O que torna o Clube de Desbravadores uma ferramenta fantástica na transformação do caráter dos seus garotos é que ele extrapola as barreiras físicas das reuniões regulares de sábado e domingo. O sistema de unidades é complexo e exige muito mais dos conselheiros do que poucas horas do final de semana!
Para um programa efetivo, o conselheiro deve dispor de diversas atividades diferenciadas para sempre manter a atenção dos seus desbravadores. Para aprender um pouco mais sobre como conduzir o cantinho da unidade, clique AQUI.
O objetivo do nosso post de hoje é uma sugestão de atividade externa: a noite do pijama!
Esta é uma atividade tradicional, conhecida de longa data, e que até hoje tem ótimos resultados. Até porque, só o fato de um juvenil/adolescente dormir fora de casa já é, na maioria dos casos, um motivo de grande festa! rsrs Mas não se trata apenas de dormir fora, é necessário ter um programa planejado para este momento. Para isso, confira as dicas abaixo:
- Planejamento: Como em todas as atividades do Clube, o planejamento é fundamental para o sucesso. Neste momento, o conselheiro deve traçar um esboço do que quer desenvolver na sua programação, de acordo com os interesses dos seus garotos. É necessário, neste momento, solicitar a autorização da diretoria do Clube para realizar a atividade. Deve-se estipular, para tanto, o dia, horário e local.
- Contato com os pais: O conselheiro deve, pessoalmente, comunicar aos pais sobre a programação, local, pessoas envolvidas, o que será realizado. Também é necessário obter uma autorização para que o filho participe, assim como para qualquer atividade externa que o Clube realize. Além do contato pessoal, é interessante entregar uma cartinha com as principais informações da festa.
- Fazer uma lista com o que cada desbravador deve levar: Não é necessário levar papagaio, cachorro e mãe para a atividade, rsrs, até porque será apenas uma noite, mas alguns itens básicos são fundamentais, como travesseiro [o ideal é que o conselheiro providencie colchonetes e roupas de cama para todos, para diminuir o volume da “mala”], toalha e muda de roupas para tomar banho, itens de higiene pessoal (escova e pasta de dentes, sabonete, xampu, desodorante, etc.), além de Bíblia e lição da escola sabatina e, claro, o pijama! O ideal é que o conselheiro prepare uma lista impressa, para entregar aos pais [de preferência] ou aos desbravadores.
- Transporte: O conselheiro deve pensar como será o transporte dos desbravadores até o local da festa, seja ir à pé todos juntos, pedir ajuda para alguns membros da direção para levarem de carro ou pedir aos pais que os deixem lá.
- Programação: Chegou a hora da atividade em si! A melhor maneira de iniciar é com o jantar. Escolha algo simples e que seja do agrado de todos. Geralmente pizza e cachorro quente agradam bem! Em seguida, faça uma pequena dinâmica, cerca de 20 a 30 minutos, para que os desbravadores possam se conhecer melhor. Uma atividade legal é pedir que os desbravadores levem jogos de tabuleiro que gostem para que todos possam jogar juntos. Gaste de 45 minutos a 1 hora e meia, dependendo da empolgação deles… rs Quase por fim (até porque já está ficando tarde), passe um bom filme, que deve ser assistido pelo conselheiro e pelo diretor do Clube previamente, para certificarem-se de que não viola nenhum dos nossos princípios cristãos. Por último e não menos importante, faça um momento espiritual, com uma pequena (pequena mesmo!) mensagem e uma oração. Uma ótima noite a todos.
- Dia seguinte: Geralmente as noites do pijama são realizadas no sábado à noite, então, no domingo pela manhã todos devem estar prontos e dispostos para as atividades do Clube! Para que isso seja possível, não prolongue muito o programa. Tentem dormir por volta da meia noite. Caso extrapole um pouquinho, não passe das 1h00min, para não ferirmos nossos princípios de saúde. Acorde sua unidade cedo, façam o devocional e tomem café da manhã. Malas arrumadas e todos em ponto na reunião do Clube!
O ideal é que a noite do pijama não ocorra logo nas primeiras reuniões, pois as crianças terão pouquíssimo vínculo umas com as outras, podendo comprometer o programa, mas também que não seja o último evento do ano (a não ser que tenha havido outras durante o ano), pois neste caso também não terá muito sentido.
Outro detalhe importante é que tudo esteja acertado com o anfitrião da festa [que geralmente é o conselheiro ou um membro da direção do Clube]. Os desbravadores também devem ser conscientizados sobre as regras da casa. Uma orientação que não pode faltar: nenhuma menina deve participar de uma noite do pijama dos meninos e vice-versa! Nem mesmo os membros da direção. Neste caso, o associado masculino pode acompanhar os conselheiros e a associada feminina as conselheiras. Já fizeram uma festa do pijama no seu Clube? Nos envie as fotos com um pequeno relatório para postarmos aqui no nosso Cantinho! Combinado?!
gostei muito da sugestão. vou providenciar para o meu clube assim que possivel.
sou diretora. e gostaria de fazer na minha dois momentos desses.
uma para as meninas e outro para os meninos.
é possivel?
gostei.farei com minha meninas . 🙂
Boa noite, se comenta que não pode fazer esse tipo de atividade por conta do eca, e vdd?
Boa tarde, Paulo,
A atividade, conforme descrita neste post, em nada atenta contra o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Um abraço.
Querido irmão, gostaria de saber onde comprar o novo manual administrativo do Clube.
No sels da mnha cidade eles não sabem nem a previsão de guando vai sair.
Olá, Assis,
Ele é vendido pela Editora Sobre Tudo. Infelizmente, o site deles está em manutenção. Então recomendo que o senhor ligue na editora e faça o pedido pelo telefone. O número o senhor encontra na nossa página Produtores autorizados DSA, do lado direito do blog.
Um abraço.