“Para que eu preciso estudar isso? Não vai servir de nada para a minha vida”… Não sei quantos de vocês já ouviram a infeliz frase, mas eu já ouvi várias e várias vezes. No final, todos reconheceram (gostando ou não) que estavam errados…
O grande problema é que muitas vezes não conseguimos aplicar os conhecimentos teóricos à prática. Ora, sem o estudo da química não teríamos detergentes, shampoo, creme dental, sabão, sabonete, medicamentos… Ou seja, a química é essencial para a nossa vida!
O que é tabela periódica? Elementos químicos? Estados da matéria? A especialidade de química é uma excelente oportunidade para você aprender a teoria e aplicá-la na prática, através dos experimentos do requisito 5. Não perca tempo, comece a sua agora mesmo e ensine aos seus desbravadores também, confira os requisitos:
- Definir o seguinte:
- elementos
- compostos
- símbolos químicos
- soluções
- átomos
- moléculas
- tabela periódica
- combustão
- ácido
- sal
- próton
- nêutron
- eletron
- destilação
- destilação fracionária
- filtragem
- Que gases eliminam a vida, e como? Explicar o princípio de um dos elementos químicos usados para incêndios.
- Mencionar duas fontes comuns de monóxido de carbono. Por que é uma substância perigosa?
- Quais os estados da matéria?
- Escolher e fazer cinco das alternativas a seguir, e explicar a reação química que ocorre:
- Tentar acender um cubo de açúcar, primeiro sem, e depois com algumas cinzas aplicadas ao cubo, demonstrando a ação catalisadora.
- Colocar um cubo de gelo num copo com água, colocar um barbante de 10 centímetros em cima do gelo no copo, então solucionar o problema de tirar o cubo de gelo da água sem tocá-lo.
- Usando água, aguarrás e sabão, transferir uma foto de jornal para uma folha de papel em branco.
- Usando uma vela e um pedaço de papelão, demonstrar visualmente as três partes de uma vela.
- Usando uma bacia de água, fósforos de madeira, um torrão de açúcar e um pouco de sabão, demonstrar a ação do açúcar e do sabão sobre fósforos que bóiam na água.
- Colocar um ovo fresco em água doce, e depois salgar a mesma, anotando a diferença.
- Demonstrar que a ferrugem usa oxigênio, usando malha de aço, um lápis, um elástico, um copo de água e uma jarra de água.
- Demonstrar as cores produzidas quando os elementos a seguir são queimados: sal, cobre, sulfato e ácido bórico.
- Fazer uma tinta invisível.
- Demonstrar que a água sanitária ou o bicarbonato de sódio contém água.
Logo abaixo estão as alguns sites com informações confiáveis que podem ajudar no estudo desta especialidade. Apesar de confiáveis, alguns deles podem apresentar informações sob a visão evolucionista, expressões como “milhões de anos”, “processos evolutivos”, “ancestrais”, “antepassados”, etc. Desconsiderem essas informações.
- MARTINS, Lucas. Estados físicos da matéria. Disponível em: <http://www.infoescola.com/quimica/estados-fisicos-da-materia/>. Acesso em: 23 mai. 2011.
- ROSSETTI. Dicionário quimicamente falando. Disponível em: <http://www.rossetti.eti.br/dicuser/index2.asp>. Acesso em: 9 mai. 2011.
- UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Centro de Divulgação Científica e Cultural. Disponível em: <http://www.cdcc.usp.br/quimica/conceito/conceito.html>. Acesso em: 9 mai. 2011.
- UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Tipos de extintores de incêndio. Disponível em: <http://www.bauru.unesp.br/curso_cipa/5_incendios/4_extintores.htm>. Acesso em: 23 mai. 2011.
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. O laboratório da Bibi. Disponível em: <http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/Experiencias.htm>. Acesso em: 22 ago. 2011.
- ______. Toxicologia. Disponível em: <http://ltc.nutes.ufrj.br/toxicologia/mIX.gas.htm>. Acesso em: 23 mai. 2011.
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