Relatório de Investidura

Estamos praticamente no final do mês. Mais um ano correu. Provavelmente todos os Clubes já fizeram as suas investiduras e já estão de férias. Muitas especialidades, classes, insígnias de excelência e lenços foram entregues. Até aqui tudo bem, a diretoria conhece exatamente quem foram os desbravadores que receberam cada emblema, mas e se o desbravador se mudar ou ele precisar provar que tem essas insígnias daqui a alguns anos? Ele tem como?

Isso depende da diretoria de cada Clube. Um item indispensável ao final do ano, e que poucos Clubes praticam, é fazer um relatório da investidura e anexar ao livro de atas. O relatório é simples, no mesmo modelo que uma ata da Igreja, deve conter na identificação a data, o nome do Clube, a qual Igreja pertence, horário de início e fim da programação. Em seguida, devem ser discriminados quais emblemas foram recebidos e por quem, de forma que estas informações estarão para sempre registradas no Clube.

Os Clubes precisam criar o hábito de criar a sua história. Infelizmente muitos anos se passam e a história deles vai se perdendo no tempo. Não se sabe mais os eventos participados, quem era do Clube, quem foi investido e em que… Cabe à secretaria do Clube manter um registro de tudo o que acontece, para que independente de 1, 5, 10, 15, 30, 50 anos ou mais, qualquer membro possa pegar os registros e saber do legado que o Clube produziu neste tempo.

Acabei de concluir o relatório de investidura do Clube Bandeirantes. Clique AQUI para baixá-lo, para vocês poderem usar como modelo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 thoughts on “Relatório de Investidura

  1. Alberto, tenho uma questao em relação a investidura de classes para desbravadores, notei que a Giovanna do Nascimento Oliveira fez duas em um ano (amigo/companheiro), como se deu isso? ou ela tem 11 e apenas concluiu o restante da de amigo, todas fora sem As Avançadas???

    Parabéns a todos pelas grandes conquistas!!!

    Maranata!!!

    Airton Oliveira – 16ª RD MPeC

  2. Airton,

    Neste ano o Clube não fez as classes avançadas.
    A Giovanna tem 12 anos e fez as classes de Amigo e Pesquisador. Ela concluiu alguns itens que haviam ficado pendentes do ano anterior, por falha do Clube. Apesar de o ideal ser ela refazer todos os requisitos da Classe de novo, consideramos que não seria justo com ela, portanto adotamos essa atitude em regime de excepcionalidade e esperamos que não se repita.
    Mas não existe um limite de classes por ano para que o desbravador seja investido, nem regular nem avançada, portanto nada impede que uma pessoa, por conta própria e supervisionada por alguém no Clube, faça outras classes, desde que cumpra todos os requisitos.

    Maranata!

    Alberto, caso tenha alguma coisa errada na minha visão, fique à vontade para corrigir.

  3. Airton, como o Mateus disse, não há limite de classes para ser investido, desde que todas sejam bem feitas e 100% dos requisitos sejam cumpridos, respeitando-se a idade mínima de cada uma.
    O que aconteceu é que no ano passado o Clube passou por um momento difícil em relação às classes e muitos desbravadores foram reprovados na avaliação regional. Então, neste ano, eles concluíram os requisitos da classe da idade deles e nós ajudamos quem estava faltando apenas alguns detalhes do ano passado, como foi o caso da Giovanna. Na verdade ainda tinham mais 2 desbravadores que seriam investidos em outra classe, mas faltou um requisito.
    Nestes casos, o ideal é que um líder acompanhe a classe faltosa, enquanto o desbravador faz a classe da idade dele, de forma que ele consiga terminar ambas. Por exemplo, no ano que vem mesmo, a Giovanna vai fazer Pioneiro (da idade dela) e vai fazer Companheiro (para completar as classes), daí nos próximos anos ela faz apenas a classe do ano e com 15 ela termina.
    Inclusive isso é altamente recomendável, para que os desbravadores que estão atrasados ou que entraram no Clube mais velhos possam ter a oportunidade de serem investidos em todas. Lembrando que nesses casos deve-se avaliar a classe de acordo com a idade atual dele e não a idade da classe!

    Um abraço.

  4. Pessoal,eu to precisando de ajuda,meu clube ta sem idéia para a nossa bandeira e a roupa de atividade.
    Gostaria que vc’s nos ajudassem com sugestões e modelos para fazermos.
    O nome do clube é : heróis de israel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *