Especialidade de animais ameaçados de extinção: aprendendo a pesquisar

Dodô (Raphus cucullatus); tigre-de-bali (Panthera tigris balica); salmão-vermelho (Oncorhynchus nerka)

Dodô (Raphus cucullatus); tigre-de-bali (Panthera tigris balica); salmão-vermelho (Oncorhynchus nerka)

Muitas espécies animais estão correndo o risco de desaparecer. Nesta especialidade você vai aprender o que são espécies ameaçadas de extinção, o que pode colocar essas espécies nessa situação de risco, o que o ser humano pode fazer e o que ele tem feito para protegê-las.

Vai também aprender sobre o que a Bíblia nos fala sobre nosso papel na proteção dos animais. Vai conhecer as leis de seu país e/ou sua região que protegem as espécies ameaçadas de extinção. E a melhor parte: vai conhecer espécies ameaçadas de seu país e/ou região, assistindo vídeos ou visitando um zoológico, e descobrir o que você pode fazer para protegê-las das ameaças.

  1. Definir os seguintes termos:Animais Ameaçados de Extinção
    • Habitat
    • Bioma
    • Cadeia alimentar
    • Caçador ilegal
  2. Qual é a lista de espécies ameaçadas mundialmente mais conhecida? Descrever as categorias existentes nesta lista e citar uma espécie para cada categoria com dados.
  3. Escrever Gênesis 1:26-28 e Gênesis 2:15 com suas próprias palavras.
  4. Listar quatro fatores que fazem os animais se tornarem ameaçados de extinção.
  5. Dar o nome de quatro animais que estão extintos agora, preferencialmente espécies de seu estado ou país.
  6. Listar quatro coisas que estão sendo feitas para salvar animais ameaçados de extinção em seu país. Caso seu país não esteja fazendo pelo menos quatro coisas para salvar espécies ameaçadas, pesquisar medidas adotadas em países próximos e que poderiam ser adotadas no seu país.
  7. Listar quatro atividades que você pode fazer para ajudar animais silvestres.
  8. Listar dez espécies de animais ameaçados, sendo no mínimo quatro de seu estado ou país. Dizer onde eles vivem, por que se tornaram ameaçados de extinção e o que você pode fazer para ajudá-los.
  9. Fazer duas das seguintes atividades:
    • Visitar um zoológico que tenha um ou mais animais ameaçados residentes no local. Listar que animais você viu, onde eles vivem normalmente e por que eles se tornaram ameaçados de extinção.
    • Assistir a um vídeo sobre um animal ameaçado de extinção. Listar qual animal ou quais animais você viu, onde eles normalmente vivem e por que ele se tornou ameaçado de extinção.
    • Escolher um animal ameaçado de extinção e escrever ou apresentar oralmente um curto relatório sobre o assunto. Dizer onde ele vive normalmente, por que se tornou ameaçado de extinção, o que está sendo feito para salvá-lo e qualquer outro detalhe especial que você aprendeu sobre este animal em particular.
    • Fazer um álbum de recortes sobre animais ameaçados de extinção. Isso pode incluir artigos de jornais, histórias, fotos, selos ou desenhos. Este pode ser um projeto em grupo.
    • Fazer uma teia da vida, ou outra dinâmica de grupo sobre ecossistemas.
  10. Conhecer as principais leis relacionadas às espécies ameaçadas de extinção em seu país. Essas leis podem ser encontradas na seção de legislação dos sites da Presidência da República e do Ministério do Meio Ambiente.

Logo abaixo estão as alguns sites na internet com informações confiáveis que podem ajudar no estudo desta especialidade. Apesar de confiáveis, alguns deles podem apresentar informações sob a visão evolucionista, expressões como “milhões de anos”, “processos evolutivos”, “ancestrais”, “antepassados”, etc. Desconsiderem essas informações.

Caso você tenha uma indicação de fonte, nos deixe um comentário ou envie um e-mail.

1- Mateus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 ideias sobre “Especialidade de animais ameaçados de extinção: aprendendo a pesquisar

  1. Queridos irmãos queria saber a resposta para a questão numero 7 . Ficaria Muito grato . Vou continuar orando por esse ministério .

    • Muito obrigado pelas orações, Gabriel.

      Acrescentei dois links que podem te ajudar a responder essa pergunta, “Como podemos salvar animais em risco de extinção?” e “Como se salva um animal da extinção?”. Espero que ajudem.

      Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *