Dia mundial dos desbravadores 2011 – idéias para o culto divino

O dia do desbravador é uma data oficial da Divisão Sul Americana, comemorada no 4º sábado do mês de abril, devendo ser prioridade em todas as Igrejas, em relação a outros eventos. Excepcionalmente este ano, a comemoração será no 5º sábado, por causa da semana santa.

Como evento oficial, a própria DSA prepara um sermão sugestivo, para ajudar os Clubes. Sugestivo porque não é obrigatório, o Clube tem liberdade de passar qualquer outra mensagem. O sermão e o cartaz de divulgação você encontra AQUI e AQUI, idéias para o seu culto JA.

A primeira coisa que precisamos ter em mente ao planejarmos a nossa programação é que o dia mundial é uma data dos desbravadores para a Igreja. Portanto, temos que ter um programa que atinja tanto as crianças quanto todos os outros membros. Para isso, aqui vão algumas dicas:

Planejamento – o dia mundial é uma das cerimônias mais importantes do ano e precisa ser muito bem preparada. Então, para ajudá-lo, confira o post Investiduras e cerimônias de encerramento, com as diretrizes para o planejamento do programa.

Recepção – este é o dia em que precisamos mostrar para a Igreja o nosso trabalho. Devemos nos envolver em todas as atividades, começando pela recepção. Alguns desbravadores, a depender do número da Igreja, devem estar à porta, uniformizados, com minutos de antecedência e acompanhados por algum membro do Ministério da Recepção para receberem todas as pessoas que forem chegando. Devem ser desbravadores que tenham mais facilidade para falar e cumprimentar as pessoas.

Escola sabatina – deve acontecer normalmente e o ideal é que tenha um membro da diretoria passando a lição em cada classe. Cada desbravador deve participar da sua classe e todos devem estar uniformizados. Quem for passar a lição deve ter habilidade para falar em público e conduzir a discussão, para que o serviço de Deus seja feito da melhor maneira que conseguimos. Não há necessidade de redução do tempo.

Culto divino – a Igreja precisa estar preparada para a ocasião. Os bancos à frente, onde os desbravadores sentarão, precisam estar em destaque. Se possível, o momento de cânticos também deve ser dirigido por desbravadores. Cuidado com as músicas, lembrando que não devemos fazer nada que desagrade os membros da Igreja. Por isso, escolha hinos do Hinário ou de CDs JA. Nada de usar esse momento para enrolar enquanto não se prepara o pessoal para entrar!

A doxologia é um pouquinho diferente. O Clube deve se posicionar e se organizar para a entrada. Ao som da música (sugestões AQUI) entra a plataforma, as bandeiras e em seguida os desbravadores, de acordo com as unidades. [Nunca usar o hino oficial para isso, pois ele deve ser cantado na posição de sentido e nunca em movimento!] Neste momento, alguém pode fazer uma breve narração das unidades, enquanto elas entram. A plataforma, obviamente, deve ser composta por desbravadores uniformizados!

O programa deve ser fluente, sem interrupções ou momentos vagos. Assim que todos se posicionarem, convide os membros a recitarem os ideais juntamente com o Clube. Para isso, projete-os no telão ou distribua alguns folhetos com eles para que todos possam acompanhar. Cante o hino, que também deve estar acessível a todos. Em seguida a oração inicial.

Não há necessidade de cantarmos o hino nacional nesse momento, para não torná-lo cansativo, pois os membros se levantaram no momento da entrada dos desbravadores. Se assim o fizermos, eles ficarão aproximadamente 10 minutos em pé!

Os dízimos e ofertas também devem ser recolhidos pelos desbravadores e quem for dirigir o momento deve ter uma boa mensagem para a Igreja e não apenas ler um papelzinho ou insistir em Malaquias 3:10.

Mostre um pequeno vídeo (pequeno mesmo, de até uns 5 minutos) com as atividades que o Clube já fez até o momento. Convide bons cantores (desbravadores) para a mensagem musical e certifique-se de que a música é adequada e que eles estão preparados. Em seguida, o sermão.

À saída, distribua alguma lembrançinha do Clube, como lencinhos para colocar no carro, chaveiros feitos de nós, alguma pioneiria miniatura… Use a sua imaginação.

Amigos, uma cerimônia precisa ser simples, breve e digna e é isso que fará a diferença no seu programa. Não é porque é um programa que terá a participação de crianças que ele pode ser feito de qualquer jeito. Todo culto ao Senhor deve ser muito bem conduzido e as pessoas que forem participar precisam ser habilidosas nas suas tarefas. Isso inclui uma boa música, um bom sermão, uma boa escola sabatina.

A Igreja precisa estar muito bem ornamentada, com a cara dos Desbravadores. Um exemplo disso é fazer um púlpito de pioneiria, como estes enviados para o Clube de Líderes Online. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Note que a programação é bem semelhante ao culto normal. É assim que deve ser! O culto divino é um momento extremamente sagrado, por isso, devemos fazer o possível para não fugir muito da doxologia habitual. Tanto que é melhor evitarmos investiduras e entrega de especialidades nessa hora, sendo mais interessante deixar essa parte para o culto JA, por exemplo.

Infelizmente, alguns membros não gostam muito das programações de Desbravadores, muitas vezes por nossa culpa mesmo, por fazer uma programação muito extensa, mal planejada… Precisamos alcançar essas pessoas, então, vamos começar por nós mesmos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 ideias sobre “Dia mundial dos desbravadores 2011 – idéias para o culto divino

  1. Amei todas as dicas que Deus continue abençoando você que preparou tudo com muito carinho, estamos iniciando nosso clube e todas as dicas nos ajudarão muito com certeza, Parabéns um forte abraço!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *