Livro de Atas

O bom funcionamento da secretaria do Clube é fundamental para a sua história. Se ela não funcionar bem, todas as lembranças do Clube ficarão apenas na cabeça dos membros, e logo desaparecerá… 

É pensando nisso que aqui na APlaC (e na maioria das Associações também) sempre é exigido dos Clubes, como requisitos dos Camporis, o livro de atas e um livro de atos, para que eles sejam estimulados a registrar tudo o que acontece nas reuniões e eventos.

Hoje vamos falar um pouco sobre o livro de atas. Bem, as atas são documentos onde registramos todos os votos/decisões de uma reunião da direção do Clube (por isso a sua importância). Todas essas reuniões precisam ter uma ata, para que nada se perca. Todas as decisões precisam ser anotadas, inclusive data de início das atividades, eventos, quais desbravadores serão investidos e em quais classes, quem vai receber a insígnia de excelência, etc. Não pule nada.

Não existe um modelo padrão de ata, apenas o estilo de escrita. Por exemplo, em atas manuscritas, não se pula linhas (a não ser na parte das assinaturas), não tem parágrafo, devem ser escritas num caderno próprio para atas, e todo espaço vazio deve ser inutilizado com um traço diagonal, com a assinatura do(a) secretário(a).

A escrita tem um estilo um pouco diferente também, como o exemplo abaixo:

Aos vinte e seis dias do mês de setembro de 2009, reuniu-se a comissão executiva do Clube de Desbravadores Pioneiros da Colina com a presença dos seguintes membros: Paulo Henrique da Silva Oliveira – Diretor do clube, Alberto Lázaro de Souza Junior, Éveni Agustinho Silveira de Souza e pr. Geraldo. A reunião teve início às 13h30min com um devocional dirigido pelo pr. Geraldo com base no texto de Dn. 8:14. Itens propostos: Voto 09/022 – votado saída do Clube para acampamento interno, no IABC, de 11-15 de novembro de 2009; Voto 09/023 – votado os seguintes nomes para cozinheiros: Fulano de Tal e Beltrano Golen. Não havendo mais nada a tratar, a reunião encerrou-se às 15h00min com uma oração proferida pelo diretor. Eu, secretário deste clube, lavrei a presente ata e proponho que a mesma seja aceita. 

Assinaturas (secretário e diretor)

Mas o livro de atas não precisa ser manuscrito. Para aqueles que gostam de trabalhar no computador, abaixo segue um modelo de ata digitada (clique para ampliar).

Se preferir, clique AQUI para baixar o documento em formato .docx (Word).

Qualquer dúvida ou sugestão, faça um comentário abaixo, ou entre em contato com um dos colaboradores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 thoughts on “Livro de Atas

  1. óla gostaria de uma informação
    no caso de relatar nomes de pessoas que
    esta passando afazer parte do nosso
    ministerio. como devo citar no livro de ata?

  2. Boa tarde Sueli,

    Bem, no caso de novos desbravadores, não é necessário o registro em ata, apenas na secretaria do Clube mesmo.

    Já no caso de membros da diretoria, pode ser feito assim:

    Item 11/001 – admissão dos seguintes membros na diretoria do Clube: Fulano de Tal (conselheiro da Unidade X), Cicrano Golem (instrutor de classes).

    Um abraço.

  3. Olá, eu gostaria de saber se vocês tem algum modelo de controle para o cantinho da unidade, com frequencia,devocional, uniforme em ordem,mensalidade e etc.Obg.

  4. Bom dia Alberto. O livro de Atas foi extraviado e não temos com adquirir uma cópia das atas. Como fazer para criar outro livro?

  5. Olá, Anônimo,

    Neste caso, infelizmente a opção é começar um novo caderno de atas, tudo de novo… Por isso, é interessante sempre ter uma cópia dos seus arquivos do Clube, de preferência online.

    Um abraço.

    • Olá, Norma,
      Pode sim. Após encerrar todas as atas do ano, basta escrever, na folha seguinte, o ano, em forma de capa, e iniciar as novas atas a partir da página seguinte.
      Um abraço.

  6. olá, gostaria de saber sobre os livros de ata, é que tem: livro de matricula, livro de atas de assembleia entre outros livros, a dúvida é, se é pra ter varios cadernos( ata) para fazer cada coisa ou um é o suficiente para colocar tudo apenas separando as folhas???? abraço.

    • Olá, July,
      O livro de atas usado para o Clube de Desbravadores é um livro de atas simples, que contém apenas as páginas pautadas numeradas. Esses outros livros disponíveis nas papelarias são para outras funções.
      Um abraço.

  7. Olá, gostaria de saber como arquivar as atas digitadas. Devo imprimir e posteriormente encadernar as atas do ano? Ou devo salvá-las em cd? Outra questão: existe livro de atos?

    • Boa tarde, Analuci,

      Mesmo que a ata seja digitada, é necessário manter um registro físico delas. A melhor opção é arquivá-las em uma pasta catálogo, conforme forem sendo feitas. Ao final do ano, você pode encaderná-las em um único volume, mas é uma opção de vocês, ela pode ser mantida na pasta catálogo.

      Quanto ao livro de atos, não há um tipo de caderno específico para ele, como ocorre com as atas. Geralmente é feito em um caderno brochura simples ou digitado e também colocado em uma pasta catálogo. A ideia é fazer uma breve descrição com fotos das principais atividades do Clube, como investiduras, acampamentos, projetos comunitários/missionários, passeios, etc.

      Um abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *