Salmo 23, para a classe de Pioneiro

Há muitos anos, em uma festa na Inglaterra, um famoso ator foi convidado a recitar alguns versos aos seus convidados. Ele concordou em fazê-lo e perguntou se havia algo especial que sua audiência desejaria ouvir. Houve silêncio por um momento, então, um velho pregador disse: “o senhor poderia recitar-nos o Salmo 23?” Um olhar estranho estampava a face do ator; ele ficou em silêncio por um estante, então disse, ”eu posso, e farei sob uma condição: que após eu tê-lo recitado, você, meu amigo, faça o mesmo.” Surpreso, o pregador respondeu, “Mas eu não declamo versos muito bem. Contudo, se assim desejas, eu o farei.”

Então o magnífico ator começou a recitar o Salmo. Sua voz e entonação eram perfeitas. Ele deixou sua platéia fascinada e ao terminar, foi aplaudido euforicamente. Quando a multidão silenciou-se, o velho pregador se ergueu e começou a recitar o salmo. Sua voz não era extraordinária, sua entonação não era perfeita. Quando ele terminou, nenhum som de aplauso quebrou o silêncio. Não havia sequer um rosto enxuto no auditório e muitas cabeças estavam curvadas.

O ator levantou-se novamente, sua voz embargava e colocando a mão nos ombros do velho disse: “eu alcancei seus olhos e ouvidos, meus amigos; mas ele alcançou seus corações. A diferença é apenas essa: “eu conheço o Salmo 23, mas ele conhece o Pastor do Salmo.”

Da mesma maneira, é possível que sejamos bons em recitar textos bíblicos. Nós podemos até conhecer muito sobre a Bíblia e o que ela ensina e impressionar outros com nosso conhecimento. Mas o mais importante é conhecer Aquele que nos fala através da Bíblia. Em outras palavras, através do estudo da Palavra de Deus, nós precisamos desenvolver uma amizade com Ele pessoalmente.

Esse texto da Visionário Teen nos ajuda a entender bem o contexto do Salmo 23, que é parte do requisito 2, da seção Descoberta Espiritual da classe de Pioneiro. O mais importante para o desbravador não é apenas memorizar os textos bíblicos e pronto. Ele precisa entender o seu significado e aprender a ter um relacionamento pessoal com o maravilhoso pastor do salmo 23!

É claro que não podemos dispensar o desbravador da tarefa de memorizar, faz parte do processo. Para isso, nada melhor que uma música, não é? Quem aqui não se lembra de algum conteúdo da escola por causa de uma música que o professor ensinou? Então, para ajudar seus desbravadores a memorizarem o verso, baixem a música abaixo e levem para os seus desbravadores.

Download

O arqueólogo Rodrigo Silva já dedicou um episódio do programa Evidências, da TV Novo Tempo, ao salmo 23. O programa foi maravilhoso para nos ajudar a entender o contexto original do verso, nos preparando melhor para ensiná-lo aos nossos garotos e garotas. Confiram abaixo (lembrem-se: o vídeo abaixo é apenas para ajudá-los na instrução, NÃO É PARA VOCÊS BAIXAREM E PASSAREM PARA OS DESBRAVADORES, OK? Pois o conteúdo não é adaptado para crianças de 10 anos):

No site da revista Visionário Teen, de onde retiramos o texto inicial, encontramos uma atividade suplementar para ajudar as crianças a entenderem a atitude do Pastor em relação às suas ovelhas. Vale a pena conferir (AQUI) e ensinar essas preciosas lições aos desbravadores da sua classe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *