Testamos

Novo testamento à prova d’água

Certa vez, há quase 10 anos, participei de um acampamento com caminhada no início de janeiro. Levei uma mochila que não era tão resistente à água quanto a que eu costumava utilizar e não tomei as devidas precauções em relação aos meus pertences e a chuva. Resultado: todo meu material encharcado por algum tempo. Inclusive a minha Bíblia, que tinha há 4 anos na época. Desde aquele acampamento fiquei pensando como seria bom ter uma Bíblia à prova d’água, mas não encontrei nenhuma a venda no Brasil.

Essa dupla, água + Bíblia, deixou de ser um problema, pelo menos em parte: a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) lançou um Novo Testamento à prova d’água. Ela é impressa 100% em material plástico, totalmente impermeável, permitindo que a Bíblia seja lida em qualquer lugar – na praia, na beira da piscina, na chuva, até mesmo durante a prática de mergulho -, sem que ocorra qualquer tipo de dano à publicação.

Marcio Ponciano, praticante de mergulho autônomo, a 10 metros de profundidade lendo o evangelho de João, capítulo 5 e versículo 39 (“Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor.”).

Inédita no mercado nacional, o Novo Testamento à prova d’água foi desenvolvido com tecnologia que permite fazer anotações em suas páginas com canetas esferográficas e lápis. É altamente resistente, e indicada especialmente para os praticantes de esportes, em particular os aquáticos e os de aventura. Texto bíblico na Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) e adaptado à reforma ortográfica da língua portuguesa.

Recurso

Texto bíblico: NTLH

Vocabulário

Como encontrar ajuda no Novo Testamento

Mapas

Características

Código: NTLH250

ISBN: 978-85-311-1226-3

Páginas: 280 Formato: 12,0 x 18,0 cm

Cor da capa: Azul e laranja ou Rosa

As folhas são de plástico e bem finas, lembrando levemente a aparência do papel-bíblia, apesar de serem mais grossas e pesadas. Suas folhas realmente são impermeáveis, não se degradando quando molhadas. A letra é de um tamanho bom, bastante agradável à leitura. O texto bíblico da NTLH é bom para trabalhar com juvenis e adolescentes, pois é um texto que pode ser compreendido mais facilmente, por sua linguagem simples e coloquial, aproximando o texto bíblico da língua falada no dia-a-dia.

O vocabulário possui 8 páginas, com 125 verbetes. Pode parecer pouco comparado aos vocabulários de algumas Bíblias, mas é um bom número quando se leva em consideração a linguagem mais simples da NTLH.

O recurso “Como encontrar ajuda no Novo Testamento” possui 3 páginas é composto de duas partes: Ajuda em circunstâncias especiais e Confrontando sentimentos que perturbam. É semelhante aos encontrados em algumas Bíblias, com uma situação ou pergunta é textos bíblicos (nesse caso apenas do Novo Testamento) para a ocasião, porém com mais situações e perguntas que os outros que já encontrei.

Ela apresenta dois mapas: Mundo do Novo Testamento e Jerusalém nos tempos de Jesus. Outras Bíblias apresentam mais mapas referentes ao Novo Testamento, como as viagens de Paulo e a terra de Israel no tempo do Novo Testamento.

O plástico utilizado permite a utilização de caneta para se fazer anotações, porém a tinta pode borrar quando ainda fresca, portanto cuidado para não esfregar o dedo sobre a anotação. Da mesma forma, quando a tinta ainda está fresca é possível apagar a anotação (e os borrões) utilizando álcool, quando seca pode produzir borrões de tinta grandes. Já as anotações à lápis ficam muito boas e é possível apagá-las com borracha, sem que fique qualquer mancha. Não é bom escrever com força, pois as folhas ficam com marcas (tipo baixo relevo), semelhantes à quando se escreve com força em papel. Em relação à escrita esse plástico é um material muito bom, já que permite escrever e apagar, tanto à caneta quanto à lápis, o que não é possível em papel-bíblia.

As folhas podem grudar uma nas outras quando estão molhadas ou úmidas (fato comum quando encostamos duas superfícies plásticas com água entre elas) e elas demoram um pouco (algumas horas) até ficarem completamente secas novamente, soltando um pouco de água no início e ficando com algumas páginas grudadas, porém é fácil separá-las e praticamente não há risco de rasgá-las ao tentar separar uma página da outra.

Para mim é uma boa Bíblia para se levar em acampamentos, pernoites, trilhas, rapel e outras atividades ao ar livre, ou qualquer lugar no qual você queira ler sua Bíblia sem o risco de estragar alguma parte dela devido à água. Uma desvantagem é de ser apenas o Novo Testamento, e não a Bíblia completa.

Onde comprar? Na loja online da SBB.

Azul e laranja – http://www.sbb.com.br/detalhes.asp?idproduto=1116421

Rosa – http://www.sbb.com.br/detalhes.asp?idproduto=1116422

Teste você também e nos diga o que achou!

P.S.: Daqui há nove dias, no dia do aniversário de 2 anos do nosso blog, estaremos sorteando um Novo Testamento à prova d’água. Para concorrer basta acessar a nossa página do Facebook e se inscrever na promoção!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *