Por que uma fanfarra?

Fanfarra

“Sem a música, a vida seria um erro.” Friedrich Nietzsche

Por que devemos instituir a fanfarra ou banda marcial no Clube? A resposta é simples! A música é uma importante ferramenta de transformação social, e esse não é um dos objetivos do Clube de Desbravadores?!

A música estimula as pessoas a desenvolverem de forma consciente o conhecimento artístico. Quando esse conhecimento é desenvolvido, abrimos novos horizontes na mente dos desbravadores além de ajudar no desenvolvimento da criatividade, autoconfiança e da disciplina. Com isso estaremos ajudando o desbravador a desenvolver dons ou talentos, que ele utilizará para o resto da vida.

No início pode ser difícil trabalhar com a banda marcial ou a fanfarra, pois para um ouvido não acostumado o som dos instrumentos de percussão pode incomodar um pouco. Mas com o passar do tempo, quando os desbravadores forem aprendendo os toques, aqueles ta-ta-ta-bum-ta-ta-bum se tornarão uma música agradável de ser ouvida.

Queremos incentivar você, que ainda não tem uma banda marcial ou fanfarra no seu Clube, a montar a sua! Clubes que têm fanfarra ou banda marcial podem ajudar mais no processo de evangelização da cidade, pois nada chama mais atenção do que um belo desfile.

Os instrumentos são caros, mas não deixe que isso seja um problema. Uma sugestão é que você faça um planejamento de quantos e quais instrumentos deseja ter, prepare o orçamento e apresente para a direção da sua Igreja e para o representante político de sua cidade ou município.

Para o representante político?! Sim, isso mesmo!! O Clube deve ser um parceiro da comunidade e qual prefeito, vereador ou administrador, não gostaria de ter uma bela banda tocando nos desfiles de sua cidade?

Você percebeu que neste texto usei dois termos: banda marcial e fanfarra. Muitas pessoas pensam que são sinônimos, porém não é bem assim. Segue uma ideia resumida da diferença de cada um.

Banda marcial: os instrumentos são mais complexos (alcançam mais notas).

Fanfarra: geralmente os instrumentos são mais de percussão e pode ser dividida em fanfarra simples e fanfarra com um pisto (botão para apertar).

Nos próximos posts falaremos mais sobre a diferença entre a banda marcial e a fanfarra; como preparar esse planejamento e orçamento que será entregue para os líderes da Igreja e para o representante político; cuidados e manutenção dos instrumentos e muito mais.

1- Andressa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 ideias sobre “Por que uma fanfarra?

  1. Oiii
    Minha duvida maior e quanto a formação
    onde devo colocar cada isntrumento
    trabalho numa APAE
    e temos
    4 Bumbos
    11 surdos
    10 caixinhas
    3 pratos
    mas na hora de fazer o posicionamento que me perco

    • Boa noite, Gleici,

      Consultamos nossos amigos músicos, rs, e a ordem que eles sugeriram é exatamente a que você apresentou: bumbos, surdos, caixas e pratos. Geralmente, a quantidade de colunas é a quantidade de bumbos. Assim, ficaria mais ou menos assim:

      BUMBO – BUMBO – BUMBO – BUMBO
      SURDO – SURDO – SURDO – SURDO
      SURDO – SURDO – SURDO – SURDO
      SURDO – SURDO – CAIXA – SURDO
      CAIXA – CAIXA – CAIXA – CAIXA
      CAIXA – CAIXA – CAIXA – CAIXA
      PRATO – CAIXA – PRATO – PRATO

      Um abraço.

    • Gleici posso dar outra sugestão para a formação
      dependendo do prato que você trabalha em sua fanfarra pode ser que ele não tenha um sonoridade boa
      eu como preferencia e experiencia opto em deixar sempre entre as primeiras filas pois o som de um prato bem tocado no tempo ou contra e bonito de mais
      as caixas mesmo ao fundo tem um propagação sonora muito boa e os bumbos na frente podendo colocar flâmulas com nome da banda além de ser muito bonitos eles na frente, com imponência e respeito.

      1° 2° 3° 4°
      bumbo bumbo bumbo bumbo
      prato prato prato surdo
      surdo surdo surdo surdo
      surdo surdo surdo surdo
      surdo caixa caixa surdo
      caixa caixa caixa caixa
      caixa caixa caixa caixa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *