tem gente que pensa que para exercer o comando precisa ser aquele tipo durão e para se destacar como líder precisa ter ares de superior. Outros pensam que para ganhar o grupo deve concordar com tudo e procura agradar a todos. Uns são durões e superiores, outros bonzinhos demais. Qual o mais errado? Pense um pouco… Qual você parece mais? Seja honesto.

Será que as pessoas gostam de tipos sem personalidade, “Maria vai com as outras”? Por outro lado as pessoas se sentem bem dirigidas por alguém sabichão ou “Coronel Dureza”?

Capitão, a palavra certa é “equilíbrio”, porque ninguém gosta de “molengas” e nem de “metidos”. Tem que ser legal mas firme, ser amigo é saber dizer não, ser camarada sem dar chatice. Nunca voltar atrás sua palavra deve ser uma ordem. Nunca permita que suas ordens sejam negligenciadas, mas não dê ordens absurdas.

Sabe, logo a unidade vai sentir firmeza, vai perceber que escolheram a pessoa certa, um líder legal e comandante. Quando a unidade precisa de um amigo, quando quiserem saber o certo, quando buscarem a verdade, sabem a quem procurarão?

Disciplina

“Sem Disciplina Não Se Chega A Lugar Nenhum.”

Não precisa ser muito inteligente para descobrir que tudo funciona melhor com disciplina. Ex: Participávamos do resgate de pessoas atingidas por uma violenta enchente. Usávamos um barco a motor e quando todas as pessoas acabavam de se acomodar repetíamos as instruções que deviam ser seguidas à risca. Ninguém deve se levantar, todos devem se segurar bem ao barco, pois lá no meio a corredeira é forte e vai balançar mais. Mas o motor é possante e o barco é novo. Tudo entendido? Alguma pergunta? Não. Vamos lá!

Todos se seguravam firmemente, todos permaneciam sentados, até que, no meio da corredeira, um velho gordo resolve desobedecer as instruções e tentou levantar. Conseguimos controlá-lo, mas ele se arriscou e pôs a vida dos outros em risco.

Disciplina é fazer as coisas certas de modo certo na hora certa.

Disciplina é sabermos cumprir ordens mesmo que não nos agradem muito ou não as entendamos de pronto.

Disciplina é trabalharmos pelo grupo, mas não para nós mesmos.

Disciplina é sacrificar-se pelo sucesso de missão.

Honestidade

A verdade e o direito acima dos interesses pessoais

Compromisso com o que é certo.

Honestidade nas coisas grandes e nas pequenas, nos detalhes que pessoas humanas não vêem. “Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei.”

Falar a verdade ou ouvir a verdade nem sempre agrada, mas devemos nos acostumar à verdade para nós e os outros.

Lealdade

“Um Por Todos… Todos Por Um.”

Diante da unidade você é o representante e defensor da diretoria, diante da diretoria você representa e defende a sua unidade.

Nunca aceite acusação contra alguém que não está presente e não pode se defender. Deixe bem claro que ainda resta ouvir o outro lado para tirar conclusões.

Nota: Esse é o cargo mais desejado pelos desbravadores. Por isso, temos que ter em mente quais são as suas funções para que não seja apenas um cargo autoritário, onde o desbravador quer exercê-lo apenas pelo status ou poder que ele representa. Ele tem que ter em mente quais são os seus deveres também.

Na sequência, amanhã trataremos sobre o secretário da unidade e as demais funções que podem ser exercidas dentro do Sistema de Unidades.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 thoughts on “O Capitão da Unidade – Parte 2

  1. Oi, Thais, boa noite!

    Ficamos felizes em ajudá-la com a sua unidade. Sempre que precisar, pode contar com a nossa Equipe, estamos aqui para servir a esse ministério maravilhoso!

    Um abraço.

  2. Maranata! primeiramente parabens pelo site o melhor…
    eu sou de Cianorte Parana, e estamos com um clube recem formado, apenas 4 meses…e estamos planejando um curso de capitao, conselheiro e secretario…queria pedir pra vcs, se vcs tem mais algum material pra esse tipo de curso…desde ja obrigado pois muitas coisas do site ja nos ajudaram a ter um norte fixo!
    um abraco

  3. Eu sou capitão a mais de 3 anos, mas sinto que minha Capitania começa hoje. 2017, Março.

    Bernabé Almeida.

  4. Boa tarde Alberto. Você poderia enviar para o meu email tbm? Conteudo rico e muito esclarecedor. Me ajudou muito. Obrigada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *