Especialidade de Anfíbios: aprendendo a pesquisar

O que é um anfíbio? Você vai aprender sobre sapos, pererecas, rãs, salamandras e tritões. O que os sapos fazem quando está frio ou durante os períodos secos? Como os anfíbios se protegem? Como pode um sapo tão pequeno fazer um barulho tão grande? Você sabia que alguns anfíbios podem crescer mais de 1,5 metros?

Então, tem também o ponto mais importante – proteger os anfíbios. Você saberá as respostas dessas perguntas quando completar a especialidade de Anfíbios. Você vai conhecer o ciclo de vida de um anfíbio. E terá a opção de algumas atividades práticas com anfíbios. Ouça com atenção. Que sapo fez aquele barulho?
Confira abaixo os requisitos para ingressar no mundo da herpetologia, que é o estudo dos anfíbios e répteis.

  1. Quais as características dos anfíbios?
  2. Dar o nome das 3 ordens pertencentes à classe Amphibia e citar as principais diferenças entre elas.
  3. Popularmente, para se diferenciar entre anuros utilizam-se os nomes sapos, pererecas e rãs. Como podemos fazer para diferenciar entre estes 3 tipos de anuros? Use imagens.
  4. Como os anfíbios se protegem?
  5. Fazer uma coleção através de fotos ou imagens retiradas de livros ou internet de 10 diferentes espécies de anfíbios encontrados em seu Estado ou País.
  6. Descrever ou esquematizar o ciclo de um anuro.
  7. Explicar o valor econômico dos anfíbios.
  8. Onde os sapos passam o inverno ou a estação seca?
  9. Qual parte do corpo é usada para amplificar o som que os anuros produzem? Tanto machos quanto fêmeas são capazes de coaxar? Para que os anuros utilizam seus coachos?
  10. Observar um anfíbio em seu habitat natural ou cativeiro por cerca de 15 minutos e escrever um relatório sobre o que observou.
  11. Do que e como a maioria dos anuros se alimenta?
Logo abaixo estão as alguns sites com informações confiáveis que podem ajudar no estudo desta especialidade. Apesar de confiáveis, alguns deles podem apresentar informações sob a visão evolucionista, expressões como “milhões de anos”, “processos evolutivos”, “ancestrais”, “antepassados”, etc. Desconsiderem essas informações.
Caso você tenha alguma indicação de fonte, nos mande um e-mail ou deixe um comentário.
1- Mateus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 thoughts on “Especialidade de Anfíbios: aprendendo a pesquisar

    • Olá, Flávia,

      Abaixo do post há um ícone com uma impressora. Basta você acessar esse ícone e poderá imprimir todo o conteúdo do post. Ainda, caso tenha instalado em seu computador uma impressora virtual (cutePDF writer) ou mesmo usando o Google Chrome, será possível salvar o post em formato pdf.

      Ficamos muito felizes em saber que estamos ajudando, é sempre um prazer =D

      Um abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *