Vamos dar prosseguimento aos exemplos positivos e negativos das 21 qualidades que todo líder precisa ter. Hoje vamos nos debruçar nas qualidades COMPROMETIMENTO, COMUNICAÇÃO, CORAGEM e DISCERNIMENTO.
5ª qualidade – COMPROMETIMENTO
Exemplo positivo – Atos 7
Quando um líder está comprometido, ele ultrapassa as emoções e a razão e age com a vontade. “Os antigos chineses diziam que a vontade de um homem é igual a uma carroça puxada por dois cavalos: a razão e a emoção.” Para que essa carroça se locomova, esses dois cavalos devem ir na mesma direção. O comprometimento só existe quando o líder deixa a razão e a emoção agir, independente do preço que deva ser pago.
Muitos líderes esperam que seus seguidores tenham um nível de comprometimento maior do que eles têm. Se esse desejo permanecer, o Clube não chegará a nenhum lugar, pois os seguidores não demonstrarão um comprometimento maior do que o líder. Os seguintes valores devem ser compreendidos para que o comprometimento seja desenvolvido:
- Comprometimento começa no coração;
- Comprometimento é avaliado pela ação;
- Comprometimento abre portas para o cumprimento da missão;
- Comprometimento pode ser medido;
- Comprometimento capacita um líder a tomar decisões;
- Comprometimento floresce com demonstração pública de sua responsabilidade.
Exemplo negativo – Lucas 22:54-62
Nestes versos vemos o exemplo de quando Pedro negou a Cristo. Ele tinha afirmado para Jesus que nunca o negaria, entretanto, ele negou seu Mestre 3 vezes.
6ª qualidade – COMUNICAÇÃO
Exemplo positivo – 1 Samuel 10:3-12:25
Todo líder deve possuir o dom da comunicação, pois é através da fala que ele lidera o grupo. Estudos mostram que cerca de 60% dos problemas relacionados à administração está em falhas de comunicação. O líder que deseja motivar sua equipe deve se comunicar de maneira clara e objetiva.
O líder que deseja desenvolver a sua comunicação deve seguir os seguintes passos:
- Simplificar a mensagem falando de maneira clara, direta e simples;
- Fale a linguagem do seu ouvinte;
- Viva o que você fala;
- Fale com um propósito.
Exemplo negativo – Gn 2:15-17;3:1-6
Um exemplo bem prático, sobre falha na comunicação, é a brincadeira do “telefone sem fio”. Para brincar, as pessoas sentam-se em círculo ou semicírculo e uma pessoa sussurra uma frase no ouvido da pessoa ao seu lado, e a pessoa que recebeu a mensagem sussurra no ouvido da outra pessoa, e assim sucessivamente até chegar à última pessoa. Quando chega na última, ela deve falar a frase que recebeu, mas, na maioria das vezes, nem sempre é a frase que foi dita pelo primeiro jogador.
Você pode não ter o dom da oratória, mas você deve se perguntar se é um bom comunicador. Deus está constantemente se comunicando conosco, devemos estar de ouvidos abertos para receber a mensagem.
7ª qualidade – CORAGEM
Exemplo positivo – 1 Rs 18:1-40
A coragem é como se fosse um “fogo” que desce sobre o líder. A pessoa que deseja ter uma mudança na sua vida deve ser corajosa para enfrentar os desafios que possam vir a existir na jornada. Quando uma pessoa tem coragem ela defende o que é certo, sem se preocupar com o que possa ocorrer. Entretanto, essa coragem não vem assim do nada, ela provem de Deus.
Exemplo negativo – 1 Sm 10:17-13:14
Saul tinha as características exteriores necessárias para ser um bom rei, ele era alto e de boa aparência, entretanto, por dentro ele era vazio. Analisando a história de Saul podemos chegar às seguintes conclusões:
- Covardia é algo contagioso, pois Golias estava desafiando os israelitas e eles estavam escondidos;
- Não adianta ter boas intenções se não tiver coragem para realizar;
- É necessário coragem para fazer o que se pretende;
- Se a pessoa é covarde, ela se tornará insegura e descomprometida;
- A falta de coragem fará com que o líder seja sabotado.
8ª qualidade – DISCERNIMENTO
Exemplo positivo – 2 Sm 12:1-15
O discernimento pode ser adquirido de duas maneiras, pode ser um dom ou ser adquirido pela experiência de vida. Uma pessoa que consegue fazer um discernimento sobre o que de fato está acontecendo, olha de maneira mais profunda para as pessoas, analisando assim o seu exterior e seu interior.
Para aperfeiçoar a sua capacidade de discernir, o líder deve:
- Aprender a ouvir a voz de Deus
- Possuir a capacidade de solucionar problemas
- Descobrir o que as pessoas pensam
- Fazer uma avaliação do seu sucesso
- Ouvir o que é seu coração está falando
Exemplo negativo – Nm 22:21-35
Mesmo sabendo o que era correto, Balaão decidiu desobedecer a Deus. Foi necessário que uma jumenta falasse para que ele percebesse a presença do anjo. Ele estava completamente cego e só depois do milagre que seus olhos foram abertos. Devido à falta de discernimento, Balaão quase morreu.
Muitos líderes hoje sofrem desse mesmo mal que sofreu o profeta. Para que essa habilidade seja desenvolvida é necessária uma intervenção divina, então ore e peça a Deus para que Ele lhe ajude a desenvolver o seu discernimento e lhe deixe com os olhos abertos para perceber as possibilidades de colocar em prática os seus princípios.