Livro de Atas

O bom funcionamento da secretaria do Clube é fundamental para a sua história. Se ela não funcionar bem, todas as lembranças do Clube ficarão apenas na cabeça dos membros, e logo desaparecerá… 

É pensando nisso que aqui na APlaC (e na maioria das Associações também) sempre é exigido dos Clubes, como requisitos dos Camporis, o livro de atas e um livro de atos, para que eles sejam estimulados a registrar tudo o que acontece nas reuniões e eventos.

Hoje vamos falar um pouco sobre o livro de atas. Bem, as atas são documentos onde registramos todos os votos/decisões de uma reunião da direção do Clube (por isso a sua importância). Todas essas reuniões precisam ter uma ata, para que nada se perca. Todas as decisões precisam ser anotadas, inclusive data de início das atividades, eventos, quais desbravadores serão investidos e em quais classes, quem vai receber a insígnia de excelência, etc. Não pule nada.

Não existe um modelo padrão de ata, apenas o estilo de escrita. Por exemplo, em atas manuscritas, não se pula linhas (a não ser na parte das assinaturas), não tem parágrafo, devem ser escritas num caderno próprio para atas, e todo espaço vazio deve ser inutilizado com um traço diagonal, com a assinatura do(a) secretário(a).

A escrita tem um estilo um pouco diferente também, como o exemplo abaixo:

Aos vinte e seis dias do mês de setembro de 2009, reuniu-se a comissão executiva do Clube de Desbravadores Pioneiros da Colina com a presença dos seguintes membros: Paulo Henrique da Silva Oliveira – Diretor do clube, Alberto Lázaro de Souza Junior, Éveni Agustinho Silveira de Souza e pr. Geraldo. A reunião teve início às 13h30min com um devocional dirigido pelo pr. Geraldo com base no texto de Dn. 8:14. Itens propostos: Voto 09/022 – votado saída do Clube para acampamento interno, no IABC, de 11-15 de novembro de 2009; Voto 09/023 – votado os seguintes nomes para cozinheiros: Fulano de Tal e Beltrano Golen. Não havendo mais nada a tratar, a reunião encerrou-se às 15h00min com uma oração proferida pelo diretor. Eu, secretário deste clube, lavrei a presente ata e proponho que a mesma seja aceita. 

Assinaturas (secretário e diretor)

Mas o livro de atas não precisa ser manuscrito. Para aqueles que gostam de trabalhar no computador, abaixo segue um modelo de ata digitada (clique para ampliar).

Se preferir, clique AQUI para baixar o documento em formato .docx (Word).

Qualquer dúvida ou sugestão, faça um comentário abaixo, ou entre em contato com um dos colaboradores.

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62 ideias sobre “Livro de Atas

  1. Boa tarde!
    Iniciei este ano como secretária e não existe livro ata nem livro de atos. Como devo proceder, inicio tudo este ano?

    Obrigada!

  2. Boa tarde sou secretaria de uma igreja comecei fazer atas da igreja ,é nova e está sendo registrada em cartório ,tenho noção de escrever ata mas gostaria de v alguns modelos p confirmar se estou fazendo certo as pautas e assunto abordado obg

  3. Boa Noite… como faço para regularizar o livro de atas sendo que a antiga secretária, fez atas digitadas e não encerrou o livro….sendo que ainda tem muitas páginas em branco…. Obg.

    • Boa tarde, Maria Helena,

      Você pode fazer um termo de encerramento após a última ata registrada no caderno.

      Se forem usar o caderno para as próximas atas, basta fazer um termo de abertura do ano e registrar as atas em sequência. Caso desejem fazer atas digitadas, não tem problema o caderno ter ficado com páginas em branco. Elas podem ser inutilizadas com um risco diagonal, com a assinatura do secretário do Clube.

      Forte abraço.

    • Boa tarde, Roseli,

      Esse não é o ideal. Caso opte por usar o livro de atas, o mais recomendado é escrever nele. Se optar por fazer atas digitadas, é melhor usar uma pasta catálogo.

      Um abraço.

    • SIM Raissa. A ata digitada pode ser digitada conforme o exemplo Por que após sem impressa ela fica inalterada.Já a ata escrita tem de ser no exemplo acima, escrita sem parágrafos,somente pulando linha para as assinaturas e no final inutilizar o espaço em branco e no verso da Folha caso não usar com um risco diagonal/ para não poder ser alterada.

  4. Sou secretario numa associação e gostaria saber se posso usar o livro de Atas
    para anotar acontecimentos gerais durante o mandato prestes a terminar.

  5. Ola , estou redigindo ata de partido e fiz a lista da convenção e termina a ata . Já registrei outro livro no cartório , como faço para seguir adiante no outro livro tenho que colocar alguma observação ou sigo escrevendo o texto normal na primeira folha da ata nova?????????

    • 11/001 (11 seria o ano da ata e 001 a sequência das atas). Poderia ser também 2019/001.

      Esse ano seria 19/001. 19 de 2019 e 001 a primeira ata, e assim sucessivamente, 19/002, 19/003. No próximo ano muda para 20/001.

  6. Olá boa noite eu gostaria de saber quais são os tipos de livros de atas que tem como são os modelos deles por dentro pq eu não conheço e to precisando de alguns deles alguém pode me ajuda?

  7. Boa tarde!
    Lavrei a ata de uma assembleia do 1º turno. No 2º turno houve uma asembleia com a mesma pauta, porém eu não estaria participando. O que posso fazer se a orientação é que deveria ser uma ata única?

  8. Boa noite. Tenho um líder que mandou todos escreverem em VERMELHO. Está certo escrever em vermelho? Se não, poderiam me enviar onde posso achar o argumento de que não se deve escrever nessa cor?

    • Boa noite, Anônimo,

      Não existe nenhum regulamento que defina a cor de caneta usada para o registro das atas. Logo, não se pode determinar que seja azul, vermelho ou preto… Habitualmente, usa-se as cores preta e azul.

      Um abraço.

  9. Boa Noite!
    Gostaria de saber se o livro ata de uma igreja, necessita ser averbado no cartório de registro de sua fundação.

    E como ficam os registros de cada ata registrada nele.

  10. Boa tarde
    Fiz as atas todas no computador, mais tenho o livro que está em branco. Posso colar as atas no livro? Prendo as com grampo…clipe?
    Obg.

  11. Boa tarde,
    Verifiquei que o livro ata está com folhas em branco, por engano ou para que se transcrevesse atas e não foi feito. Como posso resolver esse problema ?
    Obrigada,
    Angelina

    • Boa tarde, Angelina!

      O ideal seria verificar com a pessoa que era secretaria no período o que aconteceu, para ter certeza se foi por engano ou haviam atas para serem transcritas, mas não foram. Se for essa última opção, tentar conseguir as atas, para transcrevê-las.

      Caso tenha sido por engano ou não conseguir as atas para transcrição, anule as páginas com um risco diagonal e escreva uma observação, relatando o que ocorreu, ou seja, porque não há atas nestas páginas.

      Um abraço.

  12. Boa tarde, estamos dando início a um clube.
    Estou gostando muito das informações.
    Então eu preciso de um livro ata para reuniões de direção, outro para as atividades realizadas pele clube, e um livro ouro para os patrocinadores.

    • Boa noite, Erika,

      o correto é que, na ausência da Secretária em uma reunião, seja escolhido alguém para exercer essa função na reunião, antes que esta comece. Ou seja, será escolhida uma Secretária específico para a reunião. A pessoa escolhida será a responsável por fazer as anotações e transcrever a ata, além de assiná-la juntamente com o Diretor.

      Um abraço.

  13. Gostaria de saber se existe livro de ouro e pra q?
    Também gostaria de saber um pouco mais explicado cada função do livra de atas e de atos estou começando agora e não compreendi direito.

    • Olá, Izabel, boa noite,

      Conforme consta no Manual Administrativo, “O livro de ouro é destinado ao registro de todos os padrinhos e parceiros do Clube. Deve ser um caderno ornamentado, na cor dourada, onde o secretário irá registrar o nome de todos aqueles que colaboraram financeiramente com o Clube, com a respectiva data da parceria. À frente, deve-se deixar um espaço para a assinatura do colaborador”.

      Sobre o livro de atas: “O livro de atas é o registro dos pontos de discussão e resultados de todas as reuniões das Comissões Executiva e Regular. Pode ser feito manualmente ou digitado, tendo os dois a mesma utilidade. O mais importante é guardá-los em um lugar adequado e não rasurar”.

      Sobre o livro de atos: “Este é um histórico que o Clube deve manter de todas as atividades que já realizou em sua existência. Para isso, o Clube adota um modelo de pasta ou caderno e, após cada evento, faz um pequeno relatório dos pontos principais. O relatório pode ser manuscrito ou digitado, sendo muito interessante o uso de fotos do evento para enriquecer o material. Não necessita de formalidades e cada Clube pode adotar o seu modelo de escrita e forma padrão”.

      Caso ainda persista alguma dúvida, é só entrar em contato novamente.

      Um abraço.

    • Olá, Izabel, boa noite,

      Conforme consta no Manual Administrativo, “O livro de ouro é destinado ao registro de todos os padrinhos e parceiros do Clube. Deve ser um caderno ornamentado, na cor dourada, onde o secretário irá registrar o nome de todos aqueles que colaboraram financeiramente com o Clube, com a respectiva data da parceria. À frente, deve-se deixar um espaço para a assinatura do colaborador”.

      Um abraço.

  14. Olá, Paz e Graça.
    Minha dúvida é: Vamos dizer que estou transcrevendo uma ata, do rascunho que fiz para o livro próprio de Atas, a página é nº 94, no entanto, não preenchi toda a folha, parando então na metade. Sendo assim, passei um traço diagonal no restante dos espaços vazios que sobraram, mas preciso transcrever uma nova Ata, o verso da página 94 não é numerada, já que a próxima página é 95 dá a entender que a numeração 94 refere-se à página em seu verso e anverso. Nesse caso não tem nenhum problema eu fazer duas atas em uma mesma página? Uma na frente e outra no verso, já ambos os lados correspondem ao nº 94?

    • Boa tarde, Joubert,

      No caso de livros ata numerados apenas por folhas, somente deve ser usado o verso da folha se for continuação da mesma ata. Uma nova ata deve sempre ser iniciada em uma nova folha. Neste caso, deve-se inutilizar o verso da folha 94 também, com um traço diagonal com a assinatura do secretário.

      Um abraço.

  15. Vanessa, o livro de atos é todo registro do Clube, como por exemplo as reuniões regulares, passeios…
    Eu fiz um livro de atos só com fotos, e o livro de atos eu escrevo o que fizemos em cada reunião (é onde faço os registros diários).
    Espero ter ajudado’

    • Boa noite Alberto! Entrei esse ano como Secretária, estou numa dúvida, fiz o termo de abertura da Ata mais estou muito insegura. Você poderia me enviar um modelo real de uma abertura da ata e uma folha pelo menos, mostrando como se escreve no livro.

      Desde já muito obrigada.

  16. Olá, gostaria de saber como arquivar as atas digitadas. Devo imprimir e posteriormente encadernar as atas do ano? Ou devo salvá-las em cd? Outra questão: existe livro de atos?

    • Boa tarde, Analuci,

      Mesmo que a ata seja digitada, é necessário manter um registro físico delas. A melhor opção é arquivá-las em uma pasta catálogo, conforme forem sendo feitas. Ao final do ano, você pode encaderná-las em um único volume, mas é uma opção de vocês, ela pode ser mantida na pasta catálogo.

      Quanto ao livro de atos, não há um tipo de caderno específico para ele, como ocorre com as atas. Geralmente é feito em um caderno brochura simples ou digitado e também colocado em uma pasta catálogo. A ideia é fazer uma breve descrição com fotos das principais atividades do Clube, como investiduras, acampamentos, projetos comunitários/missionários, passeios, etc.

      Um abraço.

  17. olá, gostaria de saber sobre os livros de ata, é que tem: livro de matricula, livro de atas de assembleia entre outros livros, a dúvida é, se é pra ter varios cadernos( ata) para fazer cada coisa ou um é o suficiente para colocar tudo apenas separando as folhas???? abraço.

    • Olá, July,
      O livro de atas usado para o Clube de Desbravadores é um livro de atas simples, que contém apenas as páginas pautadas numeradas. Esses outros livros disponíveis nas papelarias são para outras funções.
      Um abraço.

    • Olá, Norma,
      Pode sim. Após encerrar todas as atas do ano, basta escrever, na folha seguinte, o ano, em forma de capa, e iniciar as novas atas a partir da página seguinte.
      Um abraço.

  18. Olá, Anônimo,

    Neste caso, infelizmente a opção é começar um novo caderno de atas, tudo de novo… Por isso, é interessante sempre ter uma cópia dos seus arquivos do Clube, de preferência online.

    Um abraço.

  19. Olá, eu gostaria de saber se vocês tem algum modelo de controle para o cantinho da unidade, com frequencia,devocional, uniforme em ordem,mensalidade e etc.Obg.

  20. Boa tarde Sueli,

    Bem, no caso de novos desbravadores, não é necessário o registro em ata, apenas na secretaria do Clube mesmo.

    Já no caso de membros da diretoria, pode ser feito assim:

    Item 11/001 – admissão dos seguintes membros na diretoria do Clube: Fulano de Tal (conselheiro da Unidade X), Cicrano Golem (instrutor de classes).

    Um abraço.

  21. óla gostaria de uma informação
    no caso de relatar nomes de pessoas que
    esta passando afazer parte do nosso
    ministerio. como devo citar no livro de ata?

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