Os 10 erros mais frequentes dos excursionistas

Já falamos sobre como planejar uma caminhada com pernoite e demos algumas dicas sobre como fazer caminhadas com crianças. Esse post tem uma finalidade um pouco diferente: corrigir erros que comumente cometemos em caminhadas.

Wendy Bumgardner era secretária nacional da American Volksport Association, uma entidade que organiza eventos e caminhada por todo o EUA, e verificou os dez erros mais freqüentes cometidos por quem pratica esta atividade física. Veja se você esta incluso em algum deles e trate de corrigir.

caminhada1-300x225

Passo Muito Grande

Quando se acelera o ritmo à caminhada, há uma tendência natural em aumentar o tamanho do passo. Isso na verdade atrapalha a mecânica da caminhada, podendo acarretar em dores nas canelas. Se quiser caminhar mais rápido, o segredo é dar passadas menores e manter o ritmo.

Calçados Impróprios

Tênis pesados, duros com mais de um ano de uso, botas apertadas, não são bons para caminhar e podem gerar problemas nos músculos e articulações. Procure uma loja especializada do ramo e pesquise as opções oferecidas.

Pisada Errada

Ao invés de pousar toda planta do pé de uma só vez no chão, procure toca-lo primeiro com o calcanhar e depois rolando a planta enquanto o corpo vai à frente. No final,para ganhar velocidade dê um último impulso com os dedos.

Braços Esticados

Braços esticados para baixo durante a caminhada causa inchaço nas mãos. Alterne o cajado de hora em hora, pois ele deixa os braços dobrados em 90 graus e isto dá conforto a caminhada.

Cotovelos Para os Lados

Quem já dobra os braços durante a caminhada, muitas vezes comete o erro de apontar os cotovelos para os lados provocando um movimento lateral dos braços. Mantê-los apontados para trás será eficiente.

Cabeça Abaixada

Nada de ficar olhando para os próprios pés durante a caminhada. Procure sempre olhar para frente.O olhar deve dirigir-se a um ponto no chão entre 1,5 m a 3 m adiante dos pés. Esta postura auxilia a respiração e previne dores no pescoço, nas costas e ombros. Alem disso, poderá detectar com maior antecedência os obstáculos perigosos que possa haver no caminho.

Tronco Inclinado ou Balançando

O tronco não deve inclinar-se para frente nem para trás, além de causar dores nas costas, a mecânica do exercício ficara bastante prejudicada, diminuindo a velocidade. Manter-se ereto, perpendicular ao chão. Um abdômen contraído ajudara na caminhada (incluir abdominais em rotina é uma boa idéia)

Roupas Erradas

No verão caminhar com roupas leves e claras. No inverno, agasalhe-se bem. Se sair muito cedo pela manhã e o tempo estiver frio, vestir varia peças de roupas, inclusive quebra-vento, camiseta de manga longa, segunda pele. Assim que o tempo e o seu corpo forem esquentando, poderá ir tirando as peças, amarrando-as na cintura. Usar boné sempre.

Beber Pouca Água

Antes de sair para caminhar uns dez minutos antes tome um copo com água, isto o manterá hidratado. Durante o trajeto, beba o equivalente a um copo a cada uma hora. Evite bebidas com cafeína, tipo Coca-Cola, pois elas causam perda de liquido e como conseqüência, mais sede.

Caminhadas em Excesso

Exagerar na rotina de caminhadas pode surtir o efeito contrario ao pretendido deixando-o cansado, irritado, sem entusiasmo e com dores.

Fonte: http://www.penatrilha.com.br/blog/?p=836

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *