Procurando no lugar certo

Esses dias estive olhando em uma revista semanal de grande circulação no Brasil a lista dos livros mais vendidos. É muito triste ver a quantidade de livros com forte apelo sexual como top das vendas. Esse tipo de leitura deteriora a mente e nos impede de ter uma comunhão saudável com Deus.

Mas não é bem sobre esse tópico que quero falar. Bem, voltando à revista… A lista é divida em ficção, não ficção e autoajuda. Esse tipo de ranking, apesar de ser mais um forte apelo comercial, também nos possibilita ter uma pálida ideia do que as pessoas estão buscando. É uma especie de termômetro da lei da oferta e da demanda.

E então, do que as pessoas estão precisando? No topo da lista está um livro que promete ajudar a emagrecer. Depois um livro que diz que vai ajudar o leitor a salvar o casamento. E segue uma lista de livros para estressados. Tem também livros sobre hábitos e até um que promete revelar os segredos dos que se tornam milionários.

Resumo da história, as pessoas estão querendo se livrar de vícios (por comida, maus hábitos, etc.), querem ver a família unida, querem encontrar descanso e ter paz de espírito, querem ter prosperidade. É uma busca louvável, mas infelizmente não estão buscando no lugar certo.

É como se fossa aquela conhecida piada do bêbado que procura sua chave embaixo do poste de luz. Interrogado se ele a tinha perdido naquele local, ele responde: não, eu perdi ali mais para cima, mas lá está difícil de procurar.

É sem lógica, não é? Como nós já comentamos antes, esses livros só ajudam de verdade o autor e a editora, que ficam ricos por causa da quantidade de desesperados que adquirem esse tipo de material. Pode até ser mais fácil ler esse tipo de livro, principalmente porque eles são especialmente preparados para prender a leitura e desarmar a pessoa, mas não é lá que se encontra a vitória.

A vitória verdadeira está na Bíblia! É mais difícil de procurar? Sim, é um pouco mais! Mas é lá que você vai encontrar solução para a falta de domínio próprio (I Co. 9: 24-27); para a dificuldade nos relacionamentos (Jo. 15:12, Rm 12:10, I Pe 1:22); para o estress (Mt 11:28) e o segredo para a prosperidade (Mt 6:9, Pv 6:6, Mt 19:21).

É através da Bíblia também que podemos encontrar entendimento, força e vigor, tanto físico quanto mental. Mas esses benefícios só estarão disponíveis para quem realmente esquadrinhar as escrituras.

” A Bíblia é o Livro dos livros. Se você ama a Palavra de Deus, esquadrinhado-a quando tem oportunidade, para possuir seus ricos tesouros e estar perfeitamente aparelhado para toda boa obra, então pode ter certeza de que Jesus o está atraindo para si”. (Ellen G. White. Perto do Céu, p. 75).

Estou novamente escrevendo sobre a importância do estudo da Bíblia porque esse é o meio mais confiável para encontrar todo o tipo de conhecimento. É claro que é muito bom ler livros que se baseiam na Bíblia, mas o melhor é obter o conhecimento direto da fonte. O efeito da leitura na sua vida será surpreendente!

“As palavras de Cristo são o pão da vida. Quando os discípulos comeram as palavras de Cristo, o entendimento lhes foi avivado. […] Em sua compreensão desses ensinos, eles saíram da obscuridade do amanhecer para o brilho do meio-dia. Acontecerá a mesma coisa conosco ao estudar a palavra de Deus. Nossa mente será vivificada; nossa compreensão, ampliada. Os que receberem e assimilarem essa Palavra, tornando-a parte de cada ação, de cada atributo de caráter, se tornarão fortes na força de Deus. Ela confere vigor a todo o ser, aprimorando a experiência e trazendo alegrias que durarão eternamente”. (Ellen G. White. Perto do Céu, p. 75).

Deus facilitou ao máximo para nós, nos deu a lâmpada para o caminho, que é a Bíblia (Sl 119:115) e uma luzinha menor para nos direcionar para a luz maior (os livros do Espírito de Profecia). Fica ainda mais fácil de procurar assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *