Especialidade de Conchas e Moluscos: aprendendo a pesquisar

Saiba mais sobre o fascinante mundo das conchas. O que são os moluscos e quais são as partes do corpo deles? Moluscos têm dentes? Qual é a diferença entre um bivalve e um univalve? Como as conchas fazem para se mover de um lugar ao outro?

Tudo isso você vai aprender na especialidade de conchas. Também vai aprender onde as conchas vivem e, o melhor de tudo, você vai visitar o meio ambiente onde elas vivem.

…e as pérolas? Como elas são formadas? E a “pérola de grande valor” na Bíblia?

Para iniciar no mundo da conquiliologia e da malacologia, complete os seguintes requisitos:

  1. O que significa o termo “molusco”?
  2. Identificar em conchas, ou fotografias/figuras:
    1. manto
    2. bisso
    3. rádula
    4. válvula
    5. linha dorsal
    6. vértice
    7. opérculo
    8. canal
  3. Todas as conchas podem ser encontradas nas praias? Onde podem ser encontradas? Que áreas do mundo oferecem maior variedade de conchas?
  4. Descrever o movimento de conchas de um lugar para outro.
  5. Como os animais que vivem em conchas se protegem?
  6. Como são feitas as conchas, e de que material são feitas?
  7. Listar e explicar cinco utilidades das conchas para o homem.
  8. Explicar os termos univalve e bivalve, em relação às conchas.
  9. Mencionar, em termos comuns, cinco diferentes classes de conchas, e ter pelo menos uma de cada classe em sua coleção.
  10. Fazer uma coleção de 20 conchas diferentes, e explicar onde cada uma é encontrada, quando chegou às suas mãos, e classificar cada uma.
  11. De onde vêm as pérolas? Que incrível lição a pérola nos ensina? (Leia Parábolas de Jesus, pág. 115 – 118.
  12. Quais dos textos bíblicos abaixo nos falam que:
    1. as criaturas aquáticas foram criadas no quinto dia.
    2. a quantidade de criaturas aquáticas é inumerável.
    3. as criaturas das águas perecem fora da água.
    4. Jó considerava os corais de grande valor.
    5. Salomão tinha conhecimentos sobre a vida marinha.
    6. Jesus usou um produto de conchas duas vezes para ensinar um lição espiritual.
    7. uma mulher de negócios vendia as famosas tintas de cor púrpura, retiradas do múrice de conchas do Mar Medierrâneo.
    8. Paulo condenava o uso de pérolas.
    9. moluscos não são apropriados para se comer.
    10. as doze portas da Cidade Santa são doze pérolas.

Lev. 11:9, 10; Atos 16:14; Isa. 50:2; Apoc. 21:21; I Tim. 2:9; Gen. 1:20, 21; I Reis 4:33; Salmos 104:25; Mat. 7:6; 13:45, 46; Jó 28:18.

Logo abaixo estão as alguns sites com informações confiáveis que podem ajudar no estudo desta especialidade. Apesar de confiáveis, alguns deles podem apresentar informações sob a visão evolucionista, expressões como “milhões de anos”, “processos evolutivos”, “ancestrais”, “antepassados”, etc. Desconsiderem essas informações.

 

Caso você tenha alguma indicação de fonte, nos deixe um comentário ou envie um e-mail.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 ideias sobre “Especialidade de Conchas e Moluscos: aprendendo a pesquisar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *