Esta especialidade é uma introdução ao estudo deste grupo de animais com aparência bastante peculiar e o objetivo deste post é auxiliá-lo na preparação desta especialidade para ser ensinada para seus desbravadores da melhor maneira possível.
- Objetivos
- Caracterizar os répteis. (requisito 1)
- Informar que substância impermeabiliza a pele dos répteis. (requisito 2)
- Caracterizar as principais ordens de répteis existentes na região. (requisito 3)
- Comparar a anatomia de lagartos, cobras, tartarugas e crocodilos. (requisito 9)
- Conhecer espécies de répteis da região, definir seu habitat, hábitos alimentares e importância econômica. (requisito 5)
- Identificar os tipos de dentição encontrados das serpentes. (requisito 6)
- Aprender a diferenciar as cobras peçonhentas das não peçonhentas. (sugestão para melhor compreensão da especialidade)
- Conhecer espécies de répteis venenosos da região, informando localização das presas e distribuição geográfica. (requisito 6)
- Saber os primeiros socorros em caso de mordida de cobras peçonhentas e em caso de mordida de cobras não peçonhentas. (requisitos 7 e 8)
- Apresentar trechos da Bíblia em que os répteis tiveram papel importante. (requisito 10)
- Materiais
- Terrário com réptil (caso possua ou conheça alguém que possua);
- Visitar um zoológico com répteis, se possível entrevistando o responsável pelo cuidado dos répteis;
- Caso não possa fazer a visita, providenciar:
- Fotografias e imagens de répteis representando as diferentes ordens;
- Fotografias e imagens de répteis da região;
- Fotografias e imagens de répteis peçonhentos da região;
- Fotografias e imagens dos tipos de dentição das serpentes;
- Textos bíblicos sobre répteis e, se possível, ilustrações dos textos selecionados.
- Vídeos interessantes
- Amostra de parte da criação de répteis do criadouro Répteis Brasil – http://www.youtube.com/watch?v=t8h35LaHSsY – o vídeo mostra parte do cotidiano de manutenção de filhotes de jararaca (Bothrops jararaca), exibe outras espécies e conta um pouco da história do criadouro.
- Soltura de filhotes e Submarino Amarelo – atrações imperdíveis! – http://www.youtube.com/watch?v=-G44nPFiOHY&feature=plcp
- Curiosidades sobre as espécies – http://www.youtube.com/watch?v=nFfv2zln8FY&feature=plcp
- Reprodução de tartarugas marinhas – http://www.youtube.com/watch?v=hA1jgsjbd10
- Terra Viva – Sobre serpentes venenosas
- Parte 1 – http://www.youtube.com/watch?v=b_LuBK9aY_4
- Parte 2 – http://www.youtube.com/watch?v=Jyety6-mk9E
- Trabalhos
- Comparar a anatomia de lagartos, cobras, tartarugas e crocodilos, apresentando as semelhanças e diferenças entre eles, principalmente em relação os seguintes pontos: forma de vida, olhos, orelhas, dentes, coração, pulmões, rabo e escamas; (requisito 9) ou
- Manter um réptil num terrário e fazer um relatório de seus cuidados durante pelo menos três meses. (requisito 9);
- Dizer a diferença entre animais venenosos e animais peçonhentos, citando exemplos de cada. (trabalho extra com o objetivo de mostrar a diferença entre os termos “animais venenosos” e “animais peçonhentos”).
- Metodologia
- 1º Encontro
- Atividade introdutória: realizar uma atividade diagnóstica sobre o conhecimento prévio dos desbravadores sobre o tema, por meio de algumas perguntas ao grupo. Anotar as respostas em um quadro e comparar ao final da aula.
- Cite exemplos de répteis.
- Que características você conhece sobre os répteis? Estas são comuns a todos os animais de sua lista?
- Dar a aula sobre os objetivos 1, 2, 3, 4 e 5.
- Explicar o trabalho 1 e/ou 2 e passar para casa.
- Duração: 50 min.
- Atividade introdutória: realizar uma atividade diagnóstica sobre o conhecimento prévio dos desbravadores sobre o tema, por meio de algumas perguntas ao grupo. Anotar as respostas em um quadro e comparar ao final da aula.
- 2º Encontro
- Atividade introdutória: realizar uma atividade diagnóstica sobre o conhecimento prévio dos desbravadores sobre cobras peçonhentas, por meio de algumas perguntas ao grupo. Anotar as respostas em um quadro e comparar ao final da aula.
- Todas as cobras são peçonhentas?
- Como diferenciar as cobras peçonhentas das não peçonhentas?
- O que fazer caso seja mordido por cobra peçonhenta e caso seja mordido por uma cobra não peçonhenta
- Fazer uma revisão sobre a instrução anterior.
- Dar a aula sobre os objetivos 6, 7, 8, 9 e 10.
- Explicar o trabalho 3 e passar para casa.
- Duração: 1 hora.
- Atividade introdutória: realizar uma atividade diagnóstica sobre o conhecimento prévio dos desbravadores sobre cobras peçonhentas, por meio de algumas perguntas ao grupo. Anotar as respostas em um quadro e comparar ao final da aula.
- 3º Encontro
- Receber os trabalhos
- Aplicar a prova
- 1º Encontro
Para ver as perguntas da especialidade e fontes confiáveis para respondê-las e preparar a aula, sugerimos a leitura do post Especialidade de Répteis: aprendendo a pesquisar.
Clique aqui para baixar este plano de aula.
Fique à vontade para nos ajudar, sugerindo atividades que possam ser feitas na especialidade e boas fontes para responder seus requisitos.
Foi uma experiência boa top
Isso era para meu trabalho de ciência me ajudou muito kkkkkkkk
Boa tarde, Ingredi,
Ficamos felizes em saber que ajudamos até nos trabalhos escolares, rs.
Um abraço.