Pense fora da caixa: 20 dicas para você desenvolver a sua criatividade

1

No post Procura-se pessoa criativa, lançamos alguns desafios pra vocês para ajudar no desenvolvido deste talento que tanto precisamos no Clube atualmente. Eu espero que vocês tenham gostado dos desafios e que juntos possamos desenvolver a nossa criatividade.

Ficamos de passar a resposta do problema da vela de Karl Duncker, então vamos lá. Só relembrando, o desafio era pregar a vela na parede de tal forma que a cera não caísse. Algumas pessoas pensam em derreter uma das extremidades da vela e pregá-la na parede, outras pessoas pensam em pegar as tachinhas e prender a vela, mas nenhuma dessas soluções daria certo. A resposta correta consiste em tirar as tachinhas da caixa, prender a caixa na parede usando as tachinhas e depois colocar a vela dentro da caixa.

Esse problema existe no modo fácil e no modo difícil, onde a diferença está no local que as tachinhas estão. Nós apresentamos para vocês o método mais difícil para justamente ajudar no desenvolvimento da criatividade. No método fácil, as tachinhas estão fora da caixa, então quando olhamos para a figura, fica mais clara a resolução. Aqui em baixo está a figura pra vocês compararem.

1

Não podemos olhar a caixa apenas com a função de guardar as tachinhas, devemos olhar para o objeto e procurar quais as outras funções que ele seria útil. Esse é um conceito muito interessante e essa caixa pode representar, por exemplo, as instruções que passamos no Clube. Está cada dia mais difícil fazer com que os desbravadores atinjam o momento auge do Clube, que é a investidura. Então devemos buscar outras soluções para passar os requisitos, já que sabemos que o método convencional não está surgindo mais o mesmo efeito.

Já sabemos que a criatividade está dentro da gente e a única coisa que falta é desenvolvê-la, então, agora vamos apresentar alguns métodos que podem ajudar neste trabalho.

  1. Escreva: tenha sempre perto algo para fazer anotações, as ideias vão surgindo ao longo do dia e se quando a ideia surgir você não anotar, as chances de esquecimento são muito grandes, não confie na sua memória! Por mais sem noção que a ideia possa parecer na hora, sempre anote, porque alguma hora aquela ideia vai ter algum sentido.
  2. Guarde as ideias: tenha algum lugar onde você possa guardar todas as suas anotações, desta forma se você não utilizá-la naquele momento em que você anotou, ela poderá se tornar útil em outra ocasião.
  3. Observe: seja um espectador de todas as coisas que acontecem em sua volta. Quando aprendemos a observar, nos focamos nos detalhes e é nas pequenas coisas que surgem grandes ideias.
  4. Seja curioso: aprenda a fazer perguntas, descubra como as coisas funcionam.
  5. Use os seus sentidos: quando estiver iniciando um novo projeto se concentre ao máximo em como você irá se sentir quando ele estiver em execução, tente liberar os seus sentidos para saber como você se sentirá em relação a cada um deles.
  6. Descubra novas fontes de ideias: todos os lugares podem servir de inspiração, por isso devemos ter diferentes fontes de referência. Exponha as suas ideias para as pessoas, se inspire com fotografias, filmes, museus, músicas, etc. Quanto mais forem as suas fontes, maior será a sua base na hora de criar novos projetos.
  7. Construa grandes ideias: pequenas ideias levam a algo maior, junte todas as suas pequenas ideias que tenham relação com o assunto e forme o seu grande projeto
  8. Evite coisas que enfraqueçam o cérebro: já sabemos que isso deve ser uma coisa que devemos tomar cuidado porque somos cristãos. Coisas que enfraquecem o nosso cérebro atrapalham na nossa comunhão com Cristo e também diminuem a nossa criatividade.
  9. Saiba escutar: escutar é diferente de ouvir, quando estamos escutando alguma coisa estamos concentrados no que está sendo dito. Às vezes a sua ideia pode surgir em um comentário que um amigo fez, por isso é tão importante saber escutar.
  10. Coloca as ideias em ação: o mundo está sedento de pessoas visionárias. O que difere as pessoas visionárias das outras? É simples, elas pegam as ideias, trabalham nelas e depois as colocam em ação. Não adianta nada você ter uma grande ideia se você deixar ela guardada, devemos sempre colocar em prática.
  11. Use seu tempo ocioso com sabedoria: na correria que vivemos hoje muitas pessoas relacionam tempo ocioso com ficar deitado em frente à tv. Sim, podemos gastar nosso tempo livre assistindo tv, mas tem que ter um limite. Divida o tempo de assistir alguma coisa com a leitura de algo que possa te ajudar a desenvolver sua criatividade ou alguma outra atividade que possa te ajudar a crescer.
  12. Brinque como criança: uma empresa que eu admiro muito é a Pixar, lá estão mentes muito criativas que são incentivadas a voltar a ser criança. Quando brincamos conseguimos fazer conexões diferentes. “Nas palavras de Alvy Ray Smith: ‘quando sento perto dos animadores e os observo, me parece que eles conseguiram voltar à infância – estão rodeados de brinquedos e se divertem feito crianças. Essa é uma das razões pelas quais é tão divertido estar com eles: são sempre divertidos, brincalhões e estão o tempo todo montando pequenos espaços secretos – você simplesmente não sabe o que vão fazer depois’”. (Bill Capodagli, Lynn Jackson, Nos Bastidores da Pixar).
  13. Aprenda algo novo: quando aprendemos algo novo acabamos nos tornando mais criativos, então tente realizar um sonho ou fazer algo que você achava que não conseguiria. Malabares, aulas de música, aulas de pintura, escola de circo, são algumas das opções.
  14. Dê outras funções a objetos comuns: isso serve para aprendermos a olhar as coisas por um novo ângulo. No post Procura-se pessoa criativa tinha 2 desafios onde você tinha que criar algo com um círculo e com cotonetes. Pegue um lápis, um clipe de papel ou um copo e pense em outras maneiras além do convencional que esses objetos podem ser utilizados. Anote todas as suas ideais, tenho certeza que algumas renderam boas gargalhadas.
  15. Crie histórias com 3 palavras: pegue palavras que não tenham relação nenhuma e crie algo com elas ex: fone, cachorro e calendário. Agora é só começar as suas histórias
  16. Escreva 10 vezes a mesma questão de jeitos diferentes: quantas vezes ficamos preso em algum problema e não conseguimos achar a solução? Então esse exercício ajuda a treinar o cérebro. Ex.: para a pergunta “como ensinar o requisito x?”, você pode se perguntar “o que os desbravadores devem aprender?”; “quem pode me ajudar?”; “como conseguir o meu objetivo?”. No final, uma das suas perguntas será melhor do que a original.
  17. Faça parcerias: é muito difícil conseguirmos fazer as coisas sozinhos, por isso compartilhe as suas ideias com os seus amigos, pois eles vão olhar as coisas por um novo ângulo e também quando trabalhos em equipe a nossa produção melhora. E uma coisa importante, se livre de pessoas negativas e que não apoiam os seus projetos, se uma com pessoas que querem o seu crescimento.
  18. Tenha um momento sozinho: converse consigo mesmo, aprenda a ficar bem com você, porque afinal, essa companhia você terá pelo resto da vida. Se desligue um pouco do mundo e reserve um momento a sós com você e Deus.
  19. Não desista: criar algo do zero é muito difícil, até mesmo para as grandes mentes da Pixar, por isso devemos ser persistentes e acreditar que o projeto dará certo. Acredite em você, na sua equipe e no seu projeto. Se mantenha motivado.
  20. Faça atividades físicas: quando nos exercitamos liberamos endorfina, também conhecido como hormônio do prazer. Dentre suas várias funções, as endorfinas melhoram a memória, o bom humor, aumentam a disposição física e mental, melhoram a concentração. Tudo o que uma pessoa criativa pode precisar!

Lembre-se: todo mundo é criativo, a diferença está no tanto que cada pessoa explora isso. Então leia o livro até o final, assista o filme até a subida dos créditos, mude a sua rotina, fuja do estresse e não tenha medo do fracasso. Quando liberamos a nossa criatividade, grandes coisas podem ser feitas. A equipe do Cantinho acredita que se desenvolvermos a nossa criatividade grandes coisas podem ser feitas pelo Clube. E você, acredita?

1- Andressa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *