O Secretário da Unidade

Já falamos sobre como organizar um clube, qual é o programa do Clube, o que é o sistema de unidades, a função do conselheiro e do capitão, mas ainda está faltando uma figura importante dentro da unidade: o secretário.

Então, para darmos continuidade às orientações aos novos Clubes, vamos aprender o que um secretário de unidade faz:

O Secretário

O secretário da unidade é o membro escolhido pelos outros membros da unidade para desempenhar uma variedade de tarefas especiais. O período de atuação varia de três meses (rotativos) a um ano, dependendo do padrão adotado pela comissão da diretoria. Durante todas as atividades do clube, o secretário usa uma insígnia indicando sua função.

Funções do secretário

Cumprir as funções do capitão em sua ausência. O Secretário é o segundo líder da Unidade, portanto, na ausência do Capitão, é ele quem assume as responsabilidades da Unidade.

Servir como mensageiro entre a unidade e o diretor, quando solicitado pelo conselheiro da unidade. Você é o responsável por estar em contato com a Direção do Clube e lhe prestar quaisquer tipos de esclarecimentos, sobre pontualidade, freqüência, uso do uniforme, dentre outros.

Preencher a ficha do cantinho da unidade. O Secretário deve manter em dia a ficha de avaliação semanal de cada desbravador, sendo honesto em suas marcações, pois você não estará fazendo nenhum favor a seu colega se você encobrir dados ou alterá-los. Lembre-se, o seu trabalho não é para a Diretoria do Clube, e sim, para Deus.

Manter atualizado o “Livro da Unidade”. Neste livro estará registrado toda vida da unidade, exemplo: Acampamentos, caminhadas, ex-membros, conquistas da unidade, trunfos. Neste Livro são registradas todas as atividades da Unidade, além de conter uma lista completa de todos os seus membros, relatórios e etc. E você é o responsável por providenciar esta pasta e mantê-la atualizada.

Nota: Além do capitão e do secretário, existem outros cargos que os desbravadores podem desempenhar dentro da Unidade. A ideia é que através dessas funções eles possam desenvolver a liderança deles e possam aprender a lidar com as responsabilidades que lhe forem conferidas. Esses outros cargos dependem da realidade de cada Clube e são adotados de acordo com a necessidade específica de cada um. Alguns exemplos são: tesoureiro, capelão, almoxerife, diretor de esportes, etc.

Se alguém tiver algum material sobre esse assunto, compartilhe conosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 ideias sobre “O Secretário da Unidade

  1. ola,n sei como lidar com as meninas se eu chamar a atençao elas ja ficam com cara feia pro meu lado a e tambem elas ficam falando uma das outras elas n sedam certo o q eu faço pra elas criarem e vinculo?

    • Boa noite, Flávia,

      Então. Essa é uma questão bastante complexa e difícil de eu conseguir te ajudar por aqui. O que aconselho você fazer é conversar com a sua conselheira ou com a diretora associada e explicar a situação. Como elas conhecem as outras meninas e sabem o que acontece aí no Clube, certamente elas te ajudarão na tarefa de conseguir se aproximar delas e conseguir que respeitem a sua função.

      Um abraço.

  2. Olá sabe eu tenho o MSM problema que a Flavia tem outro porem eu a secretária desde o ano passado mas agora esta sendo mais difícil pq a minha conselheira que mudar os cargo e isso né deixar bem zangada e triste pq wu penso que nenhumas das menina da minha unidade nn tem muita responssabidade sabe.

    E eu as vezes penso que o problema de tudo pq o que acontece na minha unidade é culpa minha.

    • Boa tarde, Kaylaine,

      Em relação ao seu problema que é o mesmo da Flávia, sugiro a mesma orientação. Já com relação à mudança de cargos, isso é previsto no Manual Administrativo. O tempo que cada um pode ficar num cargo varia de 3 meses a 1 ano, dependendo do que seu Clube determinar.

      Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *