Riscos do tabagismo, para a classe de Companheiro

Infelizmente, o cigarro ainda é uma droga amplamente consumida na nossa sociedade. Apesar de ser uma droga lícita (denominação usada para se referir a uma droga que pode ser consumida e comercializada, sem problemas legais envolvidos), seus prejuízos para a saúde humana são inúmeros. E o pior, o fumante não apenas prejudica a sua própria saúde, mas das pessoas à sua volta sim.

Mas o que podemos, como líderes de desbravadores, fazer a respeito? Vejamos essa citação do Ministério da Saúde: “Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco.” (Grifo nosso). [Ministério da Saúde].

Aqui encontra-se a nossa missão. É nosso dever mantê-las afastadas desses vícios, e ensiná-las a cuidar do templo do Espírito Santo. E foi pensando nisso que encontramos na classe de Companheiro, na seção Saúde e Aptidão Física, item 3, o seguinte requisito: “Aprender sobre os prejuízos causados à saúde pelo cigarro e escrever seu compromisso de não utilizá-lo.”

Por ser um problema de saúde pública, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer – INCA têm vários materiais e programas para conscientizar a população sobre os prejuízos do cigarro. Eles são de fácil compreensão e estão disponíveis para todos. Então, já temos uma grande quantidade de materiais para levarmos para as nossas crianças, confira abaixo:

Download

Download

Download

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *