Dia mundial dos desbravadores – avaliação

No último sábado, 30 de abril, toda a Divisão Sul Americana esteve envolvida na grande festa dos desbravadores. Este dia especial, comemorado ao 4º sábado do mês de abril (neste ano, excepcionalmente foi no 5º, por causa da semana santa) deve ser realmente uma festa para o Clube e para a Igreja.

Aqui no nosso Cantinho vocês já acompanharam como foi a programação em vários Clubes. Bem, mas, depois de um evento do tamanho deste, precisamos fazer a avaliação dele. Ela é importantíssima para o crescimento de um líder e também do Clube. Este é o momento que temos para vermos o que precisa ser melhorado. Inclusive, avaliar uma cerimônia, como o dia mundial, faz parte das classes de Companheiro de Excursionismo e Pesquisador de Campos e Bosques. Infelizmente, isto não costuma acontecer em muitos Clubes.

A avaliação é uma das etapas do famoso ciclo PDCA (do inglês plan, do, check, act), muito usado pela administração: Check (avaliação) : monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios.

Reúna a sua diretoria neste próximo final de semana, quando as idéias e memórias do evento ainda estão “frescas”. Não perca essa oportunidade! Dela depende o sucesso ou fracasso dos seus próximos eventos.

Bem, para avaliarmos, precisamos primeiramente termos planejado (plan). A partir do projeto inicial é que podemos saber o que deu certo ou não. Se não tivermos nada planejado, o que acontecer de bom é lucro e o que der errado cairá sobre nossas costas. Então, de acordo com o nosso roteiro de cerimônias (clique AQUI), anote aí alguns pontos para analisar com a sua diretoria:

Comunhão com Deus: toda a diretoria do Clube, principalmente o diretor, esteve em constante oração pelo evento? Deus foi consultado a respeito do programa? Tudo o que foi feito foi o melhor que poderiam fazer para honrar o nome de Deus? Deus se agradou de tudo o que foi executado?

Tema para a cerimônia: foi escolhido um tema? Todas as partes do programa estavam conectadas a ele? O tema foi apropriado para a sua realidade?

Local adequado: o local estava preparado para o evento planejado? Tinha espaço suficiente para todos os membros e também para as participações? Foi agendado com antecedência?

Ornamentação: o local estava com aquela cara de desbravador? Estava atrativo? Será que as pessoas que estavam assistindo pensaram: “nossa como está bonito aqui, bem confortável e aconchegante; ou, nossa, tá na cara que isso foi feito de última hora ontem, esses desbravadores não fazem nada direito mesmo, tomara que acabe logo”?

Divulgação: todas as pessoas que vocês queriam que estivessem presentes foram convidadas com antecedência? Pregador e cantores foram convidados com tempo hábil para se prepararem? A Igreja e os pais dos desbravadores estavam sabendo do programa? Havia algum cartaz à vista da Igreja? Foi divulgado no boletim? Foi mostrado algum vídeo convidando a Igreja para o programa?

Preparar o material com antecedência: todos os prêmios, insígnias, bottons, lenços estavam preparados no seu devido lugar? Tudo o que era necessário para a programação estava à mão? Os equipamentos necessários foram testados e estavam ok? Músicas e apresentações que precisem do computador foram levadas em mais de um armazenador (pen drive, cd)?

Trilha sonora: havia música de qualidade para todas as partes do programa? Foram bem conduzidas e sem exageros? Eram músicas que não causaram escândalos em ninguém?

Apresentação musical de qualidade: os cantores estavam preparados e fizeram uma boa apresentação musical? A música era apropriada para os desbravadores e para os membros da Igreja?

Premiação: alguém foi premiado no programa? Os prêmios estavam à mão para serem entregues?

Hino e ideais: os ideais e o hino dos desbravadores foram projetados ou entregues a todos na Igreja para que toda a congregação pudesse participar?

Intervalo de tempo: tudo foi muito bem ensaiado e todo o programa correu com naturalidade? Houve tempos vazios e grandes intervalos entre uma parte e outra? As pessoas da Igreja puderam dizer ao diretor: “nossa, como o programa de vocês foi bem feito?!”

Uniforme: todos os desbravadores estavam impecavelmente uniformizados? O Regulamento de Uniformes foi observado? O Clube providenciou os emblemas que estavam faltando? O Clube providenciou os emblemas que os desbravadores iriam receber?

Amigos líderes, estas são apenas algumas considerações para que vocês saibam onde estão acertando ou não. Todos nós erramos todos os anos, corrigimos e erramos outras coisas. O mais importante é nunca erramos naquilo que já acertamos. Com a ajuda de Deus, caminharemos para a perfeição, sendo reflexos do nosso Mestre Jesus!

Aliás, como foi o seu dia mundial? Mande-nos as fotos e uma pequena descrição do evento, para publicarmos aqui no nosso Cantinho. Contamos com o apoio de vocês!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *