Noite do pijama

Noite do pijama, Unidade Safira 2013 - Clube Bandeirantes

Noite do pijama, Unidade Safira 2013 – Clube Bandeirantes

O que torna o Clube de Desbravadores uma ferramenta fantástica na transformação do caráter dos seus garotos é que ele extrapola as barreiras físicas das reuniões regulares de sábado e domingo. O sistema de unidades é complexo e exige muito mais dos conselheiros do que poucas horas do final de semana!

Para um programa efetivo, o conselheiro deve dispor de diversas atividades diferenciadas para sempre manter a atenção dos seus desbravadores. Para aprender um pouco mais sobre como conduzir o cantinho da unidade, clique AQUI.

O objetivo do nosso post de hoje é uma sugestão de atividade externa: a noite do pijama!

Noite do pijama, Unidade Safira 2013 - Clube Bandeirantes

Noite do pijama, Unidade Safira 2013 – Clube Bandeirantes

Esta é uma atividade tradicional, conhecida de longa data, e que até hoje tem ótimos resultados. Até porque, só o fato de um juvenil/adolescente dormir fora de casa já é, na maioria dos casos, um motivo de grande festa! rsrs Mas não se trata apenas de dormir fora, é necessário ter um programa planejado para este momento. Para isso, confira as dicas abaixo:

  • Planejamento: Como em todas as atividades do Clube, o planejamento é fundamental para o sucesso. Neste momento, o conselheiro deve traçar um esboço do que quer desenvolver na sua programação, de acordo com os interesses dos seus garotos. É necessário, neste momento, solicitar a autorização da diretoria do Clube para realizar a atividade. Deve-se estipular, para tanto, o dia, horário e local.
  • Contato com os pais: O conselheiro deve, pessoalmente, comunicar aos pais sobre a programação, local, pessoas envolvidas, o que será realizado. Também é necessário obter uma autorização para que o filho participe, assim como para qualquer atividade externa que o Clube realize. Além do contato pessoal, é interessante entregar uma cartinha com as principais informações da festa.
  • Fazer uma lista com o que cada desbravador deve levar: Não é necessário levar papagaio, cachorro e mãe para a atividade, rsrs, até porque será apenas uma noite, mas alguns itens básicos são fundamentais, como travesseiro [o ideal é que o conselheiro providencie colchonetes e roupas de cama para todos, para diminuir o volume da “mala”], toalha e muda de roupas para tomar banho, itens de higiene pessoal (escova e pasta de dentes, sabonete, xampu, desodorante, etc.), além de Bíblia e lição da escola sabatina e, claro, o pijama! O ideal é que o conselheiro prepare uma lista impressa, para entregar aos pais [de preferência] ou aos desbravadores.
  • Transporte: O conselheiro deve pensar como será o transporte dos desbravadores até o local da festa, seja ir à pé todos juntos, pedir ajuda para alguns membros da direção para levarem de carro ou pedir aos pais que os deixem lá.
  • Programação: Chegou a hora da atividade em si! A melhor maneira de iniciar é com o jantar. Escolha algo simples e que seja do agrado de todos. Geralmente pizza e cachorro quente agradam bem! Em seguida, faça uma pequena dinâmica, cerca de 20 a 30 minutos, para que os desbravadores possam se conhecer melhor. Uma atividade legal é pedir que os desbravadores levem jogos de tabuleiro que gostem para que todos possam jogar juntos. Gaste de 45 minutos a 1 hora e meia, dependendo da empolgação deles… rs Quase por fim (até porque já está ficando tarde), passe um bom filme, que deve ser assistido pelo conselheiro e pelo diretor do Clube previamente, para certificarem-se de que não viola nenhum dos nossos princípios cristãos. Por último e não menos importante, faça um momento espiritual, com uma pequena (pequena mesmo!) mensagem e uma oração. Uma ótima noite a todos.
  • Dia seguinte: Geralmente as noites do pijama são realizadas no sábado à noite, então, no domingo pela manhã todos devem estar prontos e dispostos para as atividades do Clube! Para que isso seja possível, não prolongue muito o programa. Tentem dormir por volta da meia noite. Caso extrapole um pouquinho, não passe das 1h00min, para não ferirmos nossos princípios de saúde. Acorde sua unidade cedo, façam o devocional e tomem café da manhã. Malas arrumadas e todos em ponto na reunião do Clube!

O ideal é que a noite do pijama não ocorra logo nas primeiras reuniões, pois as crianças terão pouquíssimo vínculo umas com as outras, podendo comprometer o programa, mas também que não seja o último evento do ano (a não ser que tenha havido outras durante o ano), pois neste caso também não terá muito sentido.

Noite do pijama, Unidade Safira 2013 - Clube Bandeirantes

Noite do pijama, Unidade Safira 2013 – Clube Bandeirantes

Outro detalhe importante é que tudo esteja acertado com o anfitrião da festa [que geralmente é o conselheiro ou um membro da direção do Clube]. Os desbravadores também devem ser conscientizados sobre as regras da casa. Uma orientação que não pode faltar: nenhuma menina deve participar de uma noite do pijama dos meninos e vice-versa! Nem mesmo os membros da direção. Neste caso, o associado masculino pode acompanhar os conselheiros e a associada feminina as conselheiras. Já fizeram uma festa do pijama no seu Clube? Nos envie as fotos com um pequeno relatório para postarmos aqui no nosso Cantinho! Combinado?!

1- Alberto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 thoughts on “Noite do pijama

  1. Querido irmão, gostaria de saber onde comprar o novo manual administrativo do Clube.
    No sels da mnha cidade eles não sabem nem a previsão de guando vai sair.

    • Olá, Assis,

      Ele é vendido pela Editora Sobre Tudo. Infelizmente, o site deles está em manutenção. Então recomendo que o senhor ligue na editora e faça o pedido pelo telefone. O número o senhor encontra na nossa página Produtores autorizados DSA, do lado direito do blog.

      Um abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *