Planejando um acampamento para os desbravadores – Programa

Acampar é uma das atividades que os desbravadores mais gostam de fazer no Clube, se não for a que eles mais gostam! Todo domingo aqui no seu Cantinho você acompanha a seção Arte de Acampar, encontrando várias dicas para os seus acampamentos.

Daqui a um mês teremos um feriado prolongado e com certeza muitos clubes irão aproveitar para acampar. Como toda atividade do Clube, o acampamento precisa ser muito bem planejado, pois o sucesso dele dependerá fundamentalmente disso! Não adianta chegar lá e ir fazendo o que vier na cabeça, além de não dar certo, os desbravadores irão notar a falta de compromisso… péssimo exemplo.

Por isso, vamos aprender aqui algumas dicas para planejar um bom acampamento de desbravadores. O nosso foco hoje será no programa.

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que o programa do acampamento precisa abranger com equilíbrio as áreas física, mental e espiritual. Uma não pode estar em sobreposição à outra.

Física: As atividades físicas são as que mais impactam o desbravador no acampamento. São as provas e a recreação, que, se forem bem elaboradas, independente do que tenha acontecido de ruim, eles vão se lembrar do evento como algo muito bom! Quem aqui não se recorda com carinho de um Campori pelas provas que realizou?!

Mas agora no Clube, como membros da diretoria, somos nós que temos que elaborar essas provas super legais para eles. Ao planejar uma prova, (tendo em mãos papel e caneta, é claro), você precisa dar um nome a ela, descrever exatamente como ela acontece, relacionar os materiais necessários, quantos desbravadores estão envolvidos e como será a avaliação. Você pode até achar que não é necessário tudo isso, mas eu te garanto que se assim for feito, eu que nunca fui no seu Clube poderei pegar o seu planejamento e executar a sua prova, caso você não possa. Inclusive é essa a idéia, qualquer pessoa que pegar o planejamento entenderá claramente o que deve ser realizado.

Algumas das provas mais esperadas nos acampamentos são: torta na cara, caça ao tesouro, circuitos, fogueiras, nós, barracas, ordem unida… Uma idéia para deixá-las ainda mais interessantes é colocar algum fator complicante. Desbravadores não gostam de coisas fáceis! Então, por exemplo, em vez de fazer uma corrida de nós simples, por que não fazer uma corrida de nós na água?

Confiram o modelo abaixo (clique para ampliar):

Se você quer exemplos de provas para o seu acampamento, não percam o post de quinta feira que vem!

A recreação também faz parte das atividades físicas e deve ser trabalhada nos acampamentos. Ela vai depender muito da estrutura que vocês tiverem, por exemplo, se na fazenda que vocês estão tem alguma cachoeira, não deixem de levar os desbravadores lá pelo menos 1 dia! Lembrem-se que o momento da recreação também deve ser planejado e dirigido, principalmente em relação à segurança dos desbravadores!

Mental: As atividades mentais são basicamente as instruções e os concursos. É impossível a um desbravador ser investido numa classe sem participar de um acampamento! Então, sente com todos os seus instrutores e anote todos os requisitos de todas as classes que precisam ser cumpridos lá, inclusive especialidades.

Já procure saber como ensinar cada um deles e quais os materiais que você vai precisar. O desbravador precisa voltar do acampamento sabendo fazer bem o que é exigido na sua Classe!

Os concursos são muito usados em Camporis, como concurso de música, oratória, perguntas e respostas, clube do livro, ano bíblico… mas nada impede de os utilizarmos nos nossos acampamentos internos também.

Se você planejar algum concurso, lembre-se que ele deve ser divulgado com bastante antecedência, para que os desbravadores possam se organizar para participar. Deixe bem claro, por escrito, todas as regras e quais serão os critérios avaliados, para evitar dor de cabeça. Bem conduzidos são uma ótima opção para as tardes de sábado e programas noturnos.

Espiritual: Infelizmente, hoje vemos muitos líderes que não trabalham a parte espiritual no acampamento, ou é a mais mal planejada de todas. Outro extremo disso são aqueles que trabalham apenas a parte espiritual, não fazem nada de físico e mental. Em qualquer atividade do Clube deve haver o equilíbrio entre as três áreas!

As principais atividades envolvidas são os cultos (programações noturnas), as meditações matinais e o fogo do conselho.

No culto tenha à frente da programação um líder carismático, que anime os desbravadores. Peça a ele para dirigir o momento de cânticos, para tornar esse momento o mais esperado do evento! 

O tema do programa noturno deve ter conexão com o tema do acampamento. Envolva os desbravadores no programa, seja dando um testemunho, demonstrando alguma habilidade, apresentação musical… A mensagem espiritual deve ser clara, breve e ter uma aplicação prática na vida dos desbravadores. Temos que tomar muito cuidado para não tornar esse momento chato. Para isso, um bom planejamento ajuda!

O devocional deve ser cristocêntrico. Parece óbvio, mas não é bem o que acontece. O que você costuma ler no seu devocional pessoal? Estorinhas? Acredito que não. Você lê a Bíblia, a meditação, a lição. Então por que insistimos em ficar contando essas estorinhas no devocional das crianças? Não podemos subestimar a capacidade delas. No devocional temos que abordar um tema bíblico, assim como fazemos o nosso em casa.

Uma aplicação prática é fundamental para que o desbravador possa realmente adotar aquela atitude para a sua vida. Fazer alguma meditação relacionada ao local do acampamento ou a alguma coisa que aconteceu ajuda muito a eles entenderem o contexto.

Uma coisa que NUNCA pode acontecer é você pedir (no acampamento!) para uma unidade fazer o devocional. Se você que é líder, já trabalha há tempos com desbravadores deixou de última hora e não programou nada, quanto mais os desbravadores!!! É importante que eles saibam dirigir o momento devocional, mas peça a eles com pelo menos 3 semanas de antecedência!

O fogo do conselho é uma das atividades mais tradicionais que temos. Faz parte da história do movimento mundial. Deve ter uma boa música, animada, brincadeiras apropriadas ao redor  da fogueira, momentos de humor, descontração, reflexão sobre acontecimentos do dia, sobre a vida espiritual, relembrar de acampamentos passados… Este é o momento em que todos os desbravadores se reúnem ao redor da fogueira para ouvir o que os líderes têm a ensinar a eles. Faça o fogo do conselho ser tradição no seu Clube também, guarde sempre um pouco das cinzas para colocar no próximo fogo do conselho e assim por diante.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 thoughts on “Planejando um acampamento para os desbravadores – Programa

  1. vlw pela dica…
    estou indo para o meu primeiro acampamento.
    Espero que dê tudo certo,mas com essas dicas vai ser muito mais facil…
    OBG

  2. Olá, Anônimo,

    Obrigado. Espero que tenha dado tudo certo no seu primeiro acampamento. Por que você não faz um relatório e envia com fotos para a gente publicar aqui no Cantinho?

    Um abraço.

  3. Alberto,gostei da idéia do relatório.Eu estou me preparando para me investir esse ano,e agora no dia 17 de fevereiro eu vou para um acampamento da igreja (meu primeiro acampamento).
    Vou tentar fazer um relatório e te mandar.
    aaa,obrigado por me adicionar no msn.

  4. OLÁ QUERIDO IRMÃO
    GOSTARIA DE IDÉIAS PRA MONTAR UM PROGRAMA DE 5 DIAS DE ACAMPAMENTO COM NOSSO CLUBE. O QUE FAZER PRA PREENCHER BEM AS HORAS DESTES CINCO DIAS JUNTOS? OBG.

  5. Olá, amigo,

    O que especificamente você precisa? Neste post já damos várias orientações das atividades a se fazer. Me diga qual sua dúvida especificamente que posso te ajudar.

    Por favor, entre em contato pelo meu email: allasouju@gmail.com

    Um abraço.

  6. meu irmão ola! sou falta apena alguns dias para o acampamento e não tenho nada motado vc podem mim ajuda com a programação
    o que faz em 3 dias de acampamento na areia de fisica

    • Olá, Nego, bom dia.

      Qual é a sua dúvida especificamente? Nesse post você tem as diretrizes do que fazer em cada uma das áreas em um acampamento. Na seção Arte de Acampar, você encontra várias outras dicas de como se montar um acampamento.

      Me diz exatamente o que você está precisando que fica mais fácil para eu te ajudar.

      Um abraço.

  7. Olhaa irmäo Albertoo . Gosteei mto .. até copieei .! Acheei este blog mto interessante .. to sempre consultando akii . Continuem assim .. nós desbravadores precisamos mto .Bjos .

    • Thayana,

      Ficamos muito felizes em poder contribuir com o crescimento dos desbravadores, pois crescemos juntos.

      Estamos aqui para servir! Seja sempre bem-vinda.

      Um abraço.

  8. Olá. Muito bom essas dicas, como todas as outras… Mas não consigo copiar a maioria delas… Sabe me dizer o porquê? Obrigado

    • Olá, James,

      Agradecemos o apoio ao Cantinho. Por motivos de segurança, usamos um plugin que bloqueia a opção de cópia do conteúdo.

      Agradecemos a compreensão.

      Forte abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *